Consultoria em TI: confira 7 vantagens

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Tempo de leitura: 11 minutos

A busca por constante melhoria no departamento de TI é cada vez mais valorizada pelas empresas, cientes de que a inovação é item crucial para o crescimento contínuo e para a competitividade. Nesse sentido, a consultoria em TI assume o importante papel de assessorar a organização, por meio de avaliações que indicam as suas carências e necessidades.

Por exemplo, a empresa XYZ, visando a transformação digital, pretende investir em implementações tecnológicas significativas, mas não sabe, precisamente, o que deve ser transformado, nem como fazer isso. Ao mesmo tempo, o gestor sabe que o investimento requer extrema responsabilidade, ou seja, ele não pode errar.

O problema é solucionado, contudo, quando a XYZ opta por contratar uma consultoria em TI, serviço cujo qual fornecerá um consultor — um expert no ramo — que terá, por objetivo, guiar a XYZ acerca do que tem de ser feito e assegurar o sucesso das implantações.

Entretanto, os benefícios proporcionados por esse tipo de serviço não se limitam à comodidade. Veja, neste artigo, outras 7 principais vantagens que a consultoria em TI tem a oferecer à sua empresa.consultoria-em-ti

 

1. Otimização de investimento

A primeira vantagem a se considerar é a assertividade no investimento da empresa, visto que o consultor analisará: os objetivos do negócio; os requisitos para a concretização destes; e os recursos dos quais a empresa dispõe naquele momento.

Essas informações fornecem uma visão ampla da empresa e do mercado no qual ela está inserida. A partir disso é feito um planejamento, cujo qual, na etapa de execução, será acompanhado de perto pelo consultor. Entre os diversos problemas que o suporte do consultor pode evitar, estão:

  • aquisição de recursos inadequados ou desnecessários;
  • implantação sem escalabilidade;
  • falta de visão macro das demandas da empresa;
  • problemas relativos à Segurança da Informação; e
  • desperdícios de orçamento.

Assim, a sua empresa consegue garantir mais assertividade nos investimentos, sem desperdiçar tempo e recursos em problemas que podem ser evitados com o apoio de um consultor experiente e capacitado.

Portanto, se a sua empresa não tem no quadro de funcionários um especialista devidamente preparado para tomar esse tipo de decisão, a consultoria em TI é o melhor caminho pra fazer valer o investimento.

2. Redução de custos através de consultoria em TI

São vários os motivos que levam uma empresa a necessitar de consultoria ou serviços específicos de TI, como a demanda por implementações e/ou por soluções de um determinado problema. Mas por que terceirizar em vez de contratar alguém capacitado?

Tais demandas costumam ser pontuais, ou seja, está mais para uma missão do que um emprego. Supondo que você contrate um especialista, no regime CLT, arcando com todos os custos trabalhistas e criando um vínculo empregatício, e, em questão de 2 meses, ele resolve todos os problemas. Em termos de eficiência a decisão serviu; em compensação, ela tem agora um empregado caro e sem função.

No caso da consultoria em TI, o especialista é contratado como prestador de serviços, sem qualquer envolvimento empregatício com a sua empresa, logo os custos são calculados de acordo com as suas solicitações. Em poucas palavras, ela paga pelo que utiliza e tem maior controle do orçamento.




Além disso, com uma boa consultoria em TI é possível identificar e eliminar fontes de desperdício, fazer investimentos mais assertivos e economizar na compra de hardware e software.

Tudo isso gera economia tanto de tempo quanto de dinheiro para a empresa, que pode passar a investir mais recursos nas áreas core para seu crescimento e desenvolvimento. O resto, fica muito bem cuidado com o apoio de um consultor!

3. Segurança de dados e do ambiente

A Internet apresenta uma infinidade de ameaças, sendo que a maioria delas é desenvolvida diariamente para mirar um único alvo: as empresas. Os ataques de ransomware (sequestro de dados e extorsão) e DDoS (derrubadas de sistemas) são dois exemplos atuais e recorrentes.

Estas e muitas outras ameaças estão rondando a rede mundial de computadores, prontas para explorarem qualquer vulnerabilidade, por menor que seja. Para as empresas, as consequências de ataques são prejuízos, tanto financeiros quanto de imagem.

Se há alguém que saiba disso é o consultor de TI. Mais do que conhecer os perigos que rondam pela rede, ele sabe como evitar que os cibercriminosos façam de vítima a sua empresa.

Uma consultoria em TI geralmente tem expertise e experiência de mercado para identificar e eliminar as principais brechas apresentas, desde falhas na infraestrutura à falta de educação dos recursos humanos.

Assim, é possível garantir proteção para a sua infraestrutura e sistemas como um todo. Os dados internos e de clientes também ficam protegidos e a empresa não precisa fazer altos investimentos por isso. Basta contratar um bom consultor!

Dessa forma, a consultoria em TI preserva pela segurança de dados e do ambiente de trabalho, garantindo que todos os requisitos de Segurança da Informação e normas sejam seguidos à risca.

4. Experiência e expertise

Dependendo da qualidade do fornecedor de serviços — para fins didáticos, consideremos que seja uma das melhores consultorias do país — o consultor é um profissional que foi rigorosamente selecionado para representar a empresa e, ao longo de sua jornada, passa por atualizações frequentes, treinamentos de capacitação e certificações.

Assim, a sua empresa poderá contar com um profissional extremamente qualificado e capaz de apoiar com excelência todas as demandas da empresa. Toda a sua expertise garantirá que os investimentos feitos serão os mais assertivos possível e que a empresa possa ser otimizada.

A experiência de mercado de um bom consultor também faz total diferença para a empresa. Pois, através dela, é possível elaborar estratégias mais eficazes de crescimento e se preparar melhor para os obstáculos e desafios que irão surgir.

Dessa forma, contratar uma consultoria em TI significa poder contar com um profissional altamente gabaritado, cuja valorização no mercado é grande, sem ter que assumir os salários, tampouco investir em sua qualificação. No fim, o resultado para a empresa é economia e desenvolvimento!

5. Inovações e tecnologias atualizadas

Em termos de competitividade e mercado, a inovação tem sido a palavra-chave. Tecnologicamente, as empresas estão cada vez mais niveladas, detalhe que traz grande importância para a criatividade: quanto mais inovações chegarem à empresa, maiores serão as chances de ela se sobressair.

Outro quesito a ser destacado é a utilização de tecnologias atualizadas — não necessariamente de ponta, mas aprimoradas, seguras e repletas de recursos úteis. Na prática, essas tecnologias garantem a proteção dos dados e melhoram a produtividade dos empregados.




Ambos os elementos são assegurados pela consultoria em TI. O consultor, devidamente qualificado, é um profissional a par das mais recentes tendências, como cloud computing e Big Data, e detém o conhecimento necessário para implementá-las.

Ele consegue identificar os principais pontos de melhoria na empresa e apontar quais tecnologias podem ser uma boa solução para os problemas apresentados, levando em consideração a realidade financeira e produtiva do negócio.

Mais do que isso, um bom consultor também pode garantir total eficácia na implementação de novas soluções. Isso significa que a sua empresa terá todo apoio desde o momento de escolha das tecnologias, a implementação e posterior exploração delas.

6. Atração e retenção de talentos

O crescimento é uma típica ambição do profissional dedicado a construir carreira sólida, independentemente da área em que atua. Podendo usufruir de infraestruturas modernas e processos avançados, o funcionário sente que tem uma grande oportunidade em mãos.

Em contraste a tal cenário, sabemos que trabalhar com sistemas obsoletos, processos burocráticos, deslocamento de funções, entre outros problemas, gera desmotivação. A empresa que não oferece as melhores condições de trabalho jamais fará parte dos sonhos de um grande talento.

O “X da questão” é: todos os colaboradores se esforçarão para permanecerem numa empresa rica em tecnologia, que, por sua vez, atrairá os melhores profissionais disponíveis na região.

Mas, como garantir esse ambiente de trabalho rico e motivador? A consultoria em TI pode ser a solução. Um bom consultor pode te ajudar a tornar a sua empresa mais atrativa para os talentos e auxiliar na elaboração de estratégias eficazes de retenção.

7. Disponibilidade

Ao manter relação de parceria com uma consultoria em TI a sua empresa terá o serviço de consultoria à disposição 24 horas por dia, em todos os dias da semana. Caso ocorra algum evento que requeira a presença de um consultor para ser resolvido, basta que o serviço seja acionado — e as despesas são relativas ao serviço prestado, somente.

Portanto, contratando uma consultoria em TI a sua empresa têm apoio garantido em qualquer situação ou hora do dia. O que é extremamente vantajoso e pode ser crucial para o continuamento do negócio, como na ocorrência de um desastre.

A alta disponibilidade que uma consultoria em TI pode oferecer é um grande benefício, afinal, o departamento tem que funcionar a todo o momento. Quanto a isso, recomendamos que confira este artigo sobre a importância de contar com um suporte de TI. Boa leitura!

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