Pesquisar
Close this search box.

22 de maio de 2020

Cloud SSD: Turbine a performance de suas aplicações

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Cloud_SSD
Getting your Trinity Audio player ready...
Tempo de leitura: 9 minutos

A Cloud SSD tem avançado muito nos últimos anos e vem se tornando cada vez mais popular por conta das muitas vantagens oferecidas em relação ao armazenamento padrão, com HDs.

A tecnologia SSD proporciona muito mais velocidade, performance e segurança que, em conjunto com todas as vantagens já oferecidas pela nuvem, podem turbinar suas aplicações, sejam elas simples sites ou softwares ultra robustos.

No artigo a seguir, conheceremos em detalhes essa solução de hospedagem, todas as vantagens que ela oferece e qual tipo de tecnologia SSD é mais recomendada. Acompanhe e descubra como turbinar suas aplicações com a Cloud SSD, mas antes entenda um pouco as diferenças entre HD e SSD.

HD x SSD

O HD é uma tecnologia mais antiga. Ele possui discos móveis que armazenam os dados e a leitura dos seus dados é feita através de cabeçotes. Ele possui algumas vantagens em relação ao SSD, como por exemplo: preço e capacidade de armazenamento. Em contrapartida, o seu tempo de leitura e armazenamento dos dados é menor. Além disso, o HD também pode apresentar ruídos.

Já o SSD é mais moderno, possuindo memórias Flash ao invés de discos. Suas vantagens que se sobressaem ao HD são: ausência de barulho, maior resistência e maior velocidade. Em contrapartida, seu valor é mais alto e sua durabilidade é menor assim como o seu armazenamento. 

O que é Cloud SSD?

De forma básica, a Cloud SSD é uma solução de hospedagem em nuvem que utiliza a tecnologia SSD para armazenamento. Por sua vez, o SSD, ou Solid State Drive, é a evolução dos HDs SAS e SATA, presentes na maioria dos servidores atualmente.

E quando falamos em evolução, estamos falando em uma imensa melhoria em relação ao armazenamento padrão. Para se ter uma ideia, a velocidade de leitura dos dados em SSD é três vezes maior que o HD. Se combinadas as velocidades de leitura e escrita, o SSD chega a ser 5 vezes mais rápido.

Além disso, essa tecnologia é muito mais compacta, ocupando menos espaço, e consome menos energia. Logo, é muito superior ao HD e consegue entregar melhores resultados em qualquer tipo de situação.

Assim, podemos dizer que a Cloud SSD é uma hospedagem em nuvem mais eficiente e que consegue entregar mais velocidade e performance por conta da tecnologia de armazenamento na qual ela se baseia.

E, por conta disso, é uma das melhores soluções de hospedagem para aplicações, das mais simples às mais robustas. Pois velocidade e performance são mais do que necessárias em qualquer aplicação web, seja um site ou uma plataforma inteira.




As vantagens da Cloud SSD para as suas aplicações

Flexibilidade, escalabilidade, produtividade, mobilidade e redução de custos são benefícios já conhecidos da hospedagem cloud. Mas a Cloud SSD vai além, oferecendo, além de tudo isso, mais velocidade, performance e estabilidade para suas aplicações.

Abaixo, você confere cada uma dessas vantagens e como elas podem beneficiar suas aplicações e seus negócios. Continue acompanhando!

Maior velocidade

Uma das maiores vantagens da tecnologia SSD e, consequentemente, da Cloud SSD é a velocidade. Enquanto a velocidade de leitura e gravação de dados em HDs fica em torno de 50 e 120 MB por segundo, por exemplo, o SSD consegue alcançar incríveis 200/500 MB/s.

Se considerarmos a média desses valores, o SSD chega a ser 5 vezes mais rápido. O que significa muito mais agilidade na hora de rodar o SO do servidor; abrir e fechar programas; rodar scripts; ler e armazenar dados nos bancos de dados e rodar a sua aplicação como um todo.

E isso melhora o fluxo de trabalho para você e seus colaboradores, diminuindo o tempo de desenvolvimento, correções e melhorias. Além, é claro, de melhorar a performance da aplicação para os seus clientes, como veremos a seguir.

Alta performance

Os reflexos de toda essa velocidade são sentidos também pelos seus clientes e parceiros no front-end da aplicação. O carregamento das páginas, abas e menus no navegador, por exemplo, se torna muito mais rápido. E o mesmo vale para qualquer processo que a aplicação tenha que desempenhar.

Assim, é possível entregar uma ótima experiência de uso e navegação aos seus clientes. O que é praticamente obrigatório em alguns tipos de aplicação onde performance é sinônimo de lucro, como e-commerces, por exemplo.

O SSD acessa facilmente seus dados armazenados, tornando a velocidade de leitura dos mesmos uma vantagem se comparado com o HD. E, como a performance também é um fator avaliado pelos buscadores para rankeamento, isso pode significar mais oportunidades e crescimento do negócio dentro do ambiente online.

A Cloud também conta com atualizações e melhorias frequentes e automáticas. Isso contribui para um aumento de performance, e otimiza o tempo de trabalho. 

Mais estabilidade

Outra grande vantagem da Cloud SSD é a enorme estabilidade que ela proporciona às aplicações hospedadas. E isso acontece porque a tecnologia SSD também é muito mais estável do que os HDs.

Estes leem e armazenam dados através de um processo mecânico, que envolve o movimento de partes no disco. Isso faz com que a velocidade de escrita e leitura varie bastante a depender de vários fatores. O que pode causar instabilidade na aplicação.




Já o SSD lê e armazena informação a partir de um processo completamente eletrônico, sem parte móveis. O que garante estabilidade até mesmo em condições extremas, como altas temperaturas.

Melhor para os negócios

Por conta de tudo isso, a Cloud SSD é uma melhor escolha para os negócios como um todo. Se a aplicação roda suave e estavelmente, por exemplo, é muito mais fácil conquistar a confiança dos usuários e conseguir novos clientes.

A imagem passada pela empresa no mercado também melhora e fica muito mais fácil crescer o negócio. Além disso, o desenvolvimento interno também se torna mais eficiente, como vimos.  E isso contribui para a correção de bugs e falhas de segurança, desenvolvimento de novas funcionalidades e atendimento ao cliente.

Organização de Dados

Com a Cloud o acesso aos arquivos e dados são mais ágeis, além disso sua organização visual é mais fácil e organizada. Isto torna o acesso aos arquivos mais fácil, inclusive por seu armazenamento ser feito em camadas. Na Cloud SSD, todos os arquivos adicionados são compartilhados de forma automática para todos que possuem acesso à ela.

Com Cloud SSD, é permitido que os dados sejam acessados em diversos dispositivos, facilitando o acesso e controle. E apesar disso, não oferece risco a segurança, pois só podem acessar os dados pessoas autorizadas definidas pelo responsável do sistema, podendo ser alterado a qualquer momento.

SSD Enterprise X SSD Desktop

Vimos ao longo do texto que a Cloud SSD pode ser muito vantajosa para suas aplicações por conta da tecnologia de armazenamento na qual ela se baseia: o SSD. Porém, é preciso ressaltar que existem dois diferentes tipos de SSD: SSD Enterprise e SSD Desktop e que o segundo pode não ser uma boa opção.

Isso porque, enquanto o SSD Enterprise, próprio para uso corporativo, armazena um bit por célula (unidades de gravação de dados); o SSD Desktop, voltado ao uso comum, armazena até três bits por célula. O que diminui os custos de fabricação, mas acarreta um desempenho menor do que o necessário para aplicações mais robustas.

Por isso, o ideal é que você busque contratar uma hospedagem Cloud SSD com SSD Enterprise, ao invés de Desktop. Nesse artigo, você pode conferir melhor a diferença entre os dois e entender em detalhes por que optar por um, e não pelo outro.

A Host One oferece hospedagem Cloud com armazenamento 100% SSD Enterprise, através do DELL Compellent, um dos mais modernos Storages do mercado. Se você quer entender se a Cloud SSD é uma boa opção para suas aplicações e conhecer melhor a nossa solução, entre em contato conosco. A nossa equipe especializada terá prazer em atendê-lo!

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.