Pesquisar
Close this search box.

12 de dezembro de 2018

Automação em TI: descubra como esse conceito pode revolucionar a sua empresa

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Tempo de leitura: 7 minutos

A automação em TI vem revolucionando o modo como as empresas funcionam e transformando todo o processo de trabalho das equipes no setor. Com ela, tarefas repetitivas são automatizadas e os colaboradores podem focar naquilo que realmente importa para a empresa.

Mas espera aí, o que é automação?

A automação, assim como o nome sugere, é o ato de tornar automáticos diversos processos, dos mais diferentes tipos, em todos os setores de uma empresa ou indústria. Desde o desligamento automático de luzes e computadores, até a gestão financeira de todo o negócio.

Mas essa não uma tendência nova e não se restringe ao mundo corporativo. Na verdade, praticamente tudo ao nosso redor está sendo automatizado. Antigamente, horas e horas do nosso tão valioso tempo eram perdidas em filas de bancos para resolver problemas simples. Hoje, a solução para esses problemas e outros mais complexos está na palma das nossas mãos.

Dentro das empresas e indústrias, a automação vem provocando uma verdadeira revolução em todos os processos. E todos os setores são beneficiados. Marketing, gestão de projetos, RH, logística e o setor de TI. Um dos maiores beneficiários de toda essa transformação.

Automação de processos em TI

Em média, 80% de todas as atividades desenvolvidas em uma área de TI são repetitivas. Na maioria dos casos, são tarefas de baixo valor para o negócio, mas que precisam ser feitas para garantir a sua integridade e o desempenho de todas as outras funções.

Essas tarefas tomam um tempo valioso das equipes de TI, que poderia estar sendo aplicado em demandas mais importantes e críticas das empresas. Nesse contexto, a automação em TI pode fazer total diferença.

Pois, além de tornar todas essas atividades repetitivas automáticas, ela ainda pode ir mais longe, automatizando também outros processos, que apesar de não serem repetitivos, são críticos e não dão espaço para falhas humanas. Como veremos abaixo:

Desligamento remoto

Terminar o dia de trabalho e desligar os computadores parece ser algo simples, sem importância e que não precisa ser automatizado. No entanto, são muitos os casos de colaboradores que não desligam os computadores no fim do dia.




Resultado? Muito dinheiro jogado fora. E, a depender do tamanho da empresa, estamos falando de milhões de reais sendo desperdiçados por ano. Sem contar também os prejuízos ao meio ambiente que são causados.

Uma ação simples de automação em TI pode resolver esse problema. A adoção de um software para desligamento remoto, coloca em modo de espera tudo que estiver conectado à rede ou servidores inativos, com base em regras e políticas que podem ser definidas pelo gestor.

Com isso, muito dinheiro é economizado e menos poluição é causada.

Liberação e limpeza de espaço em disco

Uma das causas mais frequentes de paradas não programadas na rotina dos profissionais de TI, é a escassez de espaço em disco. Às vezes o servidor até cai por conta disso e as consequências podem ser bastante sérias.

Quando isso acontece, os profissionais precisam parar tudo que estão fazendo, até mesmo tarefas muito mais importantes, para realizar a limpeza e restabelecer o servidor. Problema simples que a automação em TI resolve facilmente.

Existem vários softwares no mercado que contornam esse problema. Eles notificam a equipe quando o espaço estiver escasso e realizam limpezas provisórias para garantir a integridade do servidor. Alguns ainda podem ser programados para serem executados em uma base regular ou com base em um trigger.

Backup

O backup é extremamente importante dentro das empresas. E manter a salvo todas as informações e dados da companhia e de seus clientes é uma tarefa demasiada importante para ficar suscetível à erros humanos.

Uma única falha pode ocasionar sérias consequências, que vão além dos custos financeiros. Por isso, adotar uma solução de automação em TI que automatize e torne esse processo mais eficiente é algo que deve ser pensado pelo gestor.

Uma ferramenta de automação de backup pode ser facilmente programada e não está passível a erros simples, como esquecimento ou “acidentes”. O que dá mais segurança e tranquilidade.

Monitoramento

A monitoração dos sistemas de TI é outra área muito importante ao setor. Mas hoje, na maioria das empresas, ela está em um modelo reacionário, vivendo de apagar incêndios aqui e ali.




Isso é extremamente prejudicial ao negócio, pois não só traz prejuízos financeiros, como mancha a reputação da empresa junto aos parceiros e clientes que dependem de um sistema íntegro e sem falhas.

Com um sistema de monitoramento automatizado, sai de cena o modelo “reacionário” e entra em palco o modelo “proativo”. Com ele, falhas e problemas podem ser previstos e ações podem ser tomadas antes que eles, de fato, aconteçam.

Mas, indo além, um sistema automático de monitoração também consegue reagir quando algo acontece. Através da análise do ambiente, ele fornece passos para se chegar a soluções de problemas atuais e futuros. Além de poder executar automaticamente ações recomendadas, sem a intervenção do administrador.

Por que automatizar os processos de TI da sua empresa?

O principal motivo para você automatizar os processos de TI da sua empresa é que os benefícios vão muito além desse setor em específico. Todas as outras áreas só têm a ganhar quando o time de TI está livre e realizando tarefas importantes, que vão impulsionar a evolução do negócio.

Com um setor de TI automatizado, a sua equipe consegue focar naquilo que realmente importa e agrega valor à empresa. O que eleva a produtividade de todo o setor. Os erros também diminuem e junto com eles caem os custos.

Sendo assim, a pergunta certa seria: por que NÃO automatizar os processos de TI da sua empresa? Você e o seu negócio só têm a ganhar com isso!

Quer saber mais sobre esse e outros temas relacionados à tecnologia da informação? Então fique ligado aqui no blog  da Host One para não perder nenhum post novo! E não deixe de nos seguir nas nossas redes sociais, sempre postamos muita coisa legal por lá: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin.

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.