Pesquisar
Close this search box.

23 de maio de 2019

6 motivos para manter produtividade e tecnologia alinhadas em prol de seu sucesso

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
produtividade e tecnologia
Tempo de leitura: 8 minutos

A tecnologia tem se transformado em uma grande aliada da produtividade tanto para as empresas quanto para os profissionais. Ferramentas tecnológicas como a Nuvem, a Automação de Processos e o Mobile têm revolucionado  a forma como os colaboradores atuam, interagem e produzem para a companhia; assim como têm transformado o trabalho dos executivos para melhor.

Porém, muitos gestores ainda resistem em adotar ferramentas como essas tanto nas suas empresas quanto no seu trabalho diário.  O que pode impedir que o negócio cresça e consiga aproveitar todas as vantagens produtivas trazidas pela tecnologia.

No artigo a seguir, nós trouxemos 6 motivos para que você não seja esse gestor e passe a alinhar produtividade e tecnologia em prol do seu sucesso e do sucesso do seu negócio. Acompanhe!

1. Melhor comunicação e colaboração entre equipes

Um dos principais benefícios do alinhamento entre produtividade e tecnologia são os ganhos em comunicação e colaboração entre equipes. E isso é extremamente importante para a sua empresa e para o seu sucesso. Afinal, times trabalhando juntos, na mesma sintonia, são essenciais para qualquer projeto. E a tecnologia, se bem empregada, pode ajudar muito nesse sentido.

Com ferramentas simples como o Skype, Google Hangouts e GoToMeeting, por exemplo, é possível estabelecer um contato contínuo entre diferentes equipes para o compartilhamento de informações, progressos recentes e troca de insights de forma instantânea e de qualquer lugar do mundo.

Outras ferramentas vão além e criam um hub de trabalho onde os times envolvidos em determinado projeto podem se encontrar. Ali, o trabalho pode ser feito de forma compartilhada e tarefas podem ser designadas para diferentes colaboradores, ao mesmo tempo em que o fluxo de informações ocorre de maneira instantânea.

Assim, a tecnologia não só aumenta a produtividade da sua empresa, como também melhora sua eficiência. O que eleva a qualidade dos serviços prestados e leva ao sucesso tanto da sua companhia quanto o seu próprio. E esse é um bom motivo para manter produtividade e tecnologia alinhados no seu negócio.

2. Menos trabalho operacional e mais atuação estratégica

Você sabia que o trabalho operacional é um dos maiores assassinos de produtividade dentro das empresas? Ele é composto por tarefas manuais e repetitivas que nada agregam aos negócios, mas que precisam ser realizadas para garantir sua continuidade. É o caso, por exemplo, dos backups, trabalhos de configuração e gerenciamento e procedimentos básicos de segurança.




Tarefas como essas tomam um tempo enorme de você e da sua equipe, que precisam deixar de lado projetos importantes para trabalhar em algo que não vai trazer retornos. Mas com o alinhamento entre produtividade e tecnologia é possível eliminá-las para que você e o seu time fiquem livres para trabalhar naquilo que realmente importa para o seu sucesso e do seu negócio.

Ferramentas de automação de backups, por exemplo, tornam automático todo o processo de backup, que ainda pode ser agendado ou operado remotamente. E esse é apenas um dos exemplos de ferramentas que podem reduzir o trabalho operacional.

Existem diversas outras que acabam com o trabalho repetitivo e colocam a sua equipe para trabalhar em questões estratégicas. O que, consequentemente, não só aumenta a produtividade, como contribui para o crescimento e sucesso do negócio.

3. Possibilidade de adoção de práticas inovadoras

O mundo está mudando e a forma como as empresas e suas equipes operam também está evoluindo, sendo impulsionada, principalmente, pelas novas tecnologias. O nascimento e a consolidação da nuvem, por exemplo, possibilitou que os funcionários não precisem mais estar na empresa para trabalhar.

Com isso, o trabalho remoto passou a ser utilizado por muitas companhias e práticas inovadoras como BYOD surgiram. Com ela, os colaboradores podem trazer os seus próprios dispositivos para o ambiente de trabalho e trabalhar a partir deles.

Isso não só aumenta a produtividade e eficiência, como também reduz os custos com pessoal, com a compra de equipamentos e com o desenvolvimento de soluções internas de trabalho. E, unindo produtividade e tecnologia, a sua empresa também pode adotar práticas inovadoras como essa.

4. Rotinas e projetos melhor organizados

A tecnologia não precisa ser usada apenas em prol da produtividade do seu negócio. Ela também pode e deve ser utilizada por você para melhorar a sua atuação como gestor e edificar o seu sucesso como profissional.

E uma das melhores formas de fazer isso é adotando ferramentas que te ajudem a organizar melhor suas rotinas diárias e seus projetos. Entrevistas, reuniões e encontros, por exemplo, podem ser facilmente gerenciados através de apps no seu celular.

Seus projetos no trabalho também podem ser melhor geridos com ferramentas mobile e online. O Trello é um belo exemplo de recurso que você pode usar com essa finalidade. Pois ele te permite organizar todos os seus projetos de forma fácil e ainda possibilita compartilhá-los com sua equipe para colaboração.

Assim, você pode alinhar produtividade e tecnologia em prol do seu sucesso como profissional. E o melhor, usando ferramentas simples e sem nenhum custo!




5. Melhor gestão de tempo e de recursos

Uma boa gestão de tempo e de recursos é crucial para o sucesso de todo e qualquer gestor. No campo de TI, ela é ainda mais importante e o uso de ferramentas que auxiliem nessa gestão é imprescindível. A boa notícia é que alinhando produtividade e tecnologia é possível administrar seu tempo e recursos de maneira fácil e eficiente.

Ferramentas simples como uma agenda dinâmica e um aplicativo de tarefas podem transformar a forma como você lida com as tarefas e os compromissos no dia a dia. Da mesma maneira, softwares de gestão te ajudam a identificar prioridades, reduzindo a possibilidade de falhas e te ajudando a direcionar os seus recursos da melhor maneira possível.

6 . Planejamento mais bem estruturado

O alinhamento entre produtividade e tecnologia também pode te ajudar a estruturar melhor o planejamento estratégico do seu negócio. Isso porque diversas ferramentas tecnológicas têm como objetivo justamente reunir e organizar dados que te ajudem nessa tarefa.

O próprio Big Data, que consegue gerar e armazenar quantidades gigantescas de dados, é um exemplo. Recursos de analytics também te ajudam a estruturar e organizar os dados do seu negócio, que mais tarde podem servir de base para decisões estratégicas extremamente importantes.

E num mundo cada vez mais dependente de dados como o que vivemos atualmente, ferramentas como essas, para além de necessárias, estão se tornando vitais para todo e qualquer gestor que queira alcançar o sucesso.

Assim, vemos como a tecnologia, aliada a produtividade, pode ser importante para o sucesso do seu negócio e do seu próprio sucesso. Pois ela fornece ferramentas que podem ajudar desde as suas rotinas diárias até as decisões mais importantes da empresa. E isso, nenhum outro recurso consegue entregar.

Gostou e quer saber mais sobre como a tecnologia pode ser usada em prol do seu sucesso? Então fique ligado aqui no blog da Host One, pois sempre trazemos matérias cobrindo o tema!

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.