Tendências tecnológicas para 2020: o que podemos esperar?

tendencias-tecnologias-

Com o avanço da Tecnologia, temos que nos adaptar a constantes mudanças. No artigo a seguir, falaremos sobre algumas tendências tecnológicas pro o ano de 2020. Citaremos algumas tendências tecnológicas, como algumas áreas serão afetadas e o que pode surgir a partir desses avanços.

Inteligência Artificial

Esse é um assunto que algumas pessoas confundem como algo do futuro, mas a verdade é que a IA existe desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Além disso, ela está presente no nosso dia, seja na área da saúde para entregar diagnósticos mais rápidos como a “clínicas em um minuto”, na China, ou também na robótica, carros, computadores, redes ou até mesmo em uma assistente virtual. E para 2020 podemos esperar um grande avanço nessas criações. Em consequência, as profissões de Programador de IA e Programador de Machine Learning estarão em alta em 2020. 

Realidade Virtual e Realidade Aumentada

A Realidade Virtual se trata da interação do usuário com um sistema operacional. As empresas têm usufruído desta tecnologia para proporcionar uma melhor experiência ao usuário fidelizando sua marca. Para 2020 há rumores de que a Apple lançará um óculos de realidade aumentada como se fosse um “acessório” do iPhone, conectado por um display. A Realidade Virtual é uma das tendências tecnológicas que mais têm crescido, e como consequência a profissão Engenheiro de IA.

Biotecnologia

Com a preocupação da sociedade com a qualidade do que consomem, a Biotecnologia tem se fortalecido. Sendo assim os profissionais dessa área têm criado formas de melhorar a produção do setor agrícola. A tecnologia possui grande utilidade para os produtores, e ela, tem sido usado com preocupação também em questão de sustentabilidade. Além de terem técnicas de aumentar a produção de alimento e de energia com recursos naturais, a cada vez mais eles tem procurado por métodos sustentáveis. Um exemplo disso é o controle automático bico a bico de pulverização, que aumenta a eficiência das aplicações de defensivos agrícolas, usado para evitar os desperdícios. 

Saúde

Um experimento realizado na China, foi capaz de fazer um macaco que possuía paralisia, recuperar os seus movimentos. O macaco teve um implante cerebral que reconhece a intenção de andar e estimula a perna -através de eletrodos- recriando sinais registrados no cérebro. O autor desse experimento –Gregoire Courtine-, diz que fazer o mesmo com humanos, é mais complicado. Mas mais pesquisas estão sendo feitas. Na Suíça duas pessoas tiveram gerador de pulso elétrico nas espinhas inferiores.




Educação

Na era digital em que estamos vivendo, claro que a Educação também seria afetada. A Tecnologia nos proporciona maior flexibilidade para estudos online, sem afetar a qualidade do ensino. Algumas escolas já se apropriam disso para tornar as aulas mais atraentes através de: gamificação para ensinar através de jogos; mobile learning que é o próprio ensino a distância podendo ser em vídeo aulas, aplicativos, e-books; e também a inteligência artificial permitindo que o aluno consiga monitorar seu desempenho.

Profissões da tecnologia

Geralmente ouvimos dizer que com as novas tendências tecnológicas, a tecnologia vai “roubar nossos empregos”, mas não é bem assim. Com o avanço desta área, surgem novas profissões com aprofundamento mais específico, gerando novos empregos. Vamos citar algumas áreas da tecnologia que têm grande possibilidade de continuar em alta no futuro. São elas: Desenvolvedor de dispositivos wearables, Segurança de Dados, Analista de Big Data, Desenvolvedores de Softwares, Cientista De Dados, Engenheiro de IA, Programador de Machine Learning.

Blockchain

Além de prever dados o Blockchain proporciona benefícios em questão de segurança. Com a junção entre Blockchain e a Internet Artificial, a qualidade dos dados e de segurança fica ainda maior. Pois, enquanto um faz a criptografia que protege os dados, o outro trabalha de forma a proteger os dados criptografados. Outra junção tendenciosa é com a criptomoeda, já que o sistema Blockchain permite que as transações sejam feitas de forma transparente e segura, dificultando a ação de hackers. Com esta segurança toda até alguns governos vão querer adotar o Blockchain, como é o caso da Estônia. Uma pesquisa feita pelo Gartner, aponta que mais de um bilhão de pessoas terão algum dado armazenado em Blockchain, até 2022. Entretanto, ao contrário do que parece, este sistema não protege apenas as transações bancárias, ele protege qualquer tipo de transação, que vai de arquivos até a imóveis.

Cloud Computing

De acordo com o Gartner, em 2020 possuir Cloud Computing, será um requisito e não um diferencial. Com isso será raro uma empresa que não utilize este recurso. Até porque os desenvolvedores tiveram de transferir soluções para a nuvem, já que não tem usuários interessados em adquirir infraestrutura que hospede uma aplicação em casa. Em consequência da grande adoção da Cloud Computing, a segurança de dados será menos uma preocupação para as empresas.




Outra grande mudança é a migração das estruturas VPS para estrutura na nuvem com Data Center Virtual. As soluções de VPS, apesar de barata, tem deixando os projetos que demandam melhor performance para trás. A maior popularização do Data Center Virtual, que é uma evolução do Cloud Computing, traz melhor controle sobre a infraestrutura. No Data Center Virtual, todos os recursos são virtualizados: Computação, Armazenamento, Rede e Segurança.

Mesmo empresas que escolhem Estrutura VPS pelo seu preço, acabam migrando para Data Center Virtual assim que crescem e necessitam de melhor performance. Pois, ele oferece maior segurança e estrutura para acompanhar o crescimento da empresa.

E você? O que acha que irá revolucionar 2020? Se quiser se aprofundar mais em VPS x Data Center Virtual acesse nosso artigo: VPS ou Data Center Virtual: qual é a melhor opção?

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *