O que é gerenciamento de servidores e como ele pode acabar com suas dores de cabeça

0
3
gerenciamento de servidores
o que é gerenciamento de servidores e como ele pode acabar com suas dores de cabeça

Um bom serviço de gerenciamento de servidores é essencial para qualquer negócio atualmente. Com a dependência crescente das empresas nessas máquinas – de fato, algumas existem apenas nelas – manter sua disponibilidade, segurança e desempenho tem se tornado cada vez mais importante e até uma questão crítica. Afinal, uma única queda ou falha pode significar prejuízos gigantescos.

No artigo a seguir, você conhece melhor o que é este serviço e como ele pode te ajudar a gerir melhor o seu negócio – e acabar com suas dores de cabeça. Então, acompanhe!

O que é gerenciamento de servidores

O gerenciamento de servidores é um serviço que engloba uma ampla gama de atividades que vão desde a instalação do servidor, até o monitoramento e administração da máquina como um todo de forma constante. Extremamente útil e vantajoso, ele é prestado por empresas especializadas, que contam com profissionais experientes e preparados para lidar com tudo aquilo que envolve o servidor de forma rápida e barata.

Este serviço é uma ótima opção para empresas que não dispõem de tempo, pessoal ou recursos para lidar com seus servidores. E, dada a importância de uma estrutura bem gerenciada, pode ser uma alternativa vantajosa para qualquer empresa, independentemente do porte.

O que o gerenciamento de servidores pode fazer por você?

Contar com servidores bem gerenciados é essencial para o bom funcionamento da empresa e para sua continuidade. Afinal, problemas como quedas de conexão, perda de dados e falhas de segurança são inadmissíveis no atual mundo dos negócios. E a depender do setor em que você atua, podem significar enormes prejuízos tanto financeiros quanto de imagem.

Um bom serviço de gerenciamento de servidores não só consegue lidar com esses problemas de forma rápida através do trabalho de profissionais especializados. Mas também os previne por meio de correções de segurança, administração dos recursos e diversas outras atividades preventivas.

E todos estes serviços podem ser divididos em três grupos: instalação, suporte por incidente e suporte contínuo. Essa divisão, aliás, é usada por muitas empresas de gerenciamento de servidores para oferecer seus serviços.

Instalação

A instalação de um servidor é crucial para que ele seja eficiente na sua futura função. Nesse momento, uma série de fatores precisam ser levados em consideração para que ele consiga lidar da melhor maneira possível com a aplicação que vai receber. Do banco de dados ao uso de clusters, tudo precisa ser bem pensado e definido para um bom desempenho.

O serviço de instalação trabalha justamente com toda essa parcela do gerenciamento de servidores. Configuração de controle de rede, serviços de diretório e compartilhamento de arquivos; implementação de políticas de segurança, instalação de servidores de bancos de dados e de sistemas de gestão, e-mail e até virtualização; tudo relacionado à disposição inicial do servidor está no pacote de instalação, com alguns serviços variando de empresa para empresa.




Porém, após a instalação do servidor e configuração do sistema, nenhum outro tipo de suporte é dado.

Suporte por incidente

O suporte por incidente do gerenciamento de servidores acontece apenas quando a empresa solicita um ou demais serviços, de forma esporádica. Quando acontece uma falha e o sistema cai, por exemplo, a companhia pode solicitar o serviço de correção e restabelecimento do sistema.

O mesmo quando é preciso atualizar determinado software, aplicar correções de segurança, fazer a implementação de novos sistemas ou qualquer outro tipo de necessidade que apareça e que a empresa não consiga suprir internamente. Assim, a companhia pode contar com um serviço especializado sempre que precisar.

Geralmente, a cobrança é feita por hora e nenhum outro suporte é dado além do contratado neste tipo de serviço de gerenciamento de servidor.

Suporte contínuo

Já o suporte contínuo é feito de forma constante e é o mais completo de todos. Nele, a empresa que presta o serviço monitora o servidor 24 horas por dia e trabalha de forma preventiva, configurando e otimizando o sistema para um máximo desempenho sempre.

No campo de segurança, são aplicadas correções, verificações de falhas em disco e configuração de firewall para evitar ataques e links maliciosos, além de vários outros trabalhos preventivos. Quando um problema acontece, a equipe está sempre presente para agir de forma rápida e restabelecer o sistema, independentemente do nível de criticidade.

Além disso, o suporte contínuo do gerenciamento de servidores também oferece verificações de sistema, de forma contínua e preventiva. Assim sendo, evitando surpresas; atualização de bibliotecas, bancos de dados e aplicações proativamente; otimização das configurações padrão do sistema operacional e inúmeros outros serviços.

Mas por que você precisa de um serviço de gerenciamento de servidores?

Tudo aquilo que o serviço de gerenciamento de servidores oferece pode ser feito internamente, pela própria equipe da empresa. Então, por que contratar este serviço? Quais benefícios ele oferece? À primeira vista, pode parecer apenas um custo a mais, mas se analisarmos melhor, veremos que um bom gerenciamento de servidores pode fazer total diferença para companhia. Ainda mais para as de pequeno porte, que não contam com tempo, recursos ou pessoal para lidar com os servidores.

Mas independentemente do porte da empresa, um bom gerenciamento de servidores proporciona:

Mais segurança

Correção de falhas, monitoramento de ameaças, atualização e implementação de soluções mais eficazes e diversos outras medidas de segurança oferecidas pelo gerenciamento de servidores trazem mais proteção para o seu negócio.




Isso previne ataques, dos mais variados tipos e nas mais variadas condições. Além disso previne o vazamento e o roubo de dados uma das maiores preocupações de qualquer empresa atualmente; protege seus colaboradores e clientes, trazendo mais credibilidade para o negócio; e deixa a empresa livre para crescer sem preocupações.

Mais produtividade

Manter uma equipe monitorando e gerenciando os servidores, além de ser custoso, diminui a produtividade da empresa. Afinal, diversos colaboradores são retirados das suas funções principais para realizar atividades operacionais que nada acrescentam.

Assim, terceirizar esse trabalho para uma empresa de gerenciamento de servidores coloca mais colaboradores em suas funções core. Dessa forma, aumentando a produtividade da empresa como um todo. Além disso, com menos problemas e interrupções nas rotinas de trabalho por causa de falhas, os colaboradores podem se dedicar com ainda mais afinco e por mais tempo às suas funções.

Menos dores de cabeça

Viver de apagar de incêndios aqui e ali frequentemente, atrapalha enormemente a vida e o trabalho do gestor. Dessa forma, contar com um gerenciamento de servidores pode ser a solução para as suas dores de cabeça. Pois você pode ir dormir tranquilo sabendo que tudo está sendo bem cuidado por profissionais especializados e experientes.

A HostOne também oferece o serviço de gerenciamento de servidores

Além de oferecer serviços de hospedagem, a HostOne também trabalha com o gerenciamento de servidores. Contamos com os planos ideais para suas necessidades, indo da instalação ao monitoramento e gestão eficiente dos seus servidores.

Conheça e entre em contato para descobrir como podemos te ajudar! Nossa equipe especializada terá prazer em atendê-lo!

E aproveite para assinar a nossa newsletter! Através dela você recebe os melhores conteúdos sobre o mundo da TI diretamente no seu e-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui