Pesquisar
Close this search box.

4 de janeiro de 2019

Qual é a rotina de um gestor em empresa de TI?

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Tempo de leitura: 8 minutos

O trabalho do gestor em empresa de TI, assim como o nome já expressa, está mais ligado aos aspectos de gestão do negócio. Administração, planejamento e treinamento fazem parte da vida diária desses profissionais. E no post de hoje você entenderá cada um desses aspectos detalhadamente. Acompanhe para saber tudo e, se você é um gestor de TI, saber como melhorar a sua gestão!

Administração

Entre as principais atividades rotineiras de um gestor em empresa de TI está a administração de todo o setor. Os projetos, as equipes, os orçamentos, tudo deve ser bem administrado pelo gestor.

Na administração de projetos, esse profissional é o responsável por gerir os prazos, os objetivos e o orçamento de cada um deles. Sempre garantindo que as metas estão sendo atingidas dentro do orçamento estipulado. O gestor de TI também é o responsável por distribuir as tarefas de cada projeto entre os colaboradores e equipes. Isso de acordo com as especialidades de cada um, mantendo o desenvolvimento ágil e otimizado.

Também é responsabilidade do gestor de TI administrar as suas equipes de trabalho. E isso envolve acompanhar métricas para entender quais delas estão sendo mais produtivas e quais precisam melhorar; a distribuição de projetos, tarefas e responsabilidades entre elas; o treinamento de cada uma delas para garantir produtividade e eficiência, além da gestão de cada um dos profissionais.

Tudo isso e muito mais faz parte da rotina de um gestor em empresa de TI. No entanto, como já dito, essas responsabilidades podem variar entre empresas. Em algumas o gestor vai fazer tudo isso, enquanto em outras ele vai ficar responsável apenas por parte dessas tarefas.

Planejamento

O gestor de TI também lida diariamente com o planejamento de projetos e estratégias corporativas focadas no desenvolvimento da empresa ou em melhor atender aos clientes. Para isso, ele leva em conta diversos fatores, como infraestrutura e sistemas já existentes, ficando responsável também pela gestão do desenvolvimento e integração dos sistemas necessários para que os projetos sejam desenvolvidos.

Dentro da empresa de TI, o gestor é o responsável por pensar e elaborar planos de ação que facilitem o funcionamento do negócio e o trabalho das equipes. Para tal, precisa levar em conta as necessidades mais urgentes e o orçamento disponível para sua elaboração.

Ao gestor de TI também é atribuída a função de pensar e desenvolver os projetos dos clientes da empresa. E para fazer isso da melhor maneira possível ele ainda pode ser encarregado de manter um contato mais próximo com o cliente. De forma a entender melhor quais são suas expectativas e necessidades para melhor atendê-lo.




Treinamento

Para que todos esse projetos e tarefas sejam desenvolvidos de forma eficiente e produtiva, as equipes de trabalho precisam, constantemente, passar por treinamentos. E essa função também é atribuída ao gestor de TI.

No tópico sobre administração falamos que o profissional precisa acompanhar métricas para entender quais equipes estão sendo eficientes e quais precisam melhorar. E aqui está o porquê. Com essas métricas o gestor consegue saber em quais equipes priorizar o treinamento e o que pode ser feito para melhorar a eficiência de cada uma das equipes dentro da empresa de TI.

Programas de treinamento como o ITIL (Information Technology Infrastructure Library), COBIT (Control Objectives For Information and Related Technologies) e PMP (Project Management Professional) são constantemente aplicados nas equipes para prepará-las e melhorar sua eficiência em diversas áreas diferentes.

O ITIL, por exemplo, tem como objetivo melhorar o gerenciamento de serviços de TI das equipes. Já o COBIT visa habilitar os profissionais, principalmente aqueles que atuam junto ao gestor, a aplicarem as melhores práticas de gerenciamento e modelos de governanças. Enquanto o PMP trabalha em melhorar a capacidade dos profissionais de gerir projetos, focando em gerar um melhor atendimento de todas as suas fases, permitindo que o desempenho seja consideravelmente melhorado.

Gestão de pessoas

Atualmente, a gestão de pessoas está em foco no mundo da tecnologia da informação e de todos os setores dentro das empresas. E isso não é uma simples tendência, a gestão de pessoas é sim extremamente importante para o sucesso dos negócios.

Afinal, por mais que o setor de TI seja movido à máquinas, são os humanos quem as operam e fazem o negócio acontecer. Portanto, o gestor de TI precisa saber gerir os seus recursos humanos da melhor maneira possível.

E quando falamos em gerir pessoas, não estamos falando apenas de distribuir tarefas ou exigir resultados. Estamos falando de saber despertar nos colaboradores o desejo de produzir e ser eficientes.

E para tanto, primeiramente, o gestor da empresa de TI precisa desenvolver habilidades de comunicação e resolução de conflitos. Assim, ele consegue lidar melhor com os problemas que acontecem diariamente no ambiente de trabalho.




Ele também precisa saber reconhecer seus talentos e saber o que fazer para mantê-los junto ao time. Compreender o que levar em consideração na hora da contratação de novos colaboradores também é essencial.

Mas acima de tudo, o gestor de TI precisa saber gerir o seu time de forma humana. Ele precisa considerar as motivações de cada um dos profissionais. Precisa entender que seus funcionários são humanos e, assim como ele, têm sentimentos, expectativas e também passam por dias ruins.

Trabalho técnico

Por mais que esse seja um trabalho mais de responsabilidade do gerente de TI, cuidar da parte técnica do setor também é uma atribuição do gestor. Avaliar e garantir que o hardware e softwares de todos as máquinas funcionem de maneira plena e segura é uma tarefa diária desse profissional dentro da empresa de TI.

E isso envolve cuidar da segurança, cuidar dos backups, fazer avaliações diárias, gerenciar os banco de dados  e sistemas, entre muitas outras tarefas técnicas.

Se manter atualizado

Por fim, o setor de TI está passando por inúmeras transformações. Por isso, é dever do gestor se manter sempre atualizado. Para tanto, ele precisa acompanhar as novidades e estar por dentro de novas tecnologias e estratégias que possam aprimorar os processos e o desenvolvimento dos projetos dentro da empresa de TI.

E não há melhor lugar para se manter atualizado que o blog da Host One. Pois por aqui trazemos sempre conteúdo fresquinho e de ótima qualidade. Sempre focados em ajudar você e a sua empresa a alcançar os melhores resultados.

Cadastre-se em nosso Blog e recebe novidades sobre Tecnologia e Gestão de TI diretamente em seu e-mail.

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.