Pesquisar
Close this search box.

31 de julho de 2019

Descubra como o KernelCare aumenta a segurança de servidores Linux

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
kernelcare
Tempo de leitura: 8 minutos

E se você pudesse atualizar o Kernel do seu servidor Linux de forma simples, rápida, prática, segura e ainda sem a necessidade de reiniciar? É isso que o KernelCare te oferece!

No artigo a seguir, conheceremos em detalhes esse serviço e como ele aumenta a segurança dos seus servidores Linux. Acompanhe e descubra ainda diversas outras vantagens que ele proporciona. Confira!

O que é o Linux Kernel

O Linux Kernel é o módulo central do sistema operacional GNU/Linux e também de diversos outros do tipo Unix. Se trata do cérebro do SO; um software responsável por controlar as interações entre hardware e software, traduzindo as informações que recebe ao processador e aos demais componentes da máquina.

Ele também é o responsável por fazer o gerenciamento de memória e processos, e toda a gestão de tarefas e discos. Assim, qualquer falha ou problema no Kernel pode ter consequências graves.

Por isso, é extremamente importante mantê-lo sempre atualizado no seu servidor, instalando todos os patches, atualizações e correções o quanto antes para evitar falhas nas suas aplicações.

O problema é que novos patches são lançadas frequentemente e fazer as atualizações manualmente pode levar horas. Além disso, o servidor precisa ser reiniciado a cada nova atualização. O que tira suas aplicações do ar e causa distúrbios para os seus clientes e parceiros, além de quebrar a rotina de trabalhos.

Todo esse estresse, obviamente, nunca é bem vindo. Mas atualizar o kernel do seu server sem reiniciá-lo pode trazer contratempos e problemas de seguranças que podem deixá-lo vulnerável a diversas ameaças.

E é aí que o KernelCare entra em cena, oferecendo uma maneira simples e prática de atualizar o kernel. Abaixo, você o conhece melhor e descobre como ele pode aumentar a segurança do seu servidor linux. Continue acompanhando!

O KernelCare

O KernelCare é um serviço que acaba com todos esses problemas inerentes ao processo de atualização do Kernel. Ele instala todos os novos patches, correções e atualizações de forma automática, sem a necessidade de parar os serviços ou remanejar uma equipe para fazer o trabalho.




E o melhor é que, com ele, não há a necessidade de reiniciar o server após atualizar. Pois todo os novos patches são instalados com o servidor rodando, sem qualquer impacto na aplicação.

Isso só é possível porque o KernelCare consegue desempenhar a difícil tarefa de instalar apenas as novas mudanças ao invés do Kernel por completo. O que é o mesmo que tentar trocar o óleo de um carro em alta velocidade.

O KernelCare está disponível para sistemas Linux, incluindo CentOS, RHEL, Ubuntu e vários outros. Você pode conferir a lista completa de SOs suportados aqui

Como ele aumenta a segurança de servidores Linux

Manter o seu servidor seguro tanto contra falhas internas quanto contra ameaças externas deve ser uma preocupação constante. E fazer isso, com certeza, passa pelo cuidado com o Kernel. Pois, como vimos, uma falha nesse módulo pode ter consequência catastróficas para suas aplicações e seus negócios.

O KernelCare aumenta a segurança dos seus servidores Linux justamente porque consegue prover um serviço extremamente eficiente de atualização do Kernel. Para se ter uma ideia, a cada quatro horas ele faz uma checagem por novos patches e os instala automaticamente.

A equipe por trás do KernelCare também faz uma busca contínua por novas vulnerabilidades em listas de segurança. Quando uma nova falha é encontrada, um novo patch é desenvolvido, testado e liberado rapidamente para os usuários. Na maioria dos casos, esses patches são lançados mais rápido do que os pacotes de atualização dos sistemas Enterprise Linux.

Assim, o seu servidor fica completamente protegido contra qualquer tipo de vulnerabilidade que possa existir no Kernel. O que mantém as suas aplicações e o seu negócio protegidos contra falhas e ameaças externas.

Outro fator que aumenta a segurança do seu servidor linux proporcionado pelo KernelCare é a não necessidade de se reiniciar a máquina após cada atualização do Kernel. Isso porque esse é um processo delicado que, além de tirar suas aplicações do ar, pode ter sérias complicações.

Às vezes, depois de um reboot, o servidor pode não ser religado automaticamente por conta de algum problema, por exemplo. E em alguns casos, pode haver até mesmo perda de informações durante o processo.

Portanto, contar com um serviço de atualização do Kernel como o KernelCare, que elimina a necessidade de reinicialização, traz muito mais segurança para você, suas aplicações, seus negócios e seus clientes e parceiros.

Outras vantagens em usar o KernelCare

Além de aumentar a segurança dos seus servidores Linux, o KernelCare proporciona ainda diversas outras vantagens que você confere abaixo. Acompanhe!




Instalação fácil e rápida

A instalação do KernelCare é extremamente simples, rápida e prática, levando apenas alguns minutinhos para ser concluída. Tudo que você precisa fazer é escrever um comando no terminal do seu SO e pronto! Não é necessário sequer reiniciar o servidor depois de instalar.

Sem impacto na performance

Além de eliminar a necessidade de reinicialização do servidor após a atualização do Kernel, o KernelCare também evita que esse processo tenha qualquer tipo de impacto na performance das suas aplicações.

Isso porque as atualizações, independentemente do tamanho dos patches, levam nanosegundo para serem concluídas. Assim, você consegue manter o seu Kernel sempre atualizado sem qualquer tipo de prejuízo para os seus negócios.

Funciona em diferentes tipos de infraestrutura

O KernelCare também é bastante flexível, funcionando bem em diversos tipos de servidores e ambientes. Você pode instalá-lo em servidores físicos, ambientes virtuais e até mesmo em servers que rodam atrás do firewall, sem acesso a internet.

Além disso, o KernelCare suporta a grande maioria das distribuições Linux e uma enorme variedade de Kernels. E, mesmo que o seu SO ou Kernel não seja suportado, é possível obter uma versão customizada do serviço.

Mais foco no que realmente importa!

Por fim, o KernelCare também consegue trazer mais produtividade para você e sua equipe. Isso porque o processo de atualização do Kernel é bastante trabalhoso e toma bastante tempo. Geralmente, é necessário criar todo um planejamento de downtime dentro dos setores e remanejar equipes de TI inteiras apenas para lidar com a atualização e os possíveis problemas decorrentes dela.

Logo, contar com um serviço como o KernelCare, que realiza todo esse processo de forma automática e simples, pode alavancar a produtividade do seu time de TI, deixando-o livre para focar nas questões estratégicas, naquilo que realmente importa para o desenvolvimento e crescimento do negócio!

Gostou e quer saber mais sobre servidores Linux? Então confira esse nosso artigo sobre os benefícios de utilizar o Linux na sua empresa!

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.