Pesquisar
Close this search box.

10 de julho de 2019

O que uma Content Delivery Network (CDN) pode fazer por você?

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
CDN
Tempo de leitura: 10 minutos

A tecnologia já transformou o modelo de negócios de muitas empresas e continua evoluindo constantemente. Um grande problema da velocidade em que a TI alcança é acompanhar todas as mudanças ocorridas. Novas tecnologias surgem diariamente, sendo capazes de se transformarem diferenciais para sobrevivência de um negócio no atual mercado altamente competitivo. Uma dessas tecnologias é a CDN (Content Delivery Network), da tradução Rede de Distribuição de Conteúdo.

Se você ainda não conhece a CDN, não se preocupe, pois você está no lugar certo! No post a seguir, reunimos algumas informações para que você entenda o que é e como funciona uma CDN. Também informaremos as principais vantagens do uso dessa tecnologia. Continue conosco e confira!

O que é CDN?

Mesmo sem saber, você já deve ter acessado sites que utilizem CDN -Rede de Distribuição de Conteúdo, como dito anteriormente. E é por se tratar de uma Rede de Distribuição de Conteúdo que grandes empresas a utilizam para disponibilizar seus conteúdos aos usuários. Conteúdos estes que podem ser disponibilizados em vários formatos, como texto, imagem, áudio, vídeo, entre outros.

A CDN funciona com uma rede composta por diversos servidores, espalhados por vários locais. Os servidores são selecionados por localização, para disponibilizar os arquivos, imagens, CSS, ou qualquer outro conteúdo solicitado pelo usuário, podendo ser acessado pelo mundo todo.

E como a Content Delivery Network entrega os arquivos requisitados de forma mais rápida? 

A CDN armazena o conteúdo estático de uma página na memória cache, baseada na localização do usuário. Com isso, as páginas são carregadas mais rapidamente, pois o sistema verifica o servidor  mais próximo do usuário que requisitou. Além disso, a CDN utiliza também, o sistema de memória cache para evitar a requisição de informações a um dispositivo mais lento, como disco rígido, que já foram carregadas anteriormente, minimizando os pedidos ao servidor.

Para utilização em solo brasileiro, a CDN deve ser composta por uma série de servidores espalhados por todo o país. E se, por exemplo, um usuário em Curitiba faz uma requisição e existem servidores em São Paulo e no Rio Grande do Sul, qual será o escolhido? Se você sugeriu o host paulista, você acertou. Ele seria prioridade na escolha, pois por se manter mais perto aumentaria a velocidade de carregamento da página.

Em redes, latência é como chamamos o atraso na entrega de uma informação. E um dos principais objetivos da CDN é justamente diminuir esse atraso por meio da divisão do conteúdo, melhorando a experiência do usuário.

Por que utilizar a CDN?

A princípio você pode possuir dúvidas se essa abordagem é realmente interessante para seu negócio. Por isso iremos ajudá-lo, mostrando  alguns motivos de utilizar a tecnologia de Rede de Distribuição de Conteúdo na sua empresa. 

Popularização do uso

As maiores empresas estão sempre interessadas em aumentar sua eficiência e distanciar-se das demais, principalmente dos concorrentes. Com grandes equipes de TI especializadas nas mais diversas tecnologias, as grandes companhias já estão utilizando o CDN em seus sites.




Segundo o Build With, cerca de 51% dos 10.000 maiores sites do mundo utilizam Redes de Distribuição de Conteúdo em suas operações. Ou seja, mais da metade utilizam a CDN para melhorar o carregamento de suas páginas para os usuários.

Porém a CDN já é um serviço ao alcance de todas as empresas e sites, há opções bastante econômicas de usar esta solução.

O peso de seu site

Com o aumento da adoção de novas tecnologias e a evolução das técnicas de design, construção de sites e lojas virtuais, temos, como consequência, o crescimento do número de arquivos, imagens, e demais documentos necessários a serem carregados em uma página.

Com isso, a velocidade de acesso a sites com grande riqueza de conteúdo pode ser prejudicado. E é de responsabilidade das empresas lidarem com esse problema, promovendo soluções para que a lentidão não afete o usuário. As conexões mobile, geralmente lentas no Brasil, também são outra questão que pode te convencer a adotar uma CDN.

Quais as vantagens da CDN?

Existem diversas vantagens de se adotar o uso de rede de distribuição em vez de manter apenas um servidor comum. Vamos listar algumas delas. Confira!

Melhor desempenho

Esse é o objetivo principal da CDN — obter um melhor desempenho na entrega de sua página aos seus usuários. E fazer isso de onde quer que eles estejam e independentemente do dispositivo utilizado no acesso.

A combinação da utilização de uma rede de distribuição de conteúdo, juntamente com técnicas de programação visando ao uso da memória cache do navegador de seu usuário, pode conferir uma melhora espantosa no desempenho de sua página, diminuindo o tempo de resposta do servidor.

Redução de custos operacionais

Um dos grandes problemas de se manter um site no ar todos os dias do ano, por horas e horas, é que falhas acontecem. E quando isso acontece é preciso acionar especialistas, pagar horas extras, contratar serviços adicionais para tentar pôr a página novamente no ar. Entretanto isso pode ser facilmente evitado com o uso de uma CDN. Pois, com ela as chances de paradas totais diminuem e, quando ocorrer um problema em qualquer dos pontos, outro servidor poderá assumir as responsabilidades, dando tempo para a equipe buscar soluções para esse problema, além de minimizar os gastos e prejuízos causado por quedas do site.

Flexibilidade

A CDN possui capacidade de ser integrada a vários websites e aplicativos de forma rápida. Um bom exemplo disto é o WordPress, pois muitas CDNs possuem plugins para otimizar o uso da mesma.

Continuidade do negócio

Centrar todas as suas operações em um único servidor é um grande risco para empresas que precisam estar online o tempo todo. Por exemplo, e se um e-commerce sai do ar numa data comemorativa onde as vendas previstas eram grandes? Isso com certeza traria transtorno aos usuários e prejuízo para a empresa. 

A hospedagem tradicional não consegue acompanhar o crescimento dos websites, por isso a CDN atua complementando este tipo de hospedagem. Ela possui um importante papel, entregando os conteúdos estáticos do site de forma rápida e com boa qualidade, acompanhando o crescimento do site. Retirnado parte da carga do servidor da aplicação, onde as informações precisam ser processadas, antes de exibidas aos visitantes.

Uma CDN diminui o número de acessos ao servidor principal, desafogando o tráfego e garantindo que, mesmo em picos de acesso, o serviço continue normalmente, sem quedas ou prejuízos devido à interrupção.




Robustez

Um sistema distribuído é muito mais robusto para enfrentar qualquer tipo de catástrofe do que uma abordagem que utilize apenas um servidor isolado. O trabalho de redundância entre os pontos, que passa as requisições para o próximo servidor, caso o seguinte esteja sobrecarregado, garante a robustez do sistema.

O sistema de cache também contribui para a diminuição de requisições que possam sobrecarregar os servidores da CDN, assim como o servidor de origem, ponto central do sistema.

Segurança

A CDN possui seu próprio sistema de proteção capaz de identificar e impedir o tráfego de origens aparentemente não confiáveis. Dessa forma bloqueando que scripts maliciosos roube seus dados, e ela oferece também proteção contra ataques DDoS. Além disso a maioria das soluções de CDN disponibiliza aos usuários o WAF (Web Application Firewall), proteção contra hackers e ataques à aplicações web. E nada melhor que a Segurança como motivo para adquirir um novo serviço.

Otimização do SEO

A velocidade do site, é um dos fatores mais importantes para que o mesmo ocupe as primeiras colocações no Google.  O desejo de todos que, hoje, têm um site.

O Google utiliza a velocidade de carregamento como um de seus indicadores de rankeamento desde 2010. Ou seja, quanto mais rápido é o tempo de resposta de um site, mais próximo do topo ele fica, dependendo também da relevância do conteúdo. As outras ferramentas de busca também analisam a velocidade da mesma forma. Pois, para elas o mais importante é quanto tempo a página leva para ser carregada na tela destino. Essa análise é feita independentemente do local em que ela esteja hospedada. Por isso, o uso de CDN, que entrega uma melhora significativa no desempenho, é tão benéfica na hora de planejar o SEO de seu site.

Aliar o uso de CDN com sua aplicação rodando em Data Center Virtual com storage SSD Enterprise deixará seu site voando e otimizado para SEO!

Conclusão

Em conclusão, vimos que a CDN é de suma importância para o usuário, melhorando sua experiência e otimizando a velocidade das páginas. E também para a empresa, melhorando o desempenho do seu site, que estará fornecendo melhor seu conteúdo e evitando prejuízos pela queda do seu site. Ou seja, o grande tráfego não será um problema, o que um benefício principalmente para lojas virtuais. Além disso, a empresa terá também uma boa imagem com seus usuários.

Esperamos que, com as informações descritas aqui, você possa ter uma ideia do que o investimento em uma CDN pode fazer por você e pela sua empresa. Se ainda quiser saber mais, continue conosco e leia este artigo exclusivo sobre os benefícios da CDN!

 

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.