Velocidade do site: escolha a Hospedagem exata para o seu negócio

0
145
Tempo de leitura: 14 minutos

A velocidade do site é fundamental para seu negócio crescer de maneira contínua. Além de reduzir risco de imprevistos. Se você chegou nesse conteúdo é porque entende a importância de escolher uma Hospedagem segura para seu empreendimento. Provavelmente já ouviu falar que a velocidade de carregamento de um site é determinante para o sucesso contínuo da empresa.

Entretanto, é comum que dúvidas surjam durante a escolha de uma Hospedagem. Porque com tantas informações disponibilizadas, não sabemos discernir qual é a mais adequada. Sem dúvida, o medo de apostar em estruturas mais modernas e planos mais avançados geram inseguranças. 

Pensando nisso, neste artigo você vai identificar como contratar a melhor Hospedagem. Além disso, vai aprender os passos necessários para otimizá-lo. Aliás, vai entender por que a infraestrutura influencia diretamente nos resultados. Acompanhe!

Velocidade do site: a escolha da Hospedagem determina o sucesso

Quando o plano da Hospedagem é incompatível com o negócio, causa impacto negativo no seu portal. Por consequência, afeta a lucratividade. Para evitar esses imprevistos, faça uma análise. Siga as dicas a seguir.

Opte por uma Hospedagem que cuida de seu negócio

Escolha uma Hospedagem que cuida de modo personalizado. Pois cada cliente tem uma necessidade específica, por isso há diversas opções de planos. Verificar com o consultor, pode ajudar na decisão do melhor custo benefício.

Por exemplo, supondo que você tenha uma loja virtual e decidiu criar uma campanha promocional para um dia. Se o plano de Hospedagem não for compatível com o volume de visitantes que recebe, pode causar lentidão. Por consequência, dificultar a compra etc.

Imagine clicar nas fotos do produto, mas levar minutos para carregar. Dessa maneira, há grandes chances de desistir da navegação. Assim há probabilidade de perder clientes, o que representa um pesadelo para qualquer empresário. Também vale ressaltar, que problemas dessa natureza prejudicam o processo empresarial. Por exemplo, situações que seus colaboradores precisam acessar o sistema. Certamente, sua equipe precisa realizar responsabilidades diárias.

Portanto, a navegação não pode interromper com frequência. Mas isso acontece porque há razões diversas. Porém, requer identificá-las rápido. Dessa maneira, evitar atrasos contínuos das ações necessárias. Ter essa consciência, facilita na hora de buscar um serviço de Hospedagem. 

Podemos ainda, pensar num terceiro exemplo. Quando a empresa cuida de milhares de sites. Isso acontece em agências ou empreendimentos com foco em TI. Nesse caso, é imprescindível configurar, monitorar e acompanhar periodicamente cada um deles. O desempenho dos portais precisa de análise, porque ela ajuda a apontar a instabilidade e vulnerabilidade do portal.

Lojas virtuais: a importância de redobrar o acompanhamento

No caso das lojas virtuais, esse acompanhamento é muito mais importante. Quando a descoberta acontece com atrasos o prejuízo é maior. Porque o lucro depende do pleno funcionamento da plataforma. Porém, se o seu plano de Hospedagem atende as necessidades do seu negócio, não há motivos de preocupação. Pois, a notificação é imediata e a correção realizada em curto espaço de tempo.

Um dos maiores desafios da equipe de TI é encontrar solução tão rápido quanto sua identificação no sistema. No exemplo de empresas que atuam com grande quantidade de sites é que uma falha pode derrubar diversos portais. A razão dessa queda pode tornar mais grave ainda, quando tratamos de uma invasão no servidor ou no próprio site.

Escolha empresas que focam na solução

Sem dúvida, problemas de velocidade, conexão, queda repentina, ataque cibernético são fatores que acabam com a confiança da marca. Os clientes em geral, já não se sentem seguros ao deixar seu negócio na mão de terceiros. Quando se deparam com uma catástrofe desse gênero, perdem a confiança. Principalmente, porque elas são severamente lesadas com essa vulnerabilidade. 

Então, no momento de escolher uma Hospedagem, verifique se o consultor demonstra interesse em conhecer seu projeto. Veja se eles se preocupam em entender todos os detalhes. Inclusive, as necessidades e dificuldades. Tenha cautela quando a Hospedagem fornece apenas planos fixos.

Prefira as que oferecem a possibilidade de personalizar. Isto é, tirar dúvidas, orientar e esclarecer com detalhes. Porque o papel de um Especialista é contribuir para o sucesso de sua organização. 




Sendo assim, ele precisa fazer um levantamento, diagnosticar e explicar com detalhes o serviço que a Hospedagem oferece. Por fim, alguns planos serão sugeridos para seu negócio. Em seguida, você terá tempo para avaliar o que melhor se adapta ao seu momento. Além disso, fique atento ao suporte e qualificação da equipe da empresa. 

Mas, se você não tem orçamento suficiente para cobrir alguns planos, opte por otimizar seu servidor. Assim que houver resultados, mude seu plano gradativamente. O importante é ter um planejamento de longo prazo.

Quando temos um plano bem traçado, alcançamos resultados expressivos de forma contínua. Nesse caso, após adquirir o plano, existe a possibilidade de otimizar sua Hospedagem. Com essa flexibilidade seu negócio sempre funcionará de maneira efetiva. 

4 passos de como otimizar a Hospedagem

Caso queira multiplicar seu lucro, a ordem de prioridades é focar na velocidade do site. Para isso, analise esse aspecto na contratação da Hospedagem. Mas, se quiser otimizar por conta própria, siga as dicas a seguir.

1. Configurar o DNS  

Em primeiro lugar, entenda o que é DNS. Porque ajuda a compreender os motivos para configurá-lo. Ele funciona como agente intérprete entre o usuário e o servidor. Isto é, representa o servidor que efetua a comunicação. Por exemplo, o visitante digita o endereço na barra de endereços do navegador. Em seguida, o DNS traduz a informação para o idioma da Hospedagem. 

Caso contrário, o servidor não entenderá a solicitação. Então, o visitante não navegará no site digitado. Ou seja, o papel do DNS é transformar o endereço no formato numérico. Em seguida, a Hospedagem lê essa informação e retornará a página do portal para o internauta.

O DNS é um verdadeiro intérprete para o servidor. Ele explica com detalhes o que o cliente busca. Ou seja, para acessar qualquer site precisamos dele. Por essa razão, ao contratar o serviço de hospedagem é preciso configurá-lo.

Ao acessar o site, nem sempre o servidor consegue identificar o enderço rápido. Encontrá-lo de forma ágil é um dos grandes desafios. Por isso, há situações em que o portal demora para carregar.

Mas, otimizá-lo de forma correta é a solução eficiente. Porque ele ajuda a aumentar a velocidade dessa busca. Logo, o DNS retorna com agilidade o endereço.

2. Otimizar servidor web

Quando o visitante acessa o site, há consumo de recursos do servidor que hospeda ele. Se o conteúdo dele for bem dinâmico mais esforços a Hospedagem tem para mantê-los. Por exemplo, seu blog ou e-commerce. Tudo isso, porque envolve consultas em banco de dados e uma série de fatores que varia de uma aplicação para outra.

O WordPress por exemplo, é uma plataforma dinâmica que armazena conteúdo. Além disso, permite gerenciá-los. O conteúdo dele é atualizado com frequência e conta com um volume alto de tráfego. Isso significa que por trás de um simples artigo, há necessidade de acessar inúmeros recursos do servidor. Então, para otimizar a Hospedagem é importante alocar seu portal numa plataforma leve.

A dica para facilitar esse processo é estudar a plataforma e entendê-la por completo. Por exemplo, o WordPress oferece um arsenal de conteúdo gratuito e a documentação dele, encontra-se acessível para todo mundo. Sendo assim, basta compreender toda sua dinâmica para ajustar e aprimorar tudo que for possível. 

Sem dúvida é a melhor forma de otimizar sua Hospedagem, porque uma aplicação pesada no servidor consome demais o uso de recursos que atrasa a velocidade de processamento. Siga então, as principais recomendações que o WordPress indica. Uma delas é reduzir ao máximo, a quantidade de plugins e temas instalados, que são desnecessários.

3. Ativar o armazenamento em cache

O armazenamento em cache é uma das etapas que otimizam, em até 50% sua Hospedagem. Por exemplo, quando o cliente acessar o portal e demorar para carregar os conteúdos basta ativá-lo, porque essa ação acelera a velocidade. A partir dessa ativação, o servidor não precisa procurar arquivos, executar códigos, identificar valores no banco de dados e executar ações diversas. 

Isso significa que o servidor pega um resultado e retorna diretamente ao cliente, sem passar por outras etapas, depois que ativar o cache. Mas, como configurar o armazenamento? Depende da aplicação que está utilizando. Por exemplo, WordPress, Joomla, Drupal, Magento, Aplicativos Web em geral etc. Portanto é fundamental entender como ativar o cache.

Sem dúvida, existem locais de ativação do armazenamento de acordo com a aplicação. Então, temos disponíveis o cache OpCode, o cache de memória, o HTTP e o de aplicativos. Ao ativar o que mais se enquadra no seu projeto, vai aumentar a velocidade da sua Hospedagem.

4. Tuning em Banco de Dados

O Tuning em Banco de Dados é um conjunto de ações que visa otimizar o desempenho do servidor. Conforme mencionamos ao longo desse artigo, para acessar uma simples página, demanda o uso de recursos. Uma delas é o Banco de Dados e o Tuning contribui justamente para isso. 




Entender o papel do Banco de Dados para seu empreendimento, facilita na compreensão da importância do Tuning. O banco armazena, processa, organiza e é uma peça fundamental para qualquer sistema. Por isso, é importante prezar pelo seu bom funcionamento. Principalmente, quando se trata de performance e sem dúvida, influencia diretamente na Hospedagem.

Motivos para inovar seu negócio

Quando tratamos sobre temas voltado à velocidade do site é inegável não tratar sobre a Hospedagem Cloud. Afinal, ela oferece serviços de alta qualidade, segurança e flexibilidade. Tudo de modo personalizado, você conta com o apoio de um suporte especializado e preparado para solucionar seus problemas. 

Porém, muitas empresas têm receio da inovação. Até mesmo as mais consolidadas, porque o novo parece assustador e ilógico. No entanto, transformar seu negócio em líder de mercado e gerar autoridade é aceitar esse desafio. Inovar requer coragem e ousadia para fazer, exatamente, o que ninguém faz.

Avaliar todos os benefícios de ter um empreendimento que funciona, sem risco de prejuízos, é que possibilita a expansão contínua. Pensar na experiência do visitante e entender que ele pode se tornar um potencial cliente, transforma a visão sobre a importância de investir com qualidade. Imagine, perder centenas de cliente pela lentidão da navegação. 

Quando o usuário vivencia momentos negativos, ele cria uma associação automática. Isto é, torna mais difícil reconquistar um visitante que não recebeu suporte, que enfrentou dificuldades para finalizar a compra ou sentiu dúvidas que não foram esclarecidas. Um dos maiores índices de perda do cliente está diretamente ligada à infraestrutura do negócio.

Razões para aumentar a velocidade com servidor Cloud

A velocidade do site, envolve diversos fatores e muitas falhas podem ser sanadas apenas, trocando de servidor. No entanto, nenhuma ação acontece isoladamente. Por isso, identificar a origem da lentidão de acesso ou qualquer outro problema é determinante para encontrar a solução ideal. 

Um ponto importante e positivo da Hospedagem Cloud é que ela oferece o serviço de acompanhamento. Então, além das ferramentas que agilizam o processo, de identificação de alguma falha no sistema, como lentidão na navegação, existe uma equipe de suporte especializada capaz de trazer soluções com rapidez e direto ao ponto. 

Para quem ainda não conhece, o cliente tem a opção de escolher entre gerenciar o próprio servidor ou receber o gerenciamento da empresa. Entretanto, ter uma Hospedagem que age como verdadeira parceira gera confiança.

Em outras palavras, a opção de gerenciamento permite que o empreendedor tenha liberdade para focar em estratégias de negócio. Ou seja, ele passa a tomar conta de tarefas mais relevantes, porque deixa seu empreendimento nas mãos de especialistas que, realmente, entendem do negócio.

Um dos maiores problemas que os gestores e donos de empresas enfrentam é o de delegar atividades, terceirizar serviços e encontrar tempo para dedicar ao encontro de novas oportunidades.

Redução de custos

Quando estamos habituados com algum tipo de plano ou servidor, Uma estrutura diferente pode gerar insegurança. No entanto, a maior vantagem é que elas apresentam custos muito menores do que imaginamos. Portanto, testar pode ser uma ótima maneira de vivenciar todos os benefícios que o Cloud oferece. 

Nesse artigo, você aprendeu como otimizar a Hospedagem e como isso pode impactar nos seus resultados. Além disso, entendeu a importância da velocidade do site e como uma Hospedagem de qualidade, como a Cloud, pode ser determinante para o sucesso de sua empresa.

Você já parou para a analisar a velocidade de seu site hoje? Avalie sua Hospedagem atual e se ela está alinhado com seu negócio. Entre em contato e saiba mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui