Pesquisar
Close this search box.

7 de agosto de 2019

Servidor dedicado no Brasil: confira 4 vantagens

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Tempo de leitura: 6 minutos

Uma das escolhas importantes quando se tem um site, blog ou loja virtual, é qual o tipo de hospedagem ideal, para seu projeto. Servidor dedicado ou compartilhado? No Brasil ou no Exterior? Essas são algumas dúvidas na hora de escolher a melhor hospedagem. E foi pensando nelas que trouxemos hoje 4 vantagens de ter servidor dedicado e no Brasil. Assim sendo, citaremos motivos em comum tanto da hospedagem dedicada quanto da hospedagem no Brasil. A princípio falaremos rapidamente sobre os tipos de servidores. Confira:

  • Servidor Compartilhado

No servidor compartilhado, você tem apenas uma parte pois os recursos dele são compartilhados com centenas de usuários. Possui baixo custo, porém o controle sobre ele é limitado, além disso o risco de oscilação de velocidade é maior do que o servidor dedicado.

  • Servidor Dedicado

Servidor dedicado está ligado a uma máquina física, porém ele é exclusivo. Com isso você possui maior estabilidade e controle total sobre ele. Um ponto negativo é maior custo se comparado às outras opções.

  • Cloud

Cloud é um servidor que não está ligado diretamente a um hardware dedicado. Fornece maior segurança, pois está ligado em ambiente de Cluster. Ou seja se uma máquina der problema o site continuaria funcionando. Ótima escalabilidade, porém custo maior que hospedagem compartilhada. Paga pelo espaço utilizado.




Em seguida confira as 4 vantagens do servidor dedicado no Brasil:

1. Suporte 

Além da vantagem do servidor dedicado de ser exclusivo, se além disso ele estiver hospedado no Brasil, isso traz mais segurança para sua empresa. Pois se você tiver algum problema, não será difícil contatar a empresa responsável pelo servidor. Com o servidor dedicado no exterior, acontece o inverso. Se houver algum problema no servidor pode não ser tão fácil se comunicar com os responsáveis para fazer a manutenção, pois tendo que levar em conta o fuso horário, pode acontecer de você ter que esperar até o dia seguinte. E isso seria um transtorno, pois sabemos que não se pode simplesmente parar o trabalho de sua empresa. Outro item que deve ser levado em conta na escolha de um servidor dedicado é se no exterior o suporte possui atendente que fale português, e com o servidor dedicado no Brasil, claro que isso não seria uma preocupação.

2. Custo benefício

O servidor dedicado evita gastos desnecessários, pois ele será dimensionado de acordo com suas necessidades.  Hospedando seu servidor dedicado em um datacenter externo, você evita utilizar espaço físico na sua empresa, já que é um serviço terceirizado. Agora falando de valores, apesar de ser comum ouvir que hospedagem no exterior é mais barata, é importante ressaltar que nem sempre vale a pena, levando em consideração os possíveis transtornos dito no parágrafo anterior, já que custo é diferente de valor, vale mais apena investir em servidor dedicado no Brasil, mesmo o preço do exterior sendo um pouco menor.

Não esqueça de considerar também os impostos sobre datacenter no exterior, que variam entre 40% e 45% sobre o valor do serviço contratado, e que você deve recolher por conta própria.




3. Latência

Usar servidor compartilhado, pode comprometer a performance de sua página, deixando-a mais lenta do que em um ambiente dedicado. Já que quanto mais visualizações na página, mais o processador terá que trabalhar, e isso pode causar oscilação de velocidade. E quando a hospedagem é no exterior, acrescente o tempo de resposta mais alto devido à distância entre o servidor e o usuário. Apesar de ser uma diferença de milésimos de segundo para o carregamento de página com hospedagem no exterior e hospedagem no Brasil, não é um risco que valha a pena correr. Com o servidor dedicado no Brasil, não temos este problema, pois seu usuário terá um acesso rápido à sua página, e uma melhor experiência. Já que o servidor dedicado possui o recurso alocado e exclusivo para o consumo da sua empresa, e no caso do servidor no Brasil, não terá problemas de latência por distância nem por falta de recursos.

4. Segurança

Ao usar um servidor compartilhado, você corre o risco de compartilhar recursos e IP com alguém que pratique atividades ilegais. E neste caso, a sua hospedagem pode ficar suspensa ou penalizada, mesmo não sendo você o responsável pelas atividades ilegais. Além disto este possível conflito envolveria leis estrangeiras pelas quais você pode não ter conhecimento. E ainda precisaria de um um representante legal para lidar com este processo, caso hospede no exterior. Claro que não esperamos ter problemas com a justiça, mas se acontecesse, seria melhor que fosse em território nacional. A hospedagem de seu servidor no Brasil lhe trará mais facilidade para lidar com questões legais e de segurança.

Você ainda possui dúvidas quanto a escolha do servidor? Então confira nossos artigos específicos sobre qual o melhor servidor para seu site, se é o servidor no Brasil ou no exterior, e dedicado ou compartilhado. E não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber as novidades semanais do Blog. 

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.