Pesquisar
Close this search box.

29 de maio de 2019

Segurança de dados na nuvem: posso confiar?

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
segurança-de-dados
Tempo de leitura: 7 minutos

A segurança de dados é algo que preocupa todo gestor. Garantir que as informações armazenadas digitalmente sejam mantidas em um local com alta integridade é algo fundamental para o negócio. Sem que isso ocorra, toda a rotina da empresa pode ser prejudicada.

Falhas em hardwares passarão a causar um grande prejuízo, caso a companhia não possua mecanismos para recuperar as suas informações ou impedir que elas sejam corrompidas. Uma das soluções para recuperar seus dados se isso ocorrer é a computação em nuvem.

Além de dar mais flexibilidade e auxiliar negócios a reduzirem custos, a nuvem também pode ter um papel-chave na manutenção de uma infraestrutura confiável.

Quer saber os motivos? Então confira a lista de vantagens que preparamos abaixo!

Possibilidade de continuar trabalhando em qualquer local

O armazenamento de dados em nuvem trouxe grandes ganhos de mobilidade para o ambiente corporativo. Com a opção de migrar os seus registros para um ambiente mais seguro, gestores conseguiram otimizar as suas rotinas e ter mais agilidade para solucionar problemas.

Além disso, outra consequência de manter ferramentas de cloud storage integradas ao ambiente corporativo é a possibilidade de ter uma rotina de trabalho livre de interrupções causadas por falhas de hardware. Ou seja, quando um problema ocorrer, o profissional poderá continuar o seu trabalho em outra máquina, sem precisar esperar pela manutenção do seu computador para retornar às suas atividades. E não podemos esquecer de como isso facilita o trabalho home office.

Além de garantir a segurança de dados, isso traz um grande ganho de produtividade para a empresa. Podendo permitir que a sua rotina tenha poucas interrupções e que os prazos sejam alcançados.

Backups automáticos

O backup de dados é um dos pontos cruciais para que empresas possam manter a sua infraestrutura com integridade. Essa política dá aos gestores a capacidade de recuperar dados caso haja alguma perda, evitando que problemas como interrupções de serviços ou que perda acidental de arquivos impactem o fluxo de trabalho da equipe.




Possuindo computação na nuvem, a companhia pode criar uma política de backup mais abrangente e eficaz. Por meio de aplicativos de sincronização de arquivos, o gestor consegue armazenar informações de múltiplos dispositivos em um ambiente centralizado com facilidade. Ou seja, cópias automáticas são criadas sempre que alterações são feitas, dando aos usuários a capacidade de avançar e retroceder versões a qualquer momento.

As políticas de segurança de dados também são beneficiadas com o fato do backup na nuvem ter a restauração de arquivos simplificada. Pois, basta uma conexão com a web para que o usuário possa acessar as suas informações, evitando atraso nas atividades.

Proteção contra vulnerabilidades locais

A execução de aplicações na nuvem também garante a proteção de dados da companhia, evitando possíveis riscos locais. Portanto isso permite que os usuários adotem rotinas mais inovadoras e eficazes, em que a tecnologia possui um papel-chave na qualidade dos serviços prestados.

Com a segurança de que os registros estarão livres de ameaças locais, mais dados podem ser digitalizados. Para a empresa, isso será um fator estratégico. Conforme a nuvem passa a fazer parte de um número maior de rotinas, os times tornam-se mais integrados.

Além disso, a segurança dos dados será reforçada. Por estarem em um ambiente isolado, as informações internas também estarão livres de incêndios e roubos de equipamentos. Assim, usuários poderão ter a certeza de que, independentemente do que ocorrer, a companhia poderá continuar atuando.

Recursos de controle avançados

Os recursos de controle são cruciais para que a empresa possa garantir a segurança de dados. Com um ambiente em que políticas de restrição de acesso podem ser ampliadas facilmente, a empresa reduz riscos de vazamento. Garantindo que todos tenham acesso apenas aos recursos necessários para as suas atividades. Assim, o ambiente torna-se mais ágil e seguro.

Ao migrar informações para a nuvem, a companhia terá mecanismos centralizados para controlar o acesso aos seus recursos. Gestores de TI poderão modificar privilégios de grupos de usuários de maneira unificada, facilitando a execução dos processos de gestão.

Além disso os usuários conseguirão compartilhar registros com alguns cliques, evitando uma série de riscos. Dessa forma, toda a empresa terá um fluxo de trabalho mais inteligente e dinâmico, sem que as suas informações mais importantes parem nas mãos de terceiros.

Gestão de segurança centralizada

Como citamos, a gestão de segurança de dados na nuvem pode ser feita de maneira centralizada. Para o gestor de TI, isso é um fator indispensável no seu dia a dia. Pois, a resposta a ataques é feita com agilidade, diminuindo o prejuízo que tais situações causariam.




A criação de usuários, redução de privilégios ou a mudança dos recursos que ficam disponíveis para cada pessoa, pode ser feita em um único local. Dessa forma, o gestor pode ter uma rotina de trabalho mais ágil e precisa. E como o monitoramento também é feito no mesmo ambiente, as chances de alguma vulnerabilidade passar despercebida é muito menor.

As empresas que atuam na área também trabalham para diminuir continuamente os riscos comprometer a segurança de dados em seus data centers. Hoje, o mercado de cloud storage e cloud computing possuem uma série de regras para evitar vazamentos e acessos não autorizados a arquivos.

Os mecanismos de controle envolvem tanto o ambiente físico como virtual. O acesso ao local onde ficam os servidores é feito com rígidos processos de controle. Assim evita que ataques à infraestrutura ocorra, dando mais segurança para o usuário.

Virtualmente, as empresas investem em medidas para tornarem as suas políticas de segurança mais confiáveis. Dessa forma, elas possuem controle sobre quem visualiza as suas informações.

Ao mesmo tempo, softwares são atualizados evitando que vulnerabilidades tornem-se uma porta de entrada para invasores. E com processos de monitoramento e replicação de informações, a companhia pode garantir que nenhum registro será perdido ou perderá a sua acessibilidade.

Entretanto, para garantir a segurança de dados, vale a pena investir em cloud, evitando possíveis prejuízos com perda de informações.

Quer receber mais dicas de segurança para sua empresa? Então assine já a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão!

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.