Pesquisar
Close this search box.

9 de setembro de 2019

O que é supply chain e como ele pode ajudar sua empresa?

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
supply chain
Tempo de leitura: 8 minutos

A cadeia de suprimentos tem sido um tema cada vez mais falado – e importante – dentro do mundo corporativo. Porém, são muitos os gestores que ainda não sabem realmente o que é Supply Chain e qual a sua importância para suas empresas.

Se esse é o seu caso, acompanhe o artigo a seguir e descubra o que é esse conceito e como ele pode revolucionar os seus negócios. Confira!

O que é Supply Chain?

Supply Chain é um termo da língua inglesa que significa, literalmente, “cadeia de suprimentos”. Ele se refere a todo o processo logístico de uma empresa, que vai desde a fabricação da matéria prima até entrega e devolução ou troca para o consumidor final.

Dentro desse processo, estão incluídas diversas outras atividades necessárias para que ele ocorra. Assim, dentro da cadeia de suprimentos de uma empresa estão presentes os procedimentos de compra, embalagem, armazenamento, transporte, venda, distribuição aos clientes e inúmeros outros.

Além disso, o Supply Chain também envolve atividades adicionais que num primeiro momento parecem não estar relacionadas com esse processo. O atendimento ao consumidor, por exemplo, deve fazer parte da cadeia de suprimentos. Além dele, temos todo o processo relacionado à criação de novos produtos, o marketing e o controle financeiro do negócio.

A gestão de todas essas atividades e processos juntos forma o que é Supply Chain. E isso envolve a interação entre diversas empresas e profissionais, como fornecedores, transportadoras, lojistas e distribuidores.

Porém, não se deve confundir o que é Supply Chain com logística, como é comum acontecer. Apesar de serem bastante parecidos e confundidos, estamos falando de conceitos diferentes, como veremos no próximo tópico.

A relação entre Supply Chain e logística

Agora que você leu essa definição sobre o que é Supply Chain, com certeza a achou bastante parecida com o conceito de logística. E de fato, esses dois conceitos são bastante parecidos e até andam de mãos dadas. Mas qual a relação entre eles?

Essa é uma pergunta que causa discussões e discordâncias até mesmo entre autores especialistas no assunto. Alguns defendem que a logística é um instrumento do Supply Chain e outros dizem justamente o contrário.




De qualquer forma, podemos definir a logística como a responsável pela movimentação dos produtos e mercadorias. Isso inclui não apenas o transporte, mas toda a estratégia que dará suporte e fará com que ele ocorra da maneira mais eficiente possível.

Assim, a logística também abrange a análise estratégica para o transporte mais eficiente de cada tipo de produto, as tecnologias usadas, controle de cargas e descargas, gestão de riscos e toda a documentação envolvida nesses processos.

Logo, enquanto a logística é focada no transporte das mercadorias e no seu suporte, o Supply Chain tem uma cobertura muito mais ampla: como vimos, desde a fabricação até o pós venda dos produtos. E essa é a principal diferença entre as duas coisas.

O Supply Chain dentro das empresas

Bem, agora você já conhece detalhadamente o que é Supply Chain. Mas como ele funciona na prática? Como essa cadeia de suprimentos é gerida no dia a dia de uma empresa? 

Obviamente, as respostas para essas perguntas variam de negócio para negócio. Porém, no geral, a gestão de Supply Chain dentro de qualquer organização acontece no controle de todos os processos referentes ao seu modelo de negócios.

Para um e-commerce, por exemplo, o Supply Chain vai abordar todo o processo de compra e armazenagem dos produtos, controle de pedidos, entrega e o pós venda com trocas e devoluções.

Além disso, também estão envolvidas as atividades de marketing, comunicação com o cliente, estratégias de comunicação online e diversas outras; todas juntas, sendo trabalhadas lado a lado e nos mínimos detalhes para que a eficiência nos processos seja a máxima possível e a qualidade do serviço também.

Em outros modelos de negócios, claro, a gestão da cadeia de suprimentos funcionará de forma diferente. Porém, os objetivos são basicamente os mesmos em qualquer empresa, independente do porte ou setor.

Como o Supply Chain pode ajudar a sua empresa

Em todo o mundo, mais e mais empresas e gestores têm buscado conhecer o que é Supply Chain e implementá-lo. O porquê disso está nos inúmeros benefícios e vantagens que uma boa gestão de cadeia de suprimentos pode trazer.

Nos tópicos abaixo, você confere alguns deles e descobre como o Supply Chain pode ajudar a sua empresa. Continue acompanhando!

Redução dos custos operacionais

Independentemente do setor, porte ou o tipo de produto de uma empresa, muito dinheiro é desperdiçado em seus processos operacionais. Estamos falando de atividades simples, como a gestão de um estoque que, por má administração, acaba custando milhares todos os meses.

Com uma boa gestão de Supply Chain, contudo, esse e outros custos operacionais podem ser reduzidos ou até mesmo zerados. Isso porque, com um amplo conhecimento de toda a cadeia de suprimentos, a empresa consegue aprimorar seus processos.




Um exemplo de como isso pode acontecer é a identificação da sazonalidade das mercadorias. Se determinados produtos saem pouco em determinada época, logo menos unidades são compradas e menos dinheiro é desperdiçado com armazenagem.

Isso sendo feito em todo a cadeia de suprimentos, da compra da mercadoria ao pós venda, trás uma enorme economia.

Melhoria nos serviços

A melhoria nos serviços faz parte de o que é Supply Chain e está presente em toda boa gestão de cadeia de suprimentos. Isso porque, com processos mais eficientes, mais simples e fácil fica fornecer um bom serviço ao consumidor final.

Com isso, a entrega de mercadorias é sempre feita na data e quantidade correta. O atendimento ao consumidor também se torna mais eficaz e o pós venda mais satisfatório tanto para o cliente quanto para a empresa. Pois ela precisará lidar menos com trocas, devoluções ou problemas relacionados à entrega.

Dessa forma, o cliente fica satisfeito e fidelizá-lo se torna uma tarefa muito fácil. Todo o negócio só tem a ganhar!

Aumento na receita e no lucro

Como consequência dos dois benefícios do Supply Chain mostrados acima, a empresa que fizer uma boa gestão da sua cadeia de suprimentos ainda tem como vantagem o aumento de sua receita e do lucro. Os motivos para isso são simples: com um serviço de melhor qualidade, mais clientes são conquistados e fidelizados; e com processos mais eficientes, menos dinheiro é desperdiçado e mais investimentos podem ser feitos.

Assim, podemos concluir que uma boa gestão de Supply Chain, apesar dos desafios, só traz vantagens a qualquer empresa!

Se você quiser saber mais sobre Supply Chain e outros temas relacionados à gestão do seu negócio, não deixe de acompanhar o blog da Host One. Pois sempre trazemos matérias sobre os mais diversos temas para te ajudar a melhorar a administração da sua empresa!

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.