Confira 4 dicas de como utilizar a ti na gestão de pessoas

TI na gestão de pessoas

Uma boa gestão de pessoas é crucial para o sucesso de qualquer empresa, não importa o porte ou o setor. Mas apesar disso, essa área ainda sofre enormemente com a falta de inovação e adoção de novas tecnologias. O que, consequentemente, prejudica o negócio como um todo e dificulta a superação dos principais desafios da área.

Mas você sabia que o próprio setor de TI da companhia pode mudar essa história? Desenvolvendo soluções e ferramentas internamente, é possível inovar a gestão de pessoas e trazer inúmeros benefícios para a companhia. A seguir você descobre como em 4 dicas que trouxemos para você. Acompanhe!

Como utilizar a TI na gestão de pessoas?

1. Explorando as possibilidades trazidas pelo Mobile

Atualmente, o mobile já faz parte da vida de praticamente todo e qualquer profissional e representa uma fonte de possibilidades de inovação que podem ser aproveitadas pelo setor de TI para melhorar a gestão de pessoas da empresa.

No entanto, a participação das companhias no universo mobile dentro do ambiente de trabalho ainda é bastante tímida. E alguns gestores até veem o smartphone como um inimigo da produtividade.

O que é uma pena, pois as possibilidades de implementação de ferramentas no ambiente mobile são diversas e podem revolucionar a gestão de pessoas do negócio. Um bom exemplo são os aplicativos, que podem ser desenvolvidos internamente pelo setor de TI para abordar problemas e trazer novas ferramentas para os colaboradores.

Com um aplicativo interno, por exemplo, é possível criar um espaço de colaboração onde os funcionários podem se conectar para compartilhar documentos, trocar informações e insights sobre projetos e até mesmo trabalhar.

Os aplicativos também podem ser usados como um canal de compartilhamento de informações oficiais da empresa; como uma ferramenta educativa para que os colaboradores realizem cursos; como um recurso de disseminação da cultura empresarial, ou tudo isso junto!.

As possibilidades da TI na gestão de pessoas dentro do ambiente mobile são inúmeras. Cabe ao time de TI, juntamente com os gestores, analisar quais delas são viáveis e necessárias ao negócio.




2. Usando as redes sociais para manter todo o time conectado

Outra ótima solução de integração da TI na gestão de pessoas são as redes sociais corporativas. Elas funcionam como uma rede social normal, tais qual o Twitter, o Facebook e o Linkedin, mas com soluções voltadas diretamente ao ambiente de trabalho e os seus desafios.

Na rede social, cada colaborador tem o seu perfil no qual pode publicar fotos, vídeos, textos e iniciar conexões com outros colaboradores. Além disso, grupos podem ser criados para cada setor dentro da empresa, e a ferramenta pode ser utilizada como um canal de comunicação entre os colaboradores, gestores e diferentes times.

E isso pode ser extremamente vantajoso para a gestão de pessoas da empresa. Pois cria uma ambiente onde os colaboradores podem se conectar, criar laços, se envolver mais profundamente com a companhia e se sentirem parte de algo muito maior do que o trabalho que eles realizam todos os dias. O que é essencial, principalmente para funcionários das gerações Z e Y, mais habituados a esse tipo de ambiente online.

Assim, cabe ao setor de TI avaliar as opções de redes sociais corporativas disponíveis para escolher aquela que melhor se encaixa na empresa. Também é possível que o time de TI desenvolva uma ferramenta assim do zero para que ela se encaixe perfeitamente naquilo que a empresa precisa e quer passar aos seus colaboradores.

3. Utilizando recursos de gamification para recompensar os colaboradores

Um dos principais desafios da gestão de pessoas dentro de qualquer empresa é a retenção de talentos. E reter talentos implica, necessariamente, em saber recompensar colaboradores para que eles se mantenham engajados com a companhia.

Nesse sentido, é possível utilizar a TI na gestão de pessoas como uma ótima ferramenta de retenção de talentos através de recursos de gamification.

Gamification, ou gamificação, nesse caso, nada mais é do que trazer elementos de jogos como desafios, níveis, pontuação e recompensas para ferramentas de trabalho internas. Através desses elementos, é possível, por exemplo, premiar colaboradores que cumpram suas metas semanais ou que entreguem um ótimo trabalho.

Mas para além de recompensar os funcionários, com recursos de gamification é possível motivá-los a vestir a camisa da empresa. Com desafios diários, você pode motivá-los a cumprir metas, realizar cursos, compartilhar conteúdo ou qualquer outra atitude que seja importante para o negócio, por exemplo.




Dessa forma, fica como tarefa para o time de TI desenvolver uma ferramenta de gamificação ideal para a empresa. Ele também pode integrá-la diretamente ao ambiente mobile, assim, aproveitando dois ótimos recursos de uma vez só!

4. Explorando o poder da realidade virtual e aumentada

A realidade virtual (VR) e aumentada (AR) já são uma realidade no ambiente de trabalho e podem ser extremamente úteis na gestão de pessoas. Através do VR, por exemplo, é possível elevar o treinamento dos colaboradores a um nível nunca antes visto.

Essa tecnologia permite que situações atípicas possam ser simuladas com um alto grau de fidelidade. O que possibilita treinamentos mais complexos, completos e mais eficientes para o colaborador. Além disso, o VR também pode servir como uma ferramenta extra para aplicações internas, desenvolvidas pelo time de TI para abordar problemas de produtividade, de linha de produção ou gestão; as possibilidades são inúmeras!

Já a realidade aumentada pode ser ainda mais disruptiva em termos de produtividade e eficiência. Com ela, é possível misturar o real e o virtual para criar um ambiente de trabalho completamente novo. Imagine, por exemplo, um colaborador que consegue ver as instruções de trabalho diretamente acima da peça na qual está trabalhando.

E essa é apenas uma das inúmeras possibilidades que o AR traz para qualquer tipo de empresa, de qualquer setor. O time de TI pode abordar praticamente qualquer problema com essa tecnologia, desenvolvendo aplicações para o Hardware de terceiros, como o Hololens da Microsoft.

Assim, seja explorando o Mobile, usando uma rede social corporativa, utilizando recursos de gamification ou explorando o poder da realidade virtual e aumentada, é possível usar a TI na gestão de pessoas para melhorar sua eficiência e transformar a forma como os colaboradores atuam dentro da empresa.

Quer saber mais sobre gestão de pessoas e TI? Então continue ligado aqui no blog da HostOne. Sempre trazemos ótimas matérias cobrindo o tema!

Content Protection by DMCA.com
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *