Pesquisar
Close this search box.

20 de maio de 2019

Carreira de profissional de tecnologia da informação: vale a pena investir?

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Profissional de tecnologia
Tempo de leitura: 7 minutos

Tanto para quem está pensando em trabalhar em TI quanto para quem já atua nesse setor, há uma pergunta em comum: vale a pena investir na carreira de profissional de tecnologia da informação?

No artigo de hoje, te mostraremos que sim, vale muito a pena! Na verdade, esse investimento é essencial para o sucesso. Acompanhe para entender o porquê e descobrir como investir na sua carreira!

Por que vale a pena?

O setor de TI está avançando a passos largos e já é estratégico para empresas de todos os portes, áreas e setores da economia. Com isso, a carreira de profissional de tecnologia da informação nunca foi tão promissora, com tantas oportunidades.

Para se ter uma ideia, mesmo em 2015, ano em que o Brasil enfrentou sua pior crise de todos os tempos, a TI crescia a uma taxa de 4,2% por aqui e gerava milhares de empregos enquanto outros setores demitiam. Em 2017, em plena recessão, os gastos com TI cresceram 7,2%.

Esses dados por si só já demonstram como o investimento na carreira de tecnologia da informação pode valer a pena. Mas há diversos outros fatos que colocam esse investimento como um dos mais vantajosos que você pode fazer na sua vida e abaixo você confere os principais deles:

O mercado de TI é amplo

A tecnologia da informação deixou de ser um simples setor dentro das empresas e passou a ser fundamental para todas as operações de uma companhia, do marketing a gestão financeira. Com isso, organizações de todos os portes e setores passaram a adotá-la, gerando um mercado amplo e cheio de oportunidades.

Assim, hoje, um profissional de tecnologia da informação pode atuar em empresas de pequeno, médio e grande porte. Pois todas elas precisam da TI no cenário atual. E essa necessidade se estende a todas as áreas.

Varejo, indústrias farmacêutica e automobilística, agronegócio, mercado imobiliário, serviços financeiros, etc; todos precisam da TI para sobreviver. Portanto, o profissional de tecnologia da informação tem amplas possibilidades de atuação e muito dificilmente estará desempregado.




E a tendência, como veremos mais à frente, é que a TI se expanda ainda mais, trazendo ainda mais oportunidades para o profissional que está preparado para atender às novas demandas que surgirem.

Há grandes oportunidades de carreira

Com a adoção cada vez maior da TI, surgem também novas e grandes oportunidades de carreira. Novas especializações, setores, subsetores, cargos e níveis hierárquicos são criados dentro das empresas, trazendo mais possibilidades de atuação e desenvolvimento.

O surgimento e o crescimento de novas tecnologias também impulsionam o mercado aumentando ainda mais o leque de oportunidades de carreira. A nuvem, por exemplo, criou todo um novo setor dentro da TI. E já estamos vendo o mesmo acontecer com a internet das coisas(IoT).

Na prática, o profissional pode se desenvolver como programador, engenheiro de software, analista de segurança e de sistema, e também buscar certificações para trabalhar com banco de dados, Cloud Computing, virtualização e mais uma infinidade de áreas e tecnologias – todas com alta demanda no mercado de trabalho.

Com isso, o profissional de tecnologia da informação tem muito mais oportunidades e caminhos a seguir na sua carreira. O que aumenta as chances de sucesso e realização profissional e pessoal.

O profissional de tecnologia da informação é bastante valorizado

Também como uma consequência da importância cada vez maior da TI para as empresas e para o mundo como um todo, o profissional de tecnologia da informação passou a ser bastante valorizado no mercado.

De fato, uma pesquisa da Korn Ferry feita com 3.787 executivos e 232 presidentes de 318 empresas aponta que as funções mais valorizadas no país entre 2008 e 2017 foram na área de tecnologia. Apenas entre 2012 e 2017, os profissionais de TI tiveram um reajuste salarial de 53%, segundo a pesquisa.

Além de um salário mais alto, essa valorização do profissional de TI traz também diversas outros vantagens. Na prática, o profissional pode contar com mais benefícios, planos de carreira bem estruturados dentro das companhias, reconhecimento, recursos para desenvolvimento educacional e muito mais incentivos.

A previsão é de que o mercado continue crescendo e mais oportunidades surjam

Ao passo em que caminhamos para um mundo cada vez mais dependente da tecnologia e da informação, a tendência natural é de que a TI continue a se expandir e ganhe mais importância para as empresas. O que naturalmente vai gerar novas oportunidades e aquecer ainda mais o mercado de trabalho.

O surgimento e o amadurecimento de novas tecnologias, como a internet das coisas(IoT), inteligência artificial(IA), Machine Learning e automação, por exemplo, vão criar milhões de outros postos de trabalho e gerar mais oportunidades de carreira para o profissional que estiver preparado para assumir as novas funções.




Por esses e diversos outros motivos, o investimento na carreira de profissional de tecnologia da informação vale muito a pena. Mas como fazer esse investimento?

Como você pode investir na sua carreira de profissional de tecnologia da informação

Para aproveitar todas essas oportunidades do mercado de TI, o profissional precisa investir pesado em sua carreira. Buscar certificações e especializações, em uma ou mais áreas; adquirir novas habilidades; e fazer cursos técnicos são medidas que podem ser tomadas para garantir o sucesso.

Porém, esse investimento não deve ser feito apenas em conhecimento técnico, como é comum se pensar. Pois o setor de TI mudou e há uma demanda crescente por profissionais que vão além das tecnicidades.

A preferência agora é por profissionais que são proativos e alinhados para a solução de problemas; possuem habilidades de comunicação e liderança; que entendem do negócio e suas nuances e que são atualizados e preparados para o futuro. Assim, é fundamental para o profissional de tecnologia da informação, também, buscar essas habilidades.

O mercado de tecnologia da informação está sempre em alta e guarda grandes oportunidades para os profissionais que estão atualizados e preparados. Por isso, além de valer a pena, o investimento na carreira de TI é uma necessidade vital para o sucesso.

Quer saber mais sobre a carreira em TI e se manter atualizado sobre o mercado? Então fique de olho aqui no blog da HostOne, pois sempre trazemos matérias cobrindo o tema! Também não deixe de assinar a nossa newsletter para receber conteúdos incríveis diretamente no seu e-mail!

 

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.