O que é Business Intelligence: tudo que você precisa saber 

0
444
business-intelligence
Tempo de leitura: 7 minutos

Antes do Business Intelligence, a gestão de empresas carecia de uma base sólida para a tomada de decisões. Isso pois, na maioria dos casos, a experiência e o achismo eram os únicos aliados dos gestores na administração dos seus negócios. O que levava a grandes erros e prejuízos.

Hoje, porém, o BI vem transformando todo o processo de gestão empresarial, colocando na mão dos administradores ferramentas poderosas, capazes de fornecer dados e informações precisos e prontos para serem aproveitados de diversas maneiras, seja para a identificação de falhas ou para análise de investimentos, por exemplo.

Mas o que é esse tal de Business Intelligence? Qual o seu objetivo? E, o mais importante: como ele pode beneficiar o seu negócio? Confira o artigo abaixo e descubra tudo o que você precisa saber sobre BI! Vamos lá?

Explicando o Business Intelligence – BI

O BI, sigla para Business Intelligence (em português: Inteligência de negócios), é definido pela Gartner, instituto criador do termo, como um processo de coleta, organização e análise de dados para dar suporte à tomada de decisão dentro das empresas.

Em outras palavras, o BI é um conceito que visa utilizar a tecnologia para ajudar na gestão do negócio. Na sua base, estão os dados, que são coletados e tratados através de ferramentas tecnológicas.

É importante destacar, também, que o Business Intelligence abrange uma série de outros tipos de inteligência de negócio. Por exemplo, estão abrigados no BI termos como: Customer Intelligence, ou Inteligência de clientes; Market Intelligence, inteligência de mercado; e Competitive Intelligence, inteligência competitiva.

Qual o objetivo do BI?

Os dados são extremamente importantes para qualquer empresa atualmente. Isso porque através deles o gestor pode descobrir como estão praticamente todos os aspectos do seu negócio.

Por exemplo: quem são os principais consumidores, onde estão, por onde compram, quanto costumam gastar; como anda o mercado e a concorrência e quais são os principais problemas e falhas apresentados.

Assim, o objetivo do Business Intelligence é justamente extrair todo o potencial que os dados apresentam através do uso da tecnologia. Por meio de diversas ferramentas, ele consegue transformar informações em oportunidades de negócio.




Com isso, surgem os diversos benefícios que o BI proporciona, como veremos no próximo tópico. Continue acompanhando e confira!

Os benefícios proporcionados pelo Business Intelligence

Por meio do uso inteligente dos dados, o Business Intelligence proporciona uma série de benefícios e vantagens às empresas que decidirem implantá-lo. 

Um dos principais deles é a identificação de falhas e problemas crônicos apresentados pelo negócio, que são difíceis de serem reconhecidos pelos gestores devido à complexidade natural das operações. Com isso, fontes de desperdício podem ser eliminadas e diversos processos podem ser otimizados. O que gera economia e mais oportunidades de investimento.

Outro grande benefício do BI é o aumento na produtividade de todo o time de colaboradores. Isso acontece porque, com soluções tecnológicas de coleta e tratamento dos dados, os funcionários têm mais tempo livre para trabalhar naquilo que realmente importa para a empresa. A ocorrência de erros e retrabalhos também diminui bastante, levando a ainda mais produtividade.

Por fim, a tomada de decisão dentro da empresa também se torna muito mais assertiva com o Business Intelligence. Isso pois o BI garante total segurança e confiabilidade das informações extraídas, fornecendo uma base sólida para o trabalho dos gestores.

Assim, fica mais fácil identificar quais ações não estão tendo o retorno esperado, quais são as oportunidades de investimento e qual o melhor caminho para melhorar a lucratividade.

Como implementar uma solução de Business Intelligence e aproveitar tudo isso

Atualmente, empresas de todos os portes e setores têm implantado soluções de Business Intelligence com o objetivo de melhorar sua tomada de decisão e suas operações como um todo. 

O seu negócio também pode fazer o mesmo e ter acesso a todos os benefícios mostrados no tópico anterior. Mas, como isso pode ser feito? 

Primeiramente, é importante destacar que, para que a solução de BI traga retornos positivos, existem alguns requisitos básicos e abaixo você confere cada um deles em detalhes.

Definição dos objetivos de implantação

A definição dos objetivos buscados com uma solução de BI deve ser a etapa inicial de sua implantação. Nela, serão determinadas metas, problemas a serem solucionados, as expectativas de cada setor e os gargalos existentes, assim como as áreas que devem ser priorizadas.

Para coletar essas informações, é importante ouvir todos os setores da empresa, do mais baixo ao mais alto nível hierárquico. Pois só assim é possível ter uma visão completa do negócio e de suas necessidades.




Escolha das fontes de dados

Os dados são a base de qualquer solução de Business Intelligence e é necessário determinar quais fontes alimentarão o Data Warehouse na implantação. Para isso, é fundamental conhecer bem o negócio e suas operações para garantir a segurança e confiabilidade das informações que serão utilizadas.

Exemplos de fontes de dados que podem ser utilizadas são: bancos de dados, rede interna, planilhas Excel, etc.

Escolha da solução

Por fim, é crucial fazer a escolha mais assertiva possível da solução que será implantada. Pois uma escolha errada pode resultar em muitos transtornos futuramente.

Existem diversas opções no mercado, oferecendo os mais variados recursos e com diferentes custos; e todas essas características devem ser minuciosamente analisadas. A solução perfeita deve resolver os principais problemas encontrados pela empresa e oferecer recursos para o alcance dos objetivos e metas estabelecidos.

É importante que outros critérios também sejam avaliados, como a experiência do fornecedor, o nível de satisfação dos seus clientes e o nível de complexidade da ferramenta.

Assim, é possível escolher a solução mais adequada para as necessidades do negócio e usufruir de todos os benefícios que ela pode oferecer.

Conclusão

O Business Intelligence vem revolucionando a gestão empresarial, fornecendo uma base sólida para a tomada de decisões e transformando dados em oportunidades de negócio. Dessa forma, é crucial que as empresas entendam o que é esse conceito e avaliem uma  implantação.

Aqui no blog da Host One, você pode descobrir mais sobre BI e aprender como melhorar ainda mais a gestão do seu negócio usando esta e outras tecnologias. Confira outras das nossas matérias e descubra!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui