Pesquisar
Close this search box.

5 de julho de 2019

5 Ferramentas de Big Data para utilizar em seu negócio 

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Tempo de leitura: 7 minutos

Atualmente, uma gigantesca quantidade de dados é gerada todos os dias de forma massiva em negócios de todos os portes e áreas de atuação. Estamos falando de petabytes de informações, que chegam a uma grande velocidade e de forma não estruturada. Ou seja, estamos falando sobre Big Data.

Esse é um dos grandes desafios para as empresas atualmente, mas também uma grande oportunidade. Pois, se trabalhados de maneira correta, todos esses dados podem ser convertidos em competitividade, lucro e expertise.

No artigo a seguir, você confere 5 ferramentas de Big Data que podem te ajudar a lidar com essas informações e a convertê-las em oportunidades para o seu negócio. Confira!

Mas antes: o que é, exatamente, Big Data?

Antes de conferirmos as ferramentas de Big Data, que são o tema deste artigo, é importante que compreendamos exatamente o que é o Big Data em si e por que ele é importante para o seu negócio, tornando essas ferramentas necessárias.

E pela definição do Gartner, considerada a mais confiável até o momento, Big Data são dados de grande variedade, que chegam em volumes cada vez maiores e com velocidade crescente. Daí temos os três Vs do Big Data. Variedade, Volume e Velocidade, que dizem respeito a grande quantidade de dados não estruturados que precisam ser analisados a uma grande velocidade pelo negócio.

Fazer isso é um enorme desafio – embora menor atualmente – para qualquer empresa, mas a recompensa faz valer a pena. Isso porque o Big Data pode te ajudar a lidar com diversos aspectos do negócio, desde experiência do cliente até análise avançada.

Com ele, é possível, por exemplo, que você entenda melhor o seu público consumidor para estratégias de marketing mais eficientes. Ele também te ajuda a: entender melhor o seu mercado e a fazer previsões assertivas sobre ele; melhorar a segurança do seu negócio no ambiente online; antecipar falhas mecânicas; melhorar a experiência do cliente e muito, muito mais!

5 ferramentas de Big Data para o seu negócio

Para aproveitar tudo isso que o Big Data tem a oferecer, são necessárias ferramentas que te ajudem a lidar com a enorme quantidade de dados não estruturados que ele traz. Pois essa, definitivamente, não é uma tarefa fácil.

Você precisa, por exemplo, fazer a extração de dados, de forma segura e eficiente; “peneirar” esses dados, para que as informações relevantes ao negócio sejam encontradas; armazenar esses dados, que podem consumir até petabytes de espaço; visualizá-los de forma fácil e estruturada; e analisá-los segura e eficientemente.




As ferramentas de dados comuns não conseguem atender a essas demandas. Por isso, são necessárias ferramentas de Big Data, especialmente desenhadas para supri-las.

Abaixo, você confere 5 dessas ferramentas, cada uma abordando uma demanda diferente que o Big Data traz. Continue acompanhando!

1. Apache Hadoop

Um dos maiores desafios do Big Data é o armazenamento. A quantidade de dados gerados por ele pode chegar a inúmeros gigabytes e é crescente. Ou seja, é preciso cada vez mais espaço.

Por isso, é extremamente importante contar com uma ferramenta de Big Data que consiga armazenar esses dados e o Apache Hadoop é uma das mais eficientes nessa tarefa. 

Capaz de armazenar, gerenciar e analisar dados estruturados e não estruturados de forma rápida, confiável, flexível e barata, esse software foi pioneiro ao abordar o desafio do armazenamento em Big Data e é um dos mais populares.

2. Oracle Data Mining

Uma das fases mais desafiadoras da análise de Big Data é a mineração. Nessa etapa, o volume de dados é “peneirado” para que as informações mais relevantes sejam extraídas.

O Oracle Data Mining é uma das ferramentas de Big Data que aborda essa fase, provendo poderosos algoritmos de mineração de dados que dão aos analistas uma visão completa e profunda das informações relevantes presentes em meio a gigas e gigas de dados não estruturados.

Com isso, é possível obter insights, fazer previsões, alavancar investimentos, fazer projeções sobre o comportamento do cliente, identificar oportunidades e muito, muito mais!

3. Statwing

Já o Statwing é uma das ferramentas de Big Data voltada a análise estatística dos dados. Ele te permite limpar as informações, procurar por dados relacionados, criar charts; tudo em questão de minutos ao invés de horas, como seria com as ferramentas comuns de análise.

Com o Statwing, basta importar uma planilha e os dados são verificados automaticamente. A partir de então, é só começar a explorá-los através das funcionalidades da ferramenta, que te permitem visualizar e entender todas as informações relevantes em meio aos dados.




Você pode, por exemplo, fazer análises detalhadas sobre o conjunto de dados; comparar e descrever todos os dados coletados; e gerar tabelas e gráficos automaticamente.

4. Import.io

A extração de dados de ambientes web também é uma parte importantíssima do trabalho com Big Data, mas que é bastante desafiadora. Pois conseguir extrair todas as informações relevantes ao negócio em meio a um mar de dados de forma rápida e eficiente não é uma tarefa nada fácil.

O Import.io é uma das ferramentas de Big Data que abordam esse problema, proporcionando recursos de automação que facilitam a extração e agilizam todo o processo. Com ele, basta inserir a URL onde seus dados estão e toda a extração acontece automaticamente de forma rápida e eficaz.

A ferramenta também oferece uma série de recursos que facilitam ainda mais o processo de extração. O treinamento point-and-click, por exemplo, te permite indicar facilmente quais dados serão extraídos apenas clicando com o mouse em um item ou coluna.

5. Tableau

Por fim, o Tableau, uma das ferramentas de Big Data que visam facilitar a visualização dos dados para análise. Um dos mais eficientes no que se propõe, ele automatiza e simplifica a visualização dos dados. O que ajuda aos analistas a entenderem melhor as informações ali presentes e a tomarem melhores decisões.

Com ele, é possível criar gráficos dos mais diversos tipos, tabelas, mapas e muitos outros recursos gráficos; tudo de forma rápida, simples, eficiente e atualizado em tempo real! Há diversas versões disponíveis que você pode escolher com base nas suas necessidades e modelo de negócios.

Conhece outra ferramenta que não deveria ter ficado de fora da nossa lista? Conta pra gente aqui nos comentários! E se quiser saber mais sobre Big Data e o mundo de TI como um todo, não deixe de acompanhar o nosso blog!

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.