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13 de março de 2020

O que é melhor para seu site: servidor no Brasil ou no exterior?

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Tempo de leitura: 12 minutos

É comum que ao longo do desenvolvimento de sites as pessoas tenham várias dúvidas técnicas. Faço uma página a partir do WordPress, Drupal ou crio do zero? Compro um template pronto ou desenho um layout totalmente novo? Contrato um servidor no Brasil ou do exterior?

Neste artigo, vamos nos dedicar a responder a última pergunta. Sim, é uma dúvida bem comum e a resposta correta pode conter a chave do sucesso para seu site atrair mais e mais visitantes.

Isso poque fazer a escolha certa entre um servidor no Brasil ou no exterior impacta na experiência do usuário ao acessar o site, no custo mensal de manutenção e até mesmo no ranqueamento da página de resultados do Google.

Ficou interessado no tema? Então, não deixe de acompanhar este artigo. Boa leitura.

Quais os itens a considerar antes de escolher servidor no Brasil ou exterior

Tomar a decisão requer que o desenvolvedor do site leve em consideração uma série de itens importantes. Da latência à questão da proteção legal e de suporte ao cliente. Todos esses pontos precisam ser avaliados de maneira integrada e harmoniosa. Pois não é possível fazer a melhor escolha analisando os critérios de maneira isolada.

Para ajudar você nessa missão, elencamos abaixo os principais pontos a serem considerados. Com base neles, você tomará a melhor decisão para ter um site atraente.

Latência

O primeiro item, e muitas vezes considerado o mais importante, é a latência. Latência nada mais é do que o tempo que um browser (por exemplo, Chrome ou Mozilla) leva para acessar o servidor, baixar os arquivos e mostrar o site ao usuário.

Para chegar até o servidor e trazer os dados, a requisição do browser passa por uma estrada feita por cabos de redes, switches, roteadores, placas, circuitos e fibras óticas. Esse caminho é feito ida e volta (do computador ao servidor e do servidor ao computador).

Perceba que é uma estrada longa. O que traz uma grande vantagem para os servidores no Brasil. Por estarem hospedados perto dos usuários do seu site, o tempo de latência é menor e a página tende a carregar mais rápido no computador.

E isso traz ainda diversas outras vantagens. Pois, com um menor tempo de carregamento das páginas, menores as chances de o usuário abandonar o site antes de ele carregar por completo. O que acaba com um dos maiores problemas para as empresas que estão hoje na internet.

Além disso, um carregamento mais rápido das páginas no site melhora sua navegabilidade e a experiência do usuário, dois pontos importantíssimos para o sucesso de qualquer site atualmente.

Como consequência, mais gente acessa o site, e todos têm uma boa experiência de navegação, ficando mais propensos a aceitar o que está sendo oferecido ali, além de o site alcançar melhores posições na página de resultados dos buscadores, pois o tempo de carregamento e o tempo que os internautas gastam nas páginas também são levados em consideração para o rankeamento.

Ou seja: se você quer proporcionar uma boa experiência de navegação aos seus visitantes, ao mesmo tempo em que atrai outros, escolher um servidor no Brasil pode ser uma melhor opção.

Suporte ao cliente

Imagine que haja algum problema no servidor e seus usuários não consigam mais acessar o site! Ou quem sabe você colocou um post para “quebrar” a internet, mas quem “quebrou” foi o link do seu site!




Diante de situações como essas, que estão longe de serem raras, é importante que a hospedagem do seu site ofereça um suporte rápido, eficiente e na língua que você entende.

Por isso, antes de tomar a decisão, verifique se a empresa oferece esse serviço e se há atendentes que falam português fluentemente.

A maioria das empresas de hospedagem do exterior atendem apenas em inglês e não disponibilizam um serviço diferenciado aos brasileiros. Em contrapartida, as empresas nacionais sempre possuem atendentes brasileiros, o que pode significar um grande ganho de tempo no meio de uma emergência.

Além disso, na era dos chatbots, é bom ficar atento. Apesar da tecnologia promissora, os atendentes virtuais não falam todas as línguas. E mesmo aqueles que falam português não vão poder te ajudar muito, já que a função dos chatbots é apenas tirar dúvidas e resolver problemas mais simples. O que pode ser apenas mais um obstáculo e perda de tempo quando você quer resolver um problema técnico.

E a menos que você tenha fluência em inglês, se você for recepcionado por um desses neste idioma, pode ter uma experiência muito ruim com o suporte. Ás vezes a empresa até pode possuir tradução, porém com uma qualidade incompreensível, já que não basta traduzir ao “pé da letra”, existe um contexto a ser avaliado.

Fuso horário de manutenção

Esse é um ponto que muitas pessoas não levam em consideração, mas é de extrema importância. Isso porque serviços de hospedagem fazem atualizações ou reparos no sistema frequentemente.

Essas mudanças ocorrem, em geral, de madrugada, para evitar que qualquer imprevisto impacte no desempenho dos sites. O problema é que a madrugada para um servidor hospedado nos Estados Unidos, por exemplo, equivale ao horário da manhã para um site no Brasil.

E essa discordância entre horários pode trazer sérios prejuízos. Se o servidor entra em manutenção bem na hora de pico nos acessos, por exemplo, as perdas são grandes. Se o site em questão for um e-commerce então, os prejuízos são incalculáveis. Imagine a data da manutenção em uma data comemorativa inexistente no país da hospedagem e a situação se transforma em quase um desastre.

Por isso, fique atento ao seu fuso horário e ao do local onde o servidor está. Evite diferenças muito grandes para não ter problemas com essa questão. Na dúvida, opte por servidores geograficamente próximos de onde sua audiência está.

Agora deixando um adendo para você que está decidindo entre servidor no Brasil ou no exterior, na hora de avaliar o suporte, além do idioma, é necessário reparar na qualidade do atendimento, se a empresa fornece monitoramento em tempo integral e qual o tempo médio de resposta deles.

Custo e formas de pagamento

Um dos motivos preferidos para quem possui hospedagem no exterior, era o baixo custo em relação ao Brasil, e isso de fato, já foi verdade. Quando o Brasil vivia o momento de economia vibrante no início da década, o dólar estava cotado abaixo de R$ 2. Essa valorização da moeda tornou muito atrativo (e baixo) o preço da hospedagem em servidores internacionais e muitos sites brasileiros migraram para lá.

Porém, isso mudou, e de 2019 para 2020 o dólar chegou a uma alta de até 1,97%. Ou seja, a hospedagem fora do país também encareceu e em na maioria dos casos deixou de ser atrativa. E se o valor era sua motivação para hospedar no exterior, está acima um bom motivo para mudar de ideia.

Lembre-se também que não é apenas o preço que deve ser levado em consideração. Há ainda as tarifas que incidem sobre compras internacionais, como o IOF. O que joga o custo de uma hospedagem internacional lá em cima e acaba com sua atratividade.

Outra questão, ainda na área financeira, é a documentação fiscal. Nas empresas de hospedagem brasileiras, é muito mais fácil conseguir uma nota fiscal comprovando o gasto.

Apesar de algo simples para nós, pode ser uma dor de cabeça se você optar pela hospedagem no exterior. Pois o processo de emissão da nota fiscal, nesses casos, é muito mais burocrático, trabalhoso e caro.

A forma de pagamento também é importante. Para hospedagens externas, em geral é oferecida apenas a opção de cartão de crédito das principais bandeiras (ou PayPal). No Brasil, há muito mais alternativas, como transferência eletrônica e boleto bancário e bandeiras menos aceitas.




Assim, antes de definir pela melhor opção de hospedagem, analise bem esses itens:

  • diferença de valores provocados pela cotação da moeda;
  • diversidade oferecida nas formas de pagamento;
  • acesso à documentação, como nota fiscal da prestação dos serviços.

Somente após analisar esses pontos, tome uma decisão e evite dores de cabeça.

Proteção Legal

Resolver um problema com uma prestadora de serviços no Brasil não é a coisa mais fácil do mundo, mas imagine ter que correr atrás de uma solução judicial quando a prestadora do serviço é estrangeira? Por isso, a proteção legal é outro ponto que deve ser considerado.

As empresas de hospedagem brasileiras estão sob as leis do nosso país e podem ser acionadas judicialmente de forma rápida e fácil em caso de qualquer problema. O que não é possível quando a empresa é de outro país. Pois, nesse caso, o processo é muito mais trabalhoso, burocrático e muito, muito caro.

Para se ter uma ideia, as duas opções que você tem nesse caso são: abrir uma ação judicial diretamente no país da empresa ou abrir uma carta rogatória, num processo caro que pode levar até dois anos.

Além disso, contratando uma hospedagem no Brasil, você também tem o suporte de diversos canais que facilitam a reclamação e agilizam a resolução de problemas com empresas. É o caso, por exemplo, do Reclame Aqui, do Proteste e do Consumidor.

Contratando uma hospedagem estrangeira você perde também esse apoio e se vê sem opções, à mercê da empresa que está prestando o serviço. Além disso, se assuntos judiciais já podem ser um pouco complicados, imagina em outro idioma?!

Assim, vemos que nesse ponto contratar um servidor no Brasil é mais vantajoso e até mais seguro para você e para o seu negócio.

Pense na qualidade da hospedagem, não apenas na localização geográfica

Ao longo deste artigo explicamos bastante sobre vantagens e desvantagens de servidores no Brasil e no exterior. Porém, é importante ressaltar que há outro aspecto relevante a ser avaliado: a qualidade da empresa prestadora do serviço.

Serviços ruins são ruins no Brasil, Estados Unidos, Europa ou qualquer outro lugar. Da mesma forma, serviços de qualidade são encontrados em qualquer país. Não têm CEP definido.

Por isso, além de considerar a região onde fica o servidor, avalie bem a empresa que presta o serviço (incluindo o suporte, pois se tiver algum problema será bom saber que terá ajuda necessária).

Pergunte sobre ela em fóruns online, confira as avaliações dos usuários nos sites especializados e peça a opinião de algum amigo ou conhecido que já ficou com essa dúvida antes. Se a empresa passou pelo crivo dos usuários, ela é uma boa opção.

Agora que você entendeu melhor as diferenças, vantagens e cuidados na escolha entre um servidor no Brasil e do exterior, ficou mais fácil tomar a decisão, não é mesmo? Aproveite para assinar a nossa newsletter, para você receber mais conteúdos relevantes diretamente no seu e-mail. E confira também nosso artigo sobre as vantagens de ter um servidor dedicado no Brasil.

 
  

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