Segurança da informação no home office

0
171
Segurança-da-informação
Tempo de leitura: 7 minutos

Com a maioria das empresas no trabalho home office, foi levantada uma questão bastante importante: e a segurança da informação? Esse tema ficou em pauta em empresas grandes e pequenas.

De fato, todas as empresas, incluindo ainda os prestadores liberais, possuem dados importantes e que devem ser preservados. É claro que quanto maior a empresa, mais chamativa ela é para os hackers. Porém, nem por isso as pequenas devem abrir mão da segurança.

Ficar seguro na internet não é tarefa fácil. Existem algumas ações que podem melhorar bastante sua privacidade na Web e evitar possíveis vazamentos de dados.

Vamos explorar um pouco mais sobre segurança da informação neste artigo.

Por que você deve manter a segurança da informação?

Existem vários motivos para manter a segurança durante o home office, e os mais importantes são:

  • Impedir o vazamento de informações sigilosas da empresa, como documentos, projetos em andamento, transações monetárias e dados de clientes.
  • Manter a integridade dos sistemas utilizados pela empresa, impedindo que sejam infectados e apresentem queda de desempenho.
  • Manter dados em segurança, impedindo que sejam excluídos em ataques contra os bancos de dados da empresa.
  • Impedir que alterações maliciosas sejam feitas, como modificar os dados de pagamentos para beneficiar o atacante. Muitas vezes levam meses até descobrirem esse tipo de ataque.

Se você é um colaborador que está trabalhando em home office, deve se atentar a sua responsabilidade de manter seu computador de trabalho seguro. Para que isso seja feito com mais facilidade, separamos algumas dicas que podem te livrar de vários problemas. Não deixe de conferir!

Métodos simples para aumentar a segurança da informação

Aumentar sua segurança não precisa ser uma tarefa complicada. Na verdade, realizar algumas mudanças na forma como você interage na internet pode ser o bastante para uma melhor segurança da informação.

Além disso, alguns cuidados básicos, quando bem executados, deixam você e sua empresa mais protegidos. Para que isso seja feito, basta que algumas regrinhas sejam seguidas à risca. É justamente disso que vamos falar nos próximos tópicos.

Tenha cuidado com suas senhas

O primeiro passo para ficar mais seguro é justamente cuidar da qualidade de suas senhas. Dessa forma, dê sempre preferência por senhas grandes, com caracteres especiais e que faz uso de letras maiúsculas e minúsculas.




Além disso, vale lembrar que não é uma boa opção usar informações pessoais disponíveis na internet. Assim evite ao máximo usar seu nome, sobrenome e data de nascimento, por exemplo.

Uma ótima maneira de gerar senhas fortes é fazer uso de geradores de senhas. Dessa forma você garante que suas senhas são inquebráveis e muito seguras. Para ajudar no processo de armazenamento das senhas, opte pelos serviços do Google Chrome.

Só não vale colocar uma senha gigantesca e esquecer depois, OK?

Contrate um bom antivírus

Querendo ou não, os antivírus são ótimos para aumentar a proteção de seu dispositivo. Porém, eles não são 100% eficazes, mas realizam um trabalho considerável para a segurança da informação.

Existem várias marcas no mercado, algumas contam até com planos gratuitos. No entanto, os planos pagos oferecem toneladas de benefícios acima do plano gratuito, e se você quer manter seu dispositivo seguro, vale a pena investir um pouco mais.

A depender do seu caso, há uma ótima chance de sua empresa disponibilizar uma chave gratuita para você, por isso é importante consultar seus supervisores. Essa atitude é comum em empresas de porte grande. Mesmo que se a empresa onde trabalha for pequena, não custa nada perguntar.

Tenha uma VPN

Utilizar VPN é fundamental se você precisa consultar documentos da empresa várias vezes ao dia. A VPN é uma ferramenta de segurança da informação capaz de proteger os dados que estão em trânsito na internet.

Dessa forma, fica muito mais difícil para qualquer invasor coletar alguma informação importante do banco de dados da empresa.

Embora seja um serviço excelente, tenha cuidado na hora de usar VPNs gratuitas, pois esses programas podem ser espiões de dados. Prefira pagar pelo serviço ao invés de confiar em softwares gratuitos.

Deixe todos os aplicativos atualizados

De nada vai adiantar ter todos os programas citados aqui se deixá-los desatualizados. De fato, devemos manter até mesmo o Windows atualizado — por mais que a operação possa demorar.

As atualizações não estão aí à toa: elas servem para deixar os softwares mais seguros e eficientes. Além disso, aplicativos como antivírus e VPNs aproveitam as atualizações para aumentarem seus bancos de dados, permitindo maior segurança enquanto você navega na Web.

A melhor maneira para garantir que todos os componentes estão atualizados é tirar um dia na semana para realizar as atualizações. Não deixe ninguém de fora.




Segurança da informação com máquina virtual

Um jeito poderoso de manter seu dispositivo seguro é usar máquinas virtuais. Em suma, uma máquina virtual é um sistema operacional simulado dentro de seu computador.

Quando for necessário trabalhar com aplicações suspeitas, realize a atividade dentro de uma VM. Assim, mesmo se der algum problema seu dispositivo continua intacto.

O uso de VM é comum quando a empresa precisa que um funcionário faça uso de seu computador pessoal, mas não quer correr o risco de sofrer um ataque pelo dispositivo do colaborador.

Faça backups de seu trabalho

Mesmo não sendo exatamente uma forma de segurança da informação, os backups podem prevenir muita dor de cabeça. Já imaginou passar o dia todo trabalhando em seu computador e bem no finalzinho do dia acontecer algo com seu dispositivo? Isso é mais comum do que se imagina.

O ideal é trabalhar com o Google Docs e/ou Onedrive. Porém, tenha em mente que ambas são plataformas focadas em compartilhar, ou seja, é muito fácil vazar algo de lá.

Dessa forma, os documentos nessas plataformas podem se tornar públicos com apenas um clique acidenta. Por isso, tome cuidado.

Essas foram algumas maneiras de manter a segurança da informação no home office. Embora abordamos apenas algumas ferramentas dentre todas as existentes, com certeza você estará mais seguro ao aplicar os meios descritos aqui.

Aproveite para comentar se você já usa ou pretende usar algumas das dicas em seu dia a dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui