5 dicas de como alavancar sua carreira profissional de TI

5 dicas de como alavancar sua carreira profissional de TI

O setor de tecnologia da informação é marcado por uma evolução rápida e constante, com novas tecnologias, práticas e tendências nascendo e morrendo a todo momento. Isso por si só já é um grande desafio para o profissional de TI, mas existem muitos outros neste setor que dificultam a evolução da carreira e fazem com que muitos profissionais fiquem paralisados em uma zona de conforto que não leva a lugar algum.

Neste cenário, o que pode ser feito para enfrentar os obstáculos e alavancar sua carreira? Isso é o que você descobre a seguir com 5 dicas que separamos para você!

1. Adquira habilidades de gestão e liderança

Há até pouco tempo, o profissional de TI seguia aquele estereótipo de funcionário introspectivo que trabalha apenas nas funções determinadas e mal interage com os colegas sem nenhum problema. Mas o cenário deste setor mudou e já não permite estereótipos.

Atualmente, o profissional de TI que quer crescer e alcançar o sucesso em sua carreira precisa ir além das tecnicidades da profissão e se envolver de cabeça nos projetos e setores juntamente com os outros colaboradores, adquirindo habilidades de gestão e liderança que permitam que isso aconteça.

O perfil mais buscado na área de TI hoje é justamente o profissional que tem habilidades interpessoais e sabe se comunicar, guiando e colaborando com seus colegas; que tem a capacidade de lidar da melhor maneira possível com os problemas; que é proativo e responsável nos projetos nos quais trabalha; que é ambicioso; que sabe ser um verdadeiro líder dentro das suas funções. Todas características de líderes e gestores de sucesso!

Assim, quem possui essas habilidades tem muito mais chances de crescer e escalar a sua carreira tanto internamente dentro da empresa na qual trabalha quanto fora dela, no mercado como um todo. Mas como adquiri-las?

Se você, assim como a maioria dos profissionais de TI, não nasceu um líder nato, com todas essas skills, precisa desenvolvê-las através de muito estudo e muito treino, como mostramos neste artigo aqui.

2. Invista em uma certificação

Obter uma certificação que ateste o seu conhecimento em determinada área também é uma ótima forma de impulsionar sua carreira.




Isso porque o mercado de tecnologia da informação atual é bastante acirrado e o profissional certificado em sua área consegue se destacar da concorrência, além de mostrar para os gestores que tem o conhecimento e o potencial necessário para cargos mais altos.

Assim, investir em um certificado pode ser um divisor de águas para o profissional de TI que almeja o sucesso.

Mas quais certificações buscar? Isso vai depender especificamente da área em que cada profissional trabalha, do nível em que ele se encontra e de que setor ele prefere investir para o futuro de sua carreira.

Para quem atua na área de segurança da informação, por exemplo, a CISSP (Certified Information Systems Security Professional) é uma das mais indicadas. Já para o profissional de TI que trabalha com cloud, a VMware Certified Professional 7 é uma ótima opção.

Certificações Microsoft ou LPI (Linux) também são ótimas opções para quem vai atuar diretamente com estes sistemas operacionais.

Porém, algumas certificações podem ser retiradas por profissionais da mais diversas áreas, pois abrangem conhecimentos que todo profissional de TI precisa ter no mercado de hoje. É o caso, por exemplo, do ITIL, um dos certificados mais populares e mais buscados do setor.

3. Entenda o negócio

Entender o negócio no qual se está atuando também pode ser um fator chave para o crescimento da carreira do profissional de TI. Pois essa é uma habilidade cada vez mais buscada e valorizada pelas empresas do setor.

A TI hoje já permeia todas as áreas das companhias, dos times operacionais às campanha de marketing. E esse conhecimento é essencial para que o profissional possa desenvolver melhores soluções, pensadas a partir das dificuldades e necessidades do negócio, tanto interna quanto externamente.

Por isso, é fundamental que o profissional de TI entenda o mercado no qual a empresa atua, com todas as suas nuances e características; os processos internos e externos, tanto de desenvolvimento quanto de venda das soluções; os fornecedores, as campanhas, times operacionais e de desenvolvimento e tudo mais que seja estratégico para o negócio.

Com esse conhecimento, o reconhecimento chega a curto prazo e uma promoção é questão de tempo.




4. Trabalhe o networking

Ter uma rede de contatos bem trabalhada é importante e vantajoso para qualquer profissional, de qualquer área. Mas para o profissional de TI as oportunidades que um bom networking traz são ainda maiores e podem ser um fator chave no crescimento da carreira.

Isso porque através de boas relações com outros profissionais, é possível prospectar novas oportunidades, como indicações e referências; adquirir um conhecimento importantíssimo sobre o setor e o mercado de trabalho; ter contato com experts e gestores dispostos a compartilhar o que sabem e mais uma infinidade de benefícios.

Dessa forma, o profissional que deseja crescer e alcançar o sucesso não pode ignorar o poder de um bom networking. Seja aproveitando o poder das redes sociais, como o Linkedin, ou participando pessoalmente de eventos empresariais, palestras, workshops e cursos; o profissional de TI precisa trabalhar o seu networking da melhor maneira possível.

5. Saia da zona de conforto

O setor de TI evolui a uma velocidade dificilmente vista em qualquer outra área. Novas tecnologias, práticas e tendências nascem e morrem em pouquíssimo tempo de forma que não pode existir uma zona de conforto nesse mercado.

E o profissional de TI que almeja crescer sua carreira precisa acompanhar essa evolução. Seja  buscando cursos, certificações, novas habilidades ou trabalhando o networking, ele não pode ficar parado numa zona de conforto que só vai resultar em obsoletismo.

Assim, não importa o quão confortável você se sente onde está hoje na sua carreira, é preciso dar um passo fora dela e mudar o mindset para alcançar o sucesso!

Gostou desse artigo e quer mais dicas para a sua carreira? Então fique de olho aqui no blog da Hostone! Sempre trazemos conteúdos incríveis sobre o mundo da TI para você evoluir cada vez mais! E assinando a nossa newsletter você recebe conteúdos assim diretamente na sua caixa de entrada!

Content Protection by DMCA.com
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *