Pesquisar
Close this search box.

21 de junho de 2019

O que é o SCRUM e como ele pode melhorar a produtividade

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
o que é Scrum
Tempo de leitura: 7 minutos

Scrum foi criado pela falta de eficiência nos trabalhos organizacionais, ele evita o atraso dos projetos, extrapolação do orçamento e falhas no resultado. Problemas esses que só eram diagnosticados, por modelos tradicionais, no fim do projeto. Com isso, Jeff Sutherland criou o Scrum, que se trata de um método eficiente e rápido de gerenciar e planejar projetos.

Com ele é possível verificar cada etapa a ser executada, técnicas a serem utilizadas, e também é possível mensurar problemas e repará-lo em tempo real, evitando que só seja notado ao final do projeto onde o estrago já estaria feito.

Nele a equipe trabalha em uma parte do projeto, entrega e logo avalia para futuros projetos otimizados. Sem receio de modificar as etapas do processo já que o objetivo é estar em constante otimização.

No Scrum há 3 papéis:




Product Owner (PO)

Responsável e dono do produto, o Product Owner assegura o ROI do cliente considerando o trabalho do time. Gerencia a perspectiva do produto de acordo com o objetivo final além de se preocupar com todas etapas do processo, resultado e pendências.

Às vezes pode precisar de uma equipe de apoio por precisar de série de documentos necessário para entregar a equipe. Como o Product Owner é a ponte entre os clientes e o Time de desenvolvimento, ele tem que acompanhar de perto para garantir que haja clareza no objetivo desejado. O essencial deste profissional é a comunicação clara e planejamento do projeto.

Algumas tarefas do Product Owner

  • Criação e priorização das tarefas do Backlog: ou seja construir e alterar sempre que necessário o Product Backlog. Pois é nele que consta a necessidade do cliente, e com isso o Product Owner listará a ordem de prioridades do objetivo do produto.
  • Planejamento de Sprints: o PO também é responsável por preparar a reunião de planejamento do Sprint. As reuniões são diárias com duração média de 15 minutos, e sempre composta por 3 perguntas: “O que eu fiz ontem?” “O que farei amanhã?” “Há impedimento para executar esta tarefa?”. PO deve estar em constante revisão das estórias do backlog, sendo ele o principal responsável pelas informações e detalhes das estórias.
  • Elaboração de estórias: os itens do backlog são constituídos por estórias a serem desenvolvidas. Elas são definidas na reunião ou planejamento da Sprint.
  • Validação de estórias: PO é responsável pela aprovação das estórias. Sendo assim, ele garante de que a estória aprovada possui os critérios necessários para conclusão do projeto, de acordo com a necessidade do cliente.

Scrum Master

Facilitador do trabalho e das reuniões, o Scrum Master identifica e remove impedimentos para execução do projeto. Responsável pelo processo, contribuição e orientação do time ele garante os valores ao Scrum e o cumprimento das regras. Além disso o Scrum Master é quem orienta o Time para o alcance demaior performance. Geralmente este papel é assumido por um líder, mas pode ser qualquer um da equipe.




Algumas tarefas do Scrum Master

  • Líder: o Scrum Master dá suporte e orientação à equipe. Além disso deverá ser a pessoa que o time se espelha. Caso haja um problema que a equipe não seja capaz de resolver, será o Scrum Master responsável por resolver este problema.
  • Comunicação e união: o Scrum Master é responsável por garantir a comunicação e integração da equipe. Suas ações devem sempre estar alinhadas com o Time e o Product Owner.
  • Protetor contra interferências: garantir que não haja obstáculos na produção do Sprint, e se acontecer o Scrum Master é responsável por eliminá-lo.
  • Intermediador das mudanças: é dever do Scrum Master entender as mudança na adoção do Scrum. E garantir o entendimento delas pela equipe.

Time de Desenvolvimento

Responsável pela execução do projeto, o Time gera valor ao cliente, trabalha e desenvolve execução do projeto. É necessário trabalhar em conjunto, ou seja, que haja integração do time para que não ocorra erros de comunicação.

O Time de Desenvolvimento deve definir a próxima ação a entregar logo após do Product Owner definir as prioridades do backlog. Isso deve ser feito de acordo com o que o Time é capaz de executar. E independente da função de cada um, o Time deve trabalhar junto.

Algumas tarefas do Time

  • Planejamento: o Time de Desenvolvimento é responsável por planejar o trabalho definido pelo PO.
  • Produção: a execução do projeto também é feita pelo Time, que deve executá-lo com qualidade a fim de atingir a meta do Sprint.
  • Fiscalização: sempre que há algum problema que impeça o trabalho de ser executado, o Time deve identificá-lo e informar ao Scrum Master.

Alguns conceitos do Scrum

  • Product Backlog: lista com as necessidades e prioridades definidas pelo PO.
  • Sprint Backlog: lista de atividades a serem executadas no próximo Sprint. Atividades estas definidas nas reuniões diárias.
  • Sprint: duração dos trabalhos.
  • Daily Scrum: reuniões diárias do Sprint.
  • Sprint Review: Revisão do projeto feita com cliente, que pode resultar em adaptações necessárias no produto.
  • Sprint Retrospective: retrospectiva da Sprint serve para analisar se há necessidade de melhorias no processo do trabalho.

o que é scrum

Ferramentas que facilitam o Scrum

Agora que você já conhece o que é Scrum, para que serve e algumas ferramentas que podem te ajudar nesse processo, queremos lembrá lo de que otimizar o processo e economizar é tão importante quanto a segurança. Por isso confira dicas de segurança, e conheça também o serviço de Conexão VPN da Host One. Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários. E não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber mais dicas.

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.