O Multisource Service Integration, MSI, foi criado para ser a solução dos muitos desafios e obstáculos enfrentados pelas empresas na terceirização dos seus serviços de TI.
A verdade é que, com a evolução do mercado, as organizações estão precisando acompanhar requisitos de negócios cada vez mais complexos e fornecer serviços que atendam às expectativas dos clientes que, dado o mundo tecnológico em que vivemos hoje, geralmente são muito altas.
Manter um departamento de TI interno, inteiramente dedicado a dar suporte a essa demanda, nem sempre é uma boa ideia. Isso porque os custos necessários para isso são altos e toda a complexidade envolvida faz com que o negócio acabe se desviando do seu core business.
A saída encontrada por muitas empresas para evitar esses problemas e ainda assim manter o nível de serviço foi o Multisourcing, prática que visa a terceirização dos serviços de TI para diferentes fornecedores especializados, cada um cuidando de uma parte da demanda.
Porém, com isso, novos desafios surgiram: como gerenciar de forma eficiente múltiplos fornecedores? Como garantir que todos eles estão alinhados com os objetivos do negócio? Como assegurar a qualidade de todos os serviços fornecidos?
A resposta para todas essas questões é o Multisource Service Integration (MSI), abordagem que visa trazer mais alinhamento, eficiência e segurança no gerenciamento de múltiplos fornecedores de serviços de TI.
No artigo a seguir, você confere em detalhes o que é o MSI e todas as vantagens que ele pode oferecer a uma organização. Acompanhe!
Multisourcing
Parcial ou total, a terceirização dos serviços de TI é uma tendência global e cada vez mais empresas estão percebendo as vantagens do Multisourcing. Considerado a evolução do Outsourcing, nele as organizações transferem os seus serviços de TI para empresas especializadas que passam a cuidar, cada uma de uma parte, de toda a demanda do negócio.
As vantagens em terceirizar assim são muitas e entre elas destaca-se o alto nível de serviço alcançado. Pois, com diferentes empresas especializadas cuidando dos processos que melhor entendem, a qualidade dos serviços entregues ao cliente é maior.
Além disso, com o Multisourcing a empresa consegue reduzir os custos em 20% a 40% e ganha muito mais mobilidade operacional. Os ganhos em produtividade e eficiência também são muitos e impulsionam o negócio.
Contudo, apesar dos muitos benefícios, o Multisourcing também representa um grande desafio para as empresas. Isso porque, com a distribuição dos serviços de TI para fornecedores diversos surgem muitos reveses que precisam ser bem administrados
Por exemplo, como garantir a qualidade de todos os serviços que serão fornecidos? Como garantir que todos os parceiros estarão alinhados com a empresa? Com gerenciar tantos contratos, prazos e entregas de forma eficiente?
O Multisource Service Integration (MSI)
O Multisource Service Integration (MSI), também conhecido como Service Integration and Management (SIAM), é uma abordagem para o gerenciamento de múltiplos fornecedores de serviços de TI que permite a implementação do Multisourcing sem que se sofra com tantos reveses.
Seu objetivo é integrar de forma coesa todos os serviços internos com os providos por terceirizadas, de forma a garantir qualidade, confiança e segurança para atender a todos os requisitos do negócio.
Com o MSI, todo o gerenciamento dos fornecedores fica centralizado e integrado internamente, possibilitando que a empresa controle de forma eficiente todos os parceiros e serviços de TI fornecidos através de procedimentos e critérios pré-estabelecidos.
Assim, é possível garantir que todos os fornecedores estarão bem alinhados com a empresa e seus objetivos, mantendo a visibilidade e controle de todos os serviços e assegurando qualidade e comprometimento.
As vantagens e benefícios do Multisource Service Integration
O Multisource Service Integration tem muito a oferecer, não importa o tamanho ou setor de atuação de uma organização. A seguir, você confere alguns dos principais benefícios e vantagens que ele proporciona. Continue acompanhando!
Visão completa de toda a jornada de entrega de serviços
Um dos maiores problemas em distribuir os serviços de TI para múltiplos fornecedores é a falta de visibilidade. Na maioria dos casos, fica muito difícil acompanhar com clareza todos os parceiros e serviços envolvidos. O que acaba gerando confusão e, consequentemente, prejuízos.
Com o Multisource Service Integration, contudo, é possível ter uma visão completa de toda a jornada de entrega de serviços. Do fornecimento à empresa até a entrega ao cliente, é possível mapear de onde os serviços estão vindo, como eles são entregues e qual está sendo a experiência do usuário final.
Assim, fica mais fácil para o negócio garantir qualidade e identificar possíveis problemas, melhorando o tempo de resposta.
Mais alinhamento
Outro grande desafio enfrentado por empresas que fazem Multisourcing é a perca de foco sobre os objetivos almejados. Isso pois não é fácil garantir que todos os parceiros estarão devidamente alinhados com o negócio e suas metas, prazos, agenda, projetos e orçamentos.
O Multisource Service Integration soluciona essa questão através do estabelecimento de processos e procedimentos que todos os parceiros devem seguir. O que ajuda a garantir consistência entre todas as equipes internas e terceirizadas.
Dessa forma, é possível coordenar melhor o trabalho das diferentes equipes e parceiros, resultando em mais produtividade e metas alcançadas.
Foco no que realmente importa
Um dos objetivos do Multisourcing é transferir parte dos serviços para empresas especializadas para que, assim, o negócio possa focar naquilo realmente importa para ele: seu core business.
Porém, esse objetivo não é atingido se a empresa passa a ter que perder tempo e dinheiro gerenciando seus fornecedores, lidando de forma ineficiente com inúmeros contratos, prazos e entregas.
Com o Multisource Service Integration isso não acontece, pois ele facilita todo o processo de gerenciamento, colocando todos os parceiros sob um mesmo conjunto de normas e padrões pré-estabelecidos.
Assim, a empresa precisa se preocupar menos com a gestão de cada fornecer individual e pode focar de verdade no que realmente importa para ela.
Mais inovação
Por fim, o Multisource Service Integration também é capaz de trazer mais inovação para os negócios que decidirem implementá-lo. Isso porque, através de nomas e procedimentos, com ele é possível forçar os provedores de serviços a serem o melhor que eles podem ser.
Isso significa que os fornecedores deixam de simplesmente fazer o trabalho que lhes são confiados e passam a pensar fora da caixa e procurar maneiras de melhorar sua abordagem, resultando em melhora substancial dos serviços entregues e mais inovação para o negócio como um todo.
E você, o que achou do Multisource Service Integration? Pretende implementá-lo na sua empresa? Conta pra gente nos comentários!