Situação do mercado de trabalho na área de TI

mercado-de-ti

De acordo com o portal CIO, o mercado de TI voltou a crescer em 2019, e um dos motivos é a transformação digital que vem sofrendo constante ascensão. Já temos um post no blog sobre as profissões da área de TI, e ainda nesse assunto, hoje falaremos sobre o mercado de trabalho na área de TI. Mas antes mostraremos a importância da TI para as organizações.

Mercado de TI: importância da TI para as empresas

A TI permite a implantação de ferramentas focadas em gestão que pode, por exemplo, aumentar a produtividade do setor. Ela permite possível a criação de ferramentas que otimizam a comunicação interna e externa da empresa. No blog indicamos algumas ferramentas para melhorar a produtividade da equipe, confira em: como melhorar a produtividade utilizando apenas software gratuito.

Além disso com o crescimento da computação em nuvem, o risco de trabalhos prejudicados pela perda de dados tem diminuído. A segurança é um fator crucial para as organizações, e é a TI que permite proteger os dados da mesma.

Redução de custos, comunicação eficiente são outros recursos que a TI nos permite. Portanto, seja para o funcionamento ideal de um sistema ou para garantir a segurança de dados de uma empresa, a TI desempenha seu papel com grande responsabilidade. E é graças a ela que grande parte do nosso trabalho pode ser executado.




Mercado de trabalho na área de TI, no Brasil

Com a evolução da Tecnologia em IA e Realidade Aumentada, a demanda por profissionais qualificados em TI crescem também. Os profissionais em Tecnologia, estão no quarto lugar dos mais procurados em Minas Gerais. Apesar disso, de acordo com Estado de Minas “sobra vaga e falta profissional”. Entre as áreas mais procuradas estão: gerente de TI, desenvolvedores, analistas de processo de negócio e gerente de projetos. Um dos motivos de vagas não ocupadas, é a falta de profissionais qualificados de acordo com as ocupações ofertadas.

São Paulo é o estado com o mercado de TI que mais têm vagas a serem preenchidas. Santa Catarina ocupa o segundo lugar, onde as empresas têm procurado profissionais de outros estados, para ocupar as vagas. De acordo com o Jornal de Santa Catarina, as organizações estão sofrendo dificuldades de encontrar profissionais qualificados na área de TI. Uma das alternativas encontradas pelas empresas é capacitar os funcionários com treinamentos internos e oferecer cursos com a intenção de contratar profissionais que se destaquem.

No geral, o mercado de TI no Brasil está com alta concorrência, e isso torna as empresas mais criteriosas. Isso acontece também porque o mercado está cada vez mais exigente.

Mercado de trabalho na área de TI, no exterior

Em Portugal não têm sido muito diferente, as ofertas de emprego para profissionais em TI são grandes. Com isso, o país criou até um visto especial para que vá gente de outros países preencherem essas vagas, o Tech Visa. Apesar disso não é Portugal que lidera o ranking de países com mais ofertas de trabalho no mercado de TI. Ele ocupa o quarto lugar, atrás de Estados Unidos, Canadá e Alemanha, respectivamente.

Para o profissional de TI que tem interesse em mudar de país, porém não fala outra idioma, Portugal se torna uma ótima opção, pois a língua apesar de ter suas variações, é totalmente compreensível para um brasileiro. Quem possui fluência em Inglês, pode aproveitar indo para a Terra das Rainhas, pois só em 2018 Reino Unido teve 200 mil vagas no mercado de TI não preenchidas.




E para quem tem receio de se mudar para outro destes países e não conseguir emprego, há vários sites de ofertas de emprego no exterior. Inclusive algumas empresas fazem o processo seletivo através de skype. Assim, o profissional pode ter o emprego garantido antes mesmo de chegar ao país. Lembre se de conferir se sua formação exige a validação do diploma para ir para o exterior.

Conclusão

Em conclusão, apesar de ouvirmos que seremos substituídos por robôs, os profissionais de TI não precisam ficar tão preocupados assim. Afinal, quem cria os robôs não é mesmo?

Com uma rápida pesquisa, vemos que há muitas vagas de TI não preenchidas, tanto no Brasil quanto no exterior. E apesar disso, há bastante queixas dos profissionais de TI sobre dificuldade de conseguir um emprego. E um dos motivos dessa ocorrência é pela alta exigência das empresas, como citado anteriormente. É fundamental que os profissionais continuem em busca de novos conhecimentos a fim de se qualificarem e destacarem-se dos demais, para assim preencher as vagas existentes.

Content Protection by DMCA.com
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *