Pesquisar
Close this search box.

8 de novembro de 2019

Saiba o que é o IX.br (antigo PTT) e como ele melhora a internet brasileira

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
ix-br
Tempo de leitura: 8 minutos

A Host One participa do projeto IX.br (www.IX.br), antigo PTT Metro, do CGI.BR (www.cgi.br) que visa buscar uma melhor qualidade de conexão para todos os usuários de internet no Brasil e uma melhor conexão entre as empresas participantes do projeto. O CGI.BR oferece toda a infra-estrutura para o projeto e monta nas principais regiões metropolitanas a estrutura necessária para que os AS’s – “Autonomous Systems” (provedores de serviços de internet, grandes empresas, etc) possam se interconectar e trocar tráfego de forma livre e gratuita ou com acordos comerciais específicos.

O IX.br

O IX.br é um projeto brasileiro de Pontos de Troca de Tráfego (PTTs) já existente há 15 anos e está presente em todas as 5 regiões brasileiras. Os PTTs são, basicamente, uma espécie de hub em que os provedores de internet se interconectam para trocar tráfego entre si. Na prática, o que o IX.br faz é promover e criar a infraestrutura necessária para que as provedoras de internet no Brasil possam se interconectar de forma direta e rápida através dos PTTs.

De maneira geral, a função dos Pontos de Troca de Tráfego criados pelo IX.br é permitir que esses provedores se interconectem diretamente, ao invés de depender das redes de terceiros. E isso traz inúmeros benefícios e vantagens, não só às empresas, mas principalmente aos usuários, que passam a desfrutar de uma internet mais rápida e com menor latência e maior qualidade. E ainda por um custo menor.

Entenda melhor como funcionam os PTTs no vídeo abaixo:

Os PTTs no Brasil

Hoje, o IX.br é mais voltado para a criação de PTTs nas regiões metropolitanas do país. E 32 delas já foram beneficiadas pelo projeto, incluindo a de São Paulo, Salvador, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Mas, atualmente, o maior volume de tráfego é centralizado no PTT-Metro São Paulo. O Nic.BR (www.nic.br) tem tentado aumentar a adesão de provedores de acesso, empresas de conteúdo e empresas locais aos projetos de suas regiões. O que pode aumentar a banda “trocada” nestes centros. E tem conseguido sucesso, aumentando bastante o uso destes centros mais distantes de São Paulo.

Isto ocorre, porque os Pontos de Troca de Tráfego não são conectados um ao outro. Devido a esta razão, a maioria das empresas se conectam ao PTT-Metro São Paulo, onde há mais oferta de empresas conectadas. Com isto, os outros PTT’s regionais acabam recebendo menos adeptos, focando em empresas locais, principalmente.




O PTT-Metro São Paulo, é o maior do mundo em redes interligadas, já ultrapassou a marca de 4 Terabits por segundo de conectividade e ficando em 3º lugar considerando tráfego de dados! Veja no gráfico abaixo como está o crescimento do maior Ponto de Troca de Tráfego do Brasil.

ixbr

* Gráfico de 2019, com tráfego do IX SP.

* Gráfico também de 2019, mostrando o tráfego de todos os IX.br em operação. Observem que já superam 5TBits.

As vantagens do IX.br

A implantação dos PTTs pelo IX.br em várias regiões do Brasil tem permitido um grande avanço na qualidade da internet oferecida no país. E isso está estritamente ligado às vantagens e benefícios trazidos pelos PTTs, que são muitos. Um dos principais deles é a racionalização dos custos. Pois, sem uma necessidade da rede de terceiros, muitas vezes fisicamente distante, os balanços de tráfego são resolvidos de forma direta e local, o que elimina gastos desnecessários.

Outra grande vantagem dos PTTs é o maior controle que uma rede pode ter em relação a sua entrega de tráfego, que agora pode ser feita sempre o mais próximo possível do seu destino final. Como consequência, o desempenho e a velocidade da conexão aumentam enormemente. Além disso, a qualidade também sofre um acréscimo significativo, tornando toda a operação da internet mais eficiente.

Mas, indo além, a implantação dos PTTs também contribui para o aumento da oferta de internet no Brasil. Isso acontece, porque as empresas que fazem parte de um Ponto de Troca de Tráfego regional podem vender conexões para outros provedores, distantes dos hubs, por preços melhores e mais flexíveis. O que possibilita uma expansão de internet de qualidade para todo o país, chegando, inclusive, a pequenas cidades do interior.

Os PTTs do IX.br também permitem o estabelecimento e crescimento de provedores regionais, o que por consequência aumenta o número de pessoas com acesso a internet.




Os impactos na internet brasileira

Tudo isso tem tido um grande impacto na internet oferecida no nosso país. Na prática, ela está indo cada vez mais longe, ganhando cada vez mais qualidade e os preços estão caindo. O que tem beneficiado, principalmente, os usuários. Agora, eles podem contar com internet de boa qualidade e pagando pouco por isso.

E no mundo atual, em que a internet já é uma necessidade básica como água e eletricidade, essa expansão da qualidade e disponibilidade da internet tem promovido a inclusão social, dando acesso à internet para cada vez mais pessoas.

Mas os usuários não são os únicos beneficiários. As empresas provedoras de internet também têm colhido ótimos frutos do projeto IX.br, principalmente no que diz respeito a custos. Ao se conectarem a uma PTT, essas empresas se tornam mais independentes e muitos gargalos de tráfego deixam de existir, podendo retornar na forma de lucro.

E muitas vantagens comercias também são obtidas com a conexão. Pois, como há a possibilidade de vender tráfego, as empresas conseguem lucrar ainda mais, enquanto ajudam a levar a internet cada vez mais longe. Sem falar no ganho de competitividade trazidos pela redução de custos, mais proximidade do usuário e a possibilidade de investimentos.

Quando seus dados (site, sistema ou conteúdo) está em um PTT, e seu cliente também, a experiência dele é excepcional.

Já que falamos sobre esse projeto que entre muitas vantagens uma delas é a melhora de conexão, confira também: 8 problemas que podem deixar o seu servidor lento, e aprenda como evitá-lós. Se gostou do nosso artigo, acompanhe nosso blog não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber nossos conteúdos novos semanais no seu email.

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.