Pesquisar
Close this search box.

3 de julho de 2020

Gestão em TI: quais erros que não posso cometer?

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
gestao-em-ti
Getting your Trinity Audio player ready...
Tempo de leitura: 5 minutos

 

Manter-se atualizado no ambiente de tecnologia da informação é um dos maiores desafios dos gestores ou consultores. Também conhecido pelo termo em inglês up to date, a atualização significa usar as melhores práticas e as tecnologias de ponta na gestão em TI.

Porém, as tendências e novas ferramentas são lançadas com uma velocidade muito grande. Isso torna cada vez mais difícil e custoso a tarefa de se permanecer modernizado. Afinal, alguns pontos não podem ser negligenciados, sob pena de se colocar em risco todo um setor ou mesmo todo o negócio de uma empresa.

Neste post, listaremos alguns erros que não podemos cometer quando se trata da gestão em TI.

Não perceber as tendências do mercado

Não ficar atento às tendências que o mercado sinaliza é um grande erro que as empresas de tecnologia podem cometer. Normalmente, essas novidades são frutos de estudos feitos pelas grandes companhias de hardware e software e pelas empresas de consultorias. São sustentados por um forte investimento e prezam pela redução de custos e melhoria nos serviços prestados.

Portanto, saber dosar entre ser o primeiro da fila e demorar a se modernizar é o grande dilema para os gestores. Mas, precisamos ficar antenados mesmo assim.




Ser resistente às críticas dos usuários

Não perceber ou ouvir as reclamações de seus usuários pode também significar um declínio em seus projetos. Pois, são eles —os usuários— que têm a vivência na utilização dos sistemas e que primeiro sentem as dificuldades e as eventuais falhas.

Os problemas podem ser resultantes de equipamentos ultrapassados; linhas de comunicação deficientes; servidores sobrecarregados; programas mal desenvolvidos ou mesmo acesso às bases de dados com baixo desempenho.

E é por isso, que entender a dor do usuário é indispensável para uma eficiente gestão em TI. Por isso, saber ouvir é uma virtude do bom gestor.

Descuidar da segurança

Não ficar extremamente atento à questão da segurança é outro tópico absolutamente crítico. No momento de proliferação de ataques de hackers, toda a segurança ainda é pouca. Por isso, o controle de acesso deve ser monitorado com as exigências de senhas cada vez mais robustas.

No que se refere aos backups, simulações de restauração (restore no inglês) devem ser feitas frequentemente para certificar de sua eficiência. Pior que não ter um backup é tê-lo, porém, sem conseguir restaurá-lo.

A segurança é requisito básico de qualquer empresa. Confira outro artigo com dicas de cibersegurança do blog: como manter a segurança no ciberespaço.




Não avaliar alternativas

Outro erro comum praticado pelos gestores de TI é não avaliar alternativas para a operação de seu ambiente tecnológico. Deve-se considerar a computação em nuvem e a contratação de um data center, por exemplo. O custo da utilização de ambos deve ser comparado com os gastos para se manter uma estrutura própria.

O avanço das telecomunicações possibilita a terceirização de ativos que anteriormente não podia ser feito. Com isso, o investimento cai e o custo da terceirização do ambiente passa a ser despesa. Dependendo da empresa, isso pode ser muito vantajoso.

Desrespeitar prazos e metas

Não conseguir equacionar os prazos de desenvolvimento, de testes e de implantação bem como não manter o escopo acertado com os usuários é outro equívoco cometido na gestão em TI. É extremamente difícil planejar um cronograma devido à quantidade de variáveis que normalmente estão inseridas nos projetos de TI.

Deve-se investir um bom tempo no desenho das soluções, documentando bem os requisitos determinados pelos clientes, sejam eles internos ou externos. A partir daí, o prazo e o escopo precisam ser seguidos à risca.

Conclusão

E você, responsável pela gestão de TI, identificou outros erros que não devem ser cometidos? Deixe seu comentário aqui no blog. E também assine a nossa newsletter para receber conteúdo novo toda semana. Se tem interesse sobre gestão, confira: como fazer gestão de clientes?

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.