Pesquisar
Close this search box.

3 de junho de 2019

cPanel: entenda o que é e por que ele é importante para sua empresa

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
cpanel
Tempo de leitura: 17 minutos

Entre a necessidade de verificar o trabalho de times, garantir que tudo está funcionando corretamente e verificar indicadores, nem sempre há espaço para otimizar os serviços da área. Para auxiliar quem passa por esse tipo de situação, existe uma ferramenta que pode ajudar muito os gestores de TI com grande carga de trabalho: o cPanel.

Para um gerente de TI, a otimização do seu trabalho precisa ser uma busca constante. O setor em que ele atua possui muitas demandas diariamente para serem coordenadas, incêndios para serem apagados e, consequentemente, sobra pouco tempo para pôr em prática as mudanças dentro da empresa para que ela cresça sempre. O que faz com que uma ferramenta como o cPanel seja mais do que necessária.

No post de hoje falaremos sobre essa consolidada solução de TI. Ela pode ajudar você a encontrar o tempo para investir na melhoria das atividades do setor de TI e ainda é capaz de facilitar a administração de sites e contas de e-mail corporativo. Veja no post de hoje o que é o cPanel e por que você deve adotá-lo!

Boa leitura!

O que é cPanel

O cPanel é um software de gestão de hospedagem web, referido comumente como um painel de controle para sites e e-mail.

Criado no fim dos anos 1990, essa ferramenta baseada em Linux entrega ao usuário uma interface gráfica para que ele possa administrar todas as características de um servidor, seja ele executado em um ambiente dedicado ou em uma Cloud Privada.

Por sua robustez e facilidade de uso, ele se tornou rapidamente a solução mais utilizada para o controle de domínios e e-mails no mundo inteiro. Atualmente, não existe um concorrente que chegue perto da sua predominância. E poucas são as soluções de TI com uma comunidade tão fiel de colaboradores e que possuem um grande volume de documentação disponível para uso.

O que o cPanel oferece

O cPanel é o mediador entre usuário e servidor: ele agiliza processos e facilita a vida do profissional de TI. O usuário pode controlar, por ele, boa parte da operação online de uma empresa, tanto em seus serviços de comunicação como em suas páginas e sistemas web.

Esse controle vem principalmente por meio de funções para a gestão de domínios e subdomínios, da administração de contas de e-mail corporativo e da configuração de outros aplicativos como o WordPress.

Além disso, ainda é possível personalizar opções de segurança, como parâmetros SSL do site . Em outras palavras, o cPanel é uma solução que dá ao gestor de TI um controle completo sobre todos os serviços online do negócio.

As melhores funcionalidades do cPanel

Como falamos anteriormente, o cPanel é uma solução completa, com diferentes recursos para que o profissional de TI possa atuar de maneira estratégica — tornando o seu ambiente de trabalho mais eficaz e inteligente. Abaixo, destacamos cinco funcionalidades que podem ser úteis ao seu negócio.

Confira!

Proteção de diretórios com senha

Quer publicar uma informação sigilosa ou restringir o acesso a determinado conteúdo? Com o cPanel isso pode ser feito facilmente. Diretamente no painel de gestão de domínios, é possível configurar uma área privada protegida por senha.

Dessa forma, somente as pessoas certas poderão modificar ou visualizar determinadas áreas das páginas da empresa. Em outras palavras, você terá o máximo de controle sobre como e quem pode ter acesso aos serviços web do negócio.

Bloqueio de acesso a partir de determinada faixa de IP

O bloqueio de acesso a partir de faixas de IP é uma estratégia que pode ser utilizada por empresas para vários fins. Esse recurso pode, por exemplo, facilitar a restrição de conteúdos para determinadas áreas, especialmente durante a exibição de mídias protegidas por direitos autorais e licenciamento com limitações geográficas.

Além disso, a empresa pode eliminar o acesso aos seus endereços por meio de serviços de VPN, tornando mais transparentes os seus dados de acesso. O uso desse recurso também pode eliminar ou reduzir o impacto causado por ataques. A empresa pode bloquear o acesso de IPs utilizados para envio de grande número de requests, por exemplo.

Assim, ataques como os DDoS são mitigados com maior precisão. Para todos esses casos, o cPanel fornece uma solução de bloqueio simples e ágil. Em alguns cliques, o profissional de TI poderá limitar o acesso de suas páginas e serviços web às faixas de IP que ele julga confiáveis. Assim, maximizando a confiabilidade e o controle sobre os seus recursos.

Compressão do conteúdo do site

O desempenho de uma página web está ligado diretamente à sua capacidade de conquistar visitantes fiéis. Caso o negócio não consiga criar sites que são carregados rapidamente, as chances de que uma pessoa desista de visualizar um conteúdo aumentam drasticamente. Portanto, é necessário utilizar todas as técnicas de otimização de páginas web possíveis.




Uma delas é disponibilizada nativamente pelo cPanel: a compressão de conteúdos do site. Essa ferramenta reduz o número de pacotes que são enviados ao usuário antes que ele receba as informações. Dessa forma, o tempo necessário para acessar cada conteúdo cai drasticamente.

A compressão de conteúdos também é benéfica para o negócio. Reduzindo a banda utilizada por suas páginas web, a empresa diminui o uso dos recursos disponíveis. O que torna a administração de páginas web mais econômica a médio e longo prazo.

Ferramentas para a administração de banco de dados

Atualmente, bancos de dados baseados no MySQL e no phpMyAdmin fazem parte do código-fonte de vários serviços e páginas web. Diante da necessidade de manter um grande número de informações disponíveis para usuários, empresas investem nesse tipo de ferramenta para tornar o acesso a informações mais ágil e seguro.

Com o cPanel, a companhia contará com uma ferramenta completa para gerenciar as suas informações mais importantes. Com a compatibilidade nativa com MySQL e phpMyAdmin, você poderá definir regras, modificar políticas e otimizar recursos rápido e precisamente.

Recursos para gestão completa de e-mails

O cPanel oferece diversos recursos muito interessantes para a gestão de e-mails, que podem te ajudar em diversos aspectos.

Além daqueles já esperados, como criação e gerenciamento de contas, você também pode contar com Listas de Endereçamento, que permitem que você envie comunicados para diversos usuários a partir de um único e-mail; ferramenta de webmail, que permite que as mensagens de e-mail sejam lidas diretamente no navegador; e Encaminhadores de e-mail, que permitem encaminhar os e-mails recebidos de uma conta para outra. Além disso, você também pode contar com a ferramenta anti-spam Apache SpamAssassin.

Com isso, você consegue fazer a gestão dos seus e-mails a partir de um único ponto e uma única ferramenta. O que te ajuda a economizar tempo e recursos adquirindo ferramentas de terceiros, além de, obviamente, melhorar a administração das contas como um todo.

Como o cPanel funciona

O cPanel é um software baseado em web, instalado no servidor, que pode ser acessado usando o endereço http://seudominio/cpanel, ou pelas portas 2082 e 2083 (esta última, uma porta criptografada).

Ao acessar a página, o processo de administração é bem simples. A interface gráfica apresenta os principais recursos — como o gerenciamento de e-mails, arquivos, FTP e armazenamento —, além de ferramentas administrativas para análise, extensões e bancos de dados.

Todos esses recursos podem ser controlados em tempo real. As mudanças feitas em regras de segurança e nas políticas de e-mail são aplicadas automaticamente para todas as contas. O que reduz o tempo para eliminar problemas e tornar o ambiente de trabalho dos usuários mais eficaz e confiável.

A importância do cPanel para a sua empresa

O cPanel é uma solução simples, porém poderosa. O impacto de seu uso pelo setor de TI pode ajudar de forma consistente a operação da empresa, permitindo simplificação de processos e mais tempo para se dedicar ao crescimento e à otimização da infraestrutura.

Veja as principais vantagens:

Processo de instalação simples e intuitivo

Ao contrário de muitas outras ferramentas, a instalação do cPanel é bastante simples e rápida em qualquer tipo de servidor. Tudo que precisa ser feito é instalar o sistema operacional Linux na máquina e executar o script. Em alguns minutos a instalação é feita e pronto!

E se você usa os serviços de um provedor de hospedagem tudo fica ainda mais fácil. Pois a grande maioria já oferece esse recurso previamente instalado e você só precisa validar a sua licença de uso. Com a HostOne, por exemplo, você pode comprar a sua licença para servidor dedicado ou data center virtual diretamente no site e fazer a instalação.

Facilidade de uso

O cPanel é uma ferramenta simples. Sua interface gráfica é bem organizada e conta com auxílios visuais para deixar tarefas extensas ou exaustivas a alguns cliques de distância. Além disso, ela é bastante intuitiva, contando com seções claramente marcada e ícones amigáveis tanto para usuários Mac quanto Windows.

E tudo é divido em categorias, como Correio, Preferências, Domínios, Banco de Dados, Segurança, Serviços avançados, etc. Dentro dessas categorias, é possível encontrar todas as ferramentas e recursos que você precisa, inclusive tutoriais em vídeo. Além de gerenciadores de arquivos, controles FTP , logs sobre os visitantes e respondedores automáticos.

Assim, o profissional responsável pelo gerenciamento do servidor tem sempre tudo que precisa muito bem organizado e com fácil acesso. E essa característica não só facilita a vida do administrador, como diminui o tempo de treinamento de novos profissionais. Não é necessário decorar linhas de comando ou grandes workarounds para executar uma tarefa, por exemplo. Com alguma instrução e um pouco de prática, qualquer pessoa é capaz de utilizar o software.

Centralização de tarefas

Falando em organização de interface, o cPanel consegue centralizar diversas tarefas administrativas em uma única tela. O que proporciona um acesso rápido a todos os aspectos do gerenciamento de um servidor.

Dessa forma, é possível diminuir o número de pessoas responsáveis pela manutenção e administração. Inclusive, é possível deixar todos esses processos a cargo de um único profissional. Além disso, o tempo necessário para aplicar uma alteração no cPanel cai ao máximo, dando ao setor de TI mais tempo para focar no atendimento ao usuário e atividades críticas.

Automação

O cPanel automatiza e simplifica várias tarefas importantes para a empresa. Estatísticas, por exemplo, são geradas para que o profissional de TI tenha uma visão geral sobre visitas, acesso a arquivos e outras informações que são muito valiosas para a análise de gargalos e oportunidades de crescimento.

Automatizando processos, o profissional de TI consegue ser mais produtivo. Ele poderá dedicar-se com um foco maior a projetos e outros processos do setor. Além disso, as chances de erros caem drasticamente.

Suporte facilitado

Uma das vantagens de softwares livres é a sua comunidade. Por todo o mundo, milhares de usuários atuam solucionando problemas, criando tutoriais e ensinando como usar suas ferramentas favorita. Com o cPanel não é diferente.




A comunidade em volta do cPanel é a maior do mundo para esse tipo de ferramenta. São milhares de tutoriais, grupos de discussões e cursos online para ajudar o gerente de TI e sua equipe em qualquer problema de hospedagem que possa surgir no caminho. Sempre que encontrar um problema, você terá a certeza de que há alguma solução para ele.

Flexibilidade

Ter essa grande comunidade possibilitou que o cPanel se tornasse também um grande agregador de soluções de terceiros. Com sua API disponível, várias extensões ajudam a flexibilizar e aumentar as capacidades do painel de controle. Assim, é possível torná-lo um ambiente mais adequado às necessidades da empresa.

Precisa de um recurso que não é nativo do cPanel? Basta procurar na comunidade uma extensão que, uma vez instalada, levará a sua instalação a um novo nível de qualidade. Se uma solução antivírus for necessária, por exemplo, é possível encontrar ótimas extensões gratuitas.

Se há um problema com Spam, o cPanel também oferece diversas opções de plugins que podem lidar com ele facilmente. Assim, a empresa pode ir agregando todos os recursos que forem necessários ao cPanel, tornando-o uma ferramenta ainda mais completa.

Economia de tempo

Todas essas vantagens que citamos convergem em um ponto central para a eficiência operacional: o cPanel economiza o seu tempo. Ter tarefas centralizadas, automatizadas, de fácil uso e adaptadas ao que você precisa é a soma perfeita para diminuir a carga de trabalho sobre o administrador do sistema.

Em grandes empresas com operações complexas, isso significa otimizar o tempo da equipe para focar em tarefas mais críticas. Assim, funções mais importantes como segurança, estabilidade do sistema e implementação de novas soluções ganham mais tempo e recursos.

Em uma pequena empresa ou startup baseada em um serviço web, essa é uma forma de cortar processos e diminuir as demandas administrativas para ter mais tempo dedicado à consolidação do modelo de negócio.

Facilidade de migração

O cPanel oferece uma grande vantagem: a possibilidade de migrar seus websites entre diferentes servidores, mesmo que de empresas diferentes, desde que em ambos utilizem o painel cPanel como gestor.

E todo o processo de migração é extremamente simples e fácil, podendo ser realizado com apenas alguns cliques.  Tudo que você precisa fazer é criar um backup completo na antiga hospedagem, gerando um arquivo; enviar este arquivo para o seu novo plano de hospedagem, através do gerenciador de arquivos ou via FTP; e descompactá-lo, enviando os arquivos para seus respectivos diretórios.

Aqui na HostOne o processo é ainda mais simples: nós fazemos a migração para você sem nenhum custo adicional. Se você está hospedado em uma empresa de hospedagem que não está entregando um serviço de qualidade, entre em contato com a gente. Contratando um dos nossos planos de hospedagem, nós fazemos a migração completa dos seus websites gratuitamente.

O custo de implementação e suporte

A instalação e o suporte do cPanel geralmente são oferecidos pela empresa contratada para a hospedagem em seus servidores, mediante o pagamento de um adicional quando você possui um servidor exclusivo (Dedicado ou Cloud).

O valor, contudo, é pequeno se comparado à importância de sua implementação para o gerenciamento de domínios e e-mails corporativos. O ganho de tempo e a otimização nos processos é a maior economia que se pode fazer em uma empresa. E isso independente do seu tamanho.

Contratando a implementação, ainda é possível adquirir junto ao fornecedor a licença de uso do cPanel para que você ou o profissional responsável pelo sistema estejam preparados para aproveitar ao máximo a ferramenta.

Não é à toa que o cPanel é a solução mais consolidada de gestão de hospedagens web desde 1990. A facilidade de uso, a praticidade e o poder de administrar todos os aspectos de um servidor em uma única tela são características imbatíveis para ajudar o gerente de TI a ter uma operação eficiente.

Além do uso de soluções como o cPanel, que trazem um alto retorno sobre o investimento diante dos seus benefícios, uma das estratégias utilizadas por empresas para conseguir economizar é o investimento em servidores de hospedagem econômicos.

Agora que você entendeu o que é cPanel, acha que vale a pena para seu negócio? Você sabe quais são os impactos de economizar na hora de contratar um servidor de hospedagem? Confira o nosso post sobre o tema e saiba mais!

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.