Entenda o que é cPanel e por que ele é importante para sua empresa

cPanel
por

Para um gerente de TI, a otimização do seu trabalho precisa ser uma busca constante. São muitas demandas diariamente para coordenar, incêndios para apagar e sobra pouco tempo para pôr em prática as mudanças que você sempre quis fazer dentro da empresa para que ela cresça sempre. Há uma excelente ferramenta que pode lhe ajudar muito no seu dia a dia: o cPanel.

Hoje, vamos falar desta  ferramenta consolidada no mercado que pode lhe ajudar a encontrar esse tempo e ainda facilita a administração de sites e contas de e-mail corporativo. Veja o que ele é e por que você deve adotá-lo:

O que é cPanel

O cPanel é um software de gestão de hospedagem web, referido comumente como um painel de controle para sites e e-mail. Criado no fim dos anos 1990, essa ferramenta baseada em Linux entrega ao usuário uma interface gráfica para que ele possa administrar todas as características de um servidor, seja ele dedicado ou uma Cloud Privada.

Por sua robustez e facilidade de uso, ele se tornou rapidamente a solução mais utilizada para o controle de domínios e e-mails no mundo inteiro. Hoje, não existe um concorrente que chegue perto da sua predominância, com uma comunidade fiel de colaboradores e um grande volume de documentação.

O que o cPanel oferece

O cPanel é o mediador entre usuário e servidor, agilizando processos e facilitando a vida do profissional de TI, que pode controlar, por ele, boa parte da operação online de uma empresa.

Esse controle vem principalmente da gestão de domínios e subdomínios, da administração de contas de e-mail corporativo e da configuração de outros aplicativos como o WordPress.

Além disso, ainda é possível personalizar opções de segurança, como parâmetros SSL do site (ferramenta que pode ser muito bem aproveitada se o profissional responsável tiver um certificado nesse padrão).

Como ele funciona

O cPanel é um software baseado em web, instalado no servidor que pode ser acessado usando o endereço http://seudominio/cpanel, ou pelas portas 2082 e 2083 (esta última, uma porta criptografada).

Ao acessar a página, o processo de administração é bem simples. A interface gráfica apresenta os principais recursos, como o gerenciamento de e-mails, arquivos, FTP e armazenamento, além de ferramentas administrativas para análise, extensões e bancos de dados.

A importância do cPanel para a sua empresa

O cPanel é uma solução simples, porém poderosa. O impacto de seu uso pelo setor de TI pode ajudar de forma consistente a operação da empresa, permitindo simplificação de processos e mais tempo para se dedicar ao crescimento e à otimização da infraestrutura. Veja as principais vantagens:

Facilidade de uso

O cPanel é uma ferramenta simples. Sua interface gráfica é bem organizada e conta com auxílios visuais para deixar tarefas extensas ou exaustivas a alguns cliques de distância.

Essa característica não só facilita a vida do responsável pelo gerenciamento do servidor como diminui o tempo de treinamento de novos profissionais. Com alguma instrução e um pouco de prática, qualquer pessoa é capaz de utilizar o software.

Centralização de tarefas

Falando em organização de interface, o cPanel consegue centralizar diversas tarefas administrativas em uma única tela, dando acesso rápido a todos os aspectos do gerenciamento de um servidor.

Dessa forma, é possível diminuir o número de pessoas responsáveis pela manutenção e administração, inclusive deixar todos esses processos a cargo de um único profissional.

Automação

O cPanel automatiza e simplifica várias tarefas importantes para a empresa. Estatísticas, por exemplo, são geradas para que o profissional de TI tenha uma visão geral sobre visitas, acesso a arquivos e outras informações que são muito valiosas para a análise de gargalos e oportunidades de crescimento.

Suporte facilitado

A comunidade em volta do cPanel é a maior do mundo para esse tipo de ferramenta. São milhares de tutoriais, discussões e cursos online para ajudar o gerente de TI e sua equipe em qualquer problema de hospedagem que possa surgir no caminho.

Flexibilidade

Ter essa grande comunidade possibilitou ao cPanel ser também um grande agregador de soluções de terceiros. Com sua API disponível, várias extensões ajudam a flexibilizar e aumentar as capacidades do painel de controle. Assim, é possível torná-lo um ambiente mais adequado às necessidades da empresa.

Economia de tempo

Todas essas vantagens que citamos convergem em um ponto central para a eficiência operacional: o cPanel economiza o seu tempo.

Ter tarefas centralizadas, automatizadas, de fácil uso e adaptadas ao que você precisa é a soma perfeita para diminuir a carga de trabalho sobre o administrador do sistema.

Em grandes empresas com operações complexas, isso significa otimizar o tempo da equipe para se focar em tarefas mais críticas, como segurança, estabilidade do sistema e implementação de novas soluções.

Em uma pequena empresa ou startup baseada em um serviço web, é uma forma de cortar processos e diminuir as demandas administrativas para ter mais tempo dedicado à consolidação do modelo de negócio.

Facilidade de migração

O cPanel oferece uma grande vantagem que é a possibilidade de migrar seus websites entre diferentes servidores, mesmo que de empresas diferentes, desde que em ambos se utilize o painel cPanel como gestor. Quando você está hospedado em uma empresa que oferece o cPanel mas não entrega um serviço de qualidade, a Host One faz a migração de todos os seus websites para nossa infra-estrutura sem qualquer cobrança por este serviço de transferência de dados.

O custo de implementação e suporte

A instalação e o suporte do cPanel geralmente são oferecidos pela empresa contratada para a hospedagem em seus servidores, mediante o pagamento de um adicional quando você possui um servidor exclusivo (Dedicado ou Cloud).

O valor, no entanto, é muito pequeno se comparado com a importância de sua implementação para o gerenciamento de domínios e e-mail corporativo. O ganho de tempo e a otimização nos processos é a maior economia que se pode fazer em uma empresa, seja qual for o seu tamanho.

Contratando a implementação, inclusive, ainda é possível adquirir junto ao fornecedor a licença de uso do cPanel, para que você ou o profissional responsável pelo sistema estejam preparados para aproveitar ao máximo a ferramenta.

Não é à toa que o cPanel é a solução mais consolidada de gestão de hospedagens web desde os anos 1990. A facilidade de uso, a praticidade e o poder de administrar todos os aspectos de um servidor em uma única tela são características imbatíveis para ajudar o gerente de TI a ter uma operação eficiente.

E você, ainda não usa o cPanel? Está em dúvida de como ele pode ajudar a sua empresa a otimizar seus processos online? Então entre em contato com a Host One! Nós podemos esclarecer todas as suas dúvidas sobre hospedagem, administração, manutenção e ainda encontrar a melhor solução para a sua demanda.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *