Cloud Computing em 2020: Tendências e o que esperar

0
584
Cloud-Computing-em-2020
Tempo de leitura: 7 minutos

O que esperar da Cloud Computing em 2020? Uma coisa é certa: haverá crescimento! A nuvem já se consolidou como uma das principais soluções tecnológicas do século e a tendência é que continue se desenvolvendo e revolucionando cada vez mais setores.

Na década de 60, quando a tecnologia foi apresentada, ela foi vista como uma plataforma experimental e jamais se imaginou que pudesse chegar onde está hoje. As expectativas ruins se mantiveram até os anos 2.000, quando a cloud começou a ganhar mais visibilidade e as primeiras ofertas comerciais apareceram.

Em 2006, foi apresentada ao mercado a primeira solução de IaaS lançada por um provedor de nuvem pública. Mas a aceitação do público não foi tão positiva e o receio das empresas em confiar seus dados a terceiros era grande. 

Hoje, mais de uma década depois, a Cloud já domina vários setores da indústria, com diversas soluções que têm transformado o mercado e a forma como bens e serviços são oferecidos às empresas e aos consumidores.

E para a década que se inicia, o que podemos esperar? É difícil prever o que será da nuvem nos próximos 10 anos, mas há fortes tendências da Cloud Computing em 2020. Abaixo, você confere todas elas detalhadamente. 

Acompanhe e descubra como preparar a sua empresa para tudo que vem por aí!

Mais capacidade de armazenamento

A capacidade de armazenamento em nuvem tem crescido de forma exponencial nos últimos anos, ao mesmo tempo em que o custo tem caído. A tendência é que isso se mantenha e que a Cloud Computing em 2020 tenha ainda mais capacidade de armazenamento.

Isso é importante, pois o número de empresas adotando a Cloud para armazenar seus dados não pára de crescer. De fato, um estudo feito pela Unisys mostra que o armazenamento em nuvem deve crescer até 28% no próximo ano.

De qualquer forma, as empresas e indivíduos que precisarem utilizar a nuvem para armazenar ou analisar uma grande quantidade de dados terão mais eficiência em seus projetos em 2020. E o custo não será uma grande preocupação, já que a tendência é que ele se mantenha o mesmo.




Crescimento da nuvem híbrida

A nuvem privada ainda é a opção de muitas empresas em todo o mundo. Contudo, diante do seu custo e complexidade de manutenção elevados, as organizações devem passar a dividir grande parte do seu workload com a nuvem pública.

Com isso, a Cloud Computing em 2020 será muito mais híbrida. Na verdade, o Gartner prevê que, até lá, o modelo híbrido seja o mais utilizado por empresas em todo o mundo.

Isso se deve ao fato de a nuvem híbrida ajudar na redução de custos e trazer mais facilidade para a implementação de novas tecnologias.

Aumento nas soluções baseadas em nuvem

Atualmente, já temos inúmeras soluções baseadas em nuvem disponíveis no mercado: IaaS, SaaS, PaaS e muitas outras. Para o próximo ano, a previsão é que diversas outras soluções inovadoras surjam para transformar ainda mais a TI.

Assim, o número de empresas baseadas em SaaS, PaaS e outros segmentos da cloud também deve crescer. O que deve impulsionar toda a indústria da Cloud Computing em 2020, fazendo com que ela atinja o valor de R$ 411 bilhões, como previu a Gartner em 2017.

PaaS terá maior aderência

A Plataforma como Serviço, PaaS, na sigla em inglês, já é bastante utilizada pelas empresas. Ela representa uma ambiente hospedado em nuvem que oferece suporte às mais diversas demandas que uma empresa pode ter, como a criação de produtos e serviços, desenvolvimento de softwares e aplicativos, testes, armazenamento de dados e gerenciamento de ferramentas e aplicações.

Em 2020, a tendência é que haja uma aderência ainda maior dessa solução, principalmente por conta das muitas vantagens que ela oferece. Entre elas está a redução de custos, o aumento da produtividade e da segurança, além de  mais escalabilidade.

Assim, com mais usuários aderindo a nuvem híbrida, teremos uma diminuição no número de usuários da cloud privada. A nuvem pública também deve apresentar crescimento por conta do número cada vez maior de aderentes.

Mais foco em segurança

A segurança já é atualmente um dos principais focos e vantagens da nuvem, independente se privada, pública ou híbrida. Para a Cloud Computing em 2020, espera-se que isso não só se mantenha como evolua. Isso pois essa última década apresentou um crescimento vertiginoso no número de ataques e novas ameaças.

Por isso, no próximo ano as provedoras de serviços baseados em Cloud devem focar em lançar soluções mais seguras, com capacidade de armazenar, tratar e transmitir gigantescos volumes de dados com proteção total.




As novas leis e regulamentos de proteção aos dados, como a GDPR na Europa e a LGPD aqui no Brasil, são fatores que também contribuirão para isso. 

Expansão do conceito de Internet de Tudo(IoE)

2020 será o ano da Internet de Tudo(IoE), um conceito bastante parecido, mas distinto da internet das Coisas(IoT). Enquanto a IoT está relacionada à conexão entre máquinas, a IoE é muito mais abrangente, envolvendo também dados, processos e pessoas.

A Cloud Computing é o que dará suporte a todas essas conexões, auxiliando na coleta de dados e na interação entre homens e interfaces. Logo, para Cloud Computing em 2020 podemos esperar também um crescimento no número de usuários e de dados armazenados.

Mais Inteligência Artificial e Machine Learning

Por fim, no próximo ano teremos um crescimento ainda maior do Machine Learning(ML) e da Inteligência artificial(IA). Atualmente, essas duas tecnologias já estão explorando bastante da nuvem e revolucionando setores inteiros.

Para a década que se inicia, a tendência é que as duas cresçam ainda mais, como aponta um levantamento feito pela Gartner este ano. Segundo a pesquisa, 14% das empresas já utilizam a IA atualmente e cerca de 50% deve implementá-la no próximo ano. 

Para a ML, os números previstos também não deixam a desejar e demonstram como ambas vão exigir muito da Cloud Computing em 2020.

Quer saber mais sobre Cloud Computing e tendências em TI para o próximo ano? Então fique ligado aqui no blog da Host One! E não deixe de assinar a nossa newsletter para receber conteúdo fresquinho diretamente no seu e-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui