Pesquisar
Close this search box.

25 de março de 2019

Como você pode se tornar um líder em sua equipe

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
se-tornar-um-líder
Tempo de leitura: 7 minutos

Ser promovido, reconhecido, conquistar um salário melhor; enfim, conquistar o posto de líder! Este é o objetivo da grande maioria dos colaboradores e, muito provavelmente, também o seu. Mas como você pode chegar lá? A resposta para essa pergunta exige que, primeiro, você entenda dois conceitos importantes; o de líder natural e líder de função.

Líder natural e líder de função

Ser promovido para um posto de liderança, para a função de CHEFE, não faz de ninguém um líder, pois existe uma enorme diferença entre esse conceito tradicional de chefia e a verdadeira essência de liderar. Um chefe nem sempre é um líder, assim como um líder não precisa, necessariamente, estar níveis acima da sua equipe.

Ficou confuso? Calma que você já vai entender! Quando falamos em líder de função, estamos falando do chefe. Aquela pessoa que conseguiu uma promoção e agora é o “líder” de todo um setor e/ou equipes.

A questão é que, estar em uma posição superior na hierarquia de uma empresa não significa ser um líder. Muito pelo contrário, a maioria dos líderes de função hoje em dia passam longe do que é, verdadeiramente, liderar. Eles são inflexíveis, autoritários, centralizadores, desconsideram os aspectos humanos das suas equipes e pensam apenas no lucro.

Já o verdadeiro líder, o líder natural, é completamente o oposto dessa figura. Ele sempre procura entender as necessidades dos seus colaboradores, parando para ouví-los e ajudando na superação dos obstáculos; ele é motivado e motiva a sua equipe a buscar resultados; ele sabe reconhecer os seus erros, é empático, orientador, sabe se comunicar e trabalhar em equipe, estando sempre pronto para tentar de novo caso venha a falhar.

Assim, o seu objetivo para se tornar um líder, não deve ser perseguir uma promoção; e sim, desenvolver as habilidades essenciais da verdadeira liderança. E isso você descobre como fazer a seguir!

Então, como você pode se tornar um verdadeiro líder?

Algumas pessoas não precisam se tornar líderes, elas já têm, naturalmente, as habilidades necessárias para liderar. Porém, são poucos esses privilegiados e a maioria de nós precisa buscar desenvolver essas skills por meio de muito treino e estudos.




E essas habilidades não envolvem apenas questões técnicas. Na verdade, elas estão mais ligadas à forma como você se relaciona com o seu time e a como você lida com os problemas e obstáculos no seu caminho, seja ele profissional ou pessoal.

Abaixo, nós listamos uma série dessas competências que você precisa desenvolver em si para se tornar um líder natural – não um líder de função.

Proatividade

Um líder natural é proativo, buscando sempre se antecipar aos problemas antes que eles, de fato, ocorram. Isso o destaca dentre os demais colaboradores e o ajuda a lidar melhor com os problemas que envolvem o seu time. O que também o coloca, naturalmente, em uma posição de liderança entre os demais colaboradores.

Por isso, se você ainda não é pessoa muito proativa, você precisa desenvolver essa habilidade para se tornar um líder.

Mas como isso pode ser feito? Assim como qualquer outra habilidade, a proatividade pode ser desenvolvida através do treino e da mudança de comportamento. Então, procure se conhecer melhor e identificar em si os hábitos que prejudicam esse desenvolvimento, trocando-os por hábitos mais proativos e treinando sempre para mantê-los.

Responsabilidade

Para se tornar um líder, você também precisa ser responsável e chamar a responsabilidade para si. Então, procure sempre cumprir com as suas obrigações e metas, cumprindo as normas e não delegando para um colega algum erro ou tarefa que é da sua responsabilidade.

Isso porque esse tipo de atitude te coloca como um exemplo para os demais e inspira respeito e admiração. E estas são duas coisa que não se pode impor – por mais que os “líderes de função” o tentem – e sim, se conquista através de atitudes.

Motivação que motiva

Outra característica inerente a um líder natural é a motivação. E não é apenas motivação própria, de querer fazer o que tem que ser feito e alcançar os objetivos; e sim de também procurar motivar as pessoas ao seu redor, ajudando todas elas a atingirem suas metas e se desenvolverem.

Assim, para se tornar um líder, você deve descobrir o que te motiva e te faz ir ao trabalho todos dias. Deve procurar conhecer, também, o que motiva os outros colaboradores do seu time e tentar usar isso para aumentar a produtividade e o engajamento entre eles.




Ambição – mas na medida certa

A ambição é uma característica chave em qualquer líder de verdade. Afinal, a busca constante por objetivos, que é fator presente na carreira de todos os líderes, só é possível quando se tem ambição.

Porém, essa ambição precisa ser saudável e jamais ultrapassar os limites da ética e da responsabilidade. Se uma pessoa passa a perna em outra apenas para se dar bem, por exemplo, ela automaticamente deixa de ser um líder natural, embora possa até aumentar as suas chances de se tornar um líder de função.

Habilidades interpessoais

Por fim, se você quer se tornar um líder natural, desenvolver habilidades interpessoais é uma obrigação para você! Isso porque, ao contrário de um líder de função, um líder natural precisa estar sempre em meio aos seus colegas ou subordinados.

Ele precisa saber ouvir, se comunicar, aliviar a tensão e resolver os conflitos ocasionais que venham a acontecer dentro do seu time. Como um líder natural, você precisa se relacionar com os demais da melhor maneira possível e estar pronto para ajudar sempre que necessário. E para isso, você precisa desenvolver habilidades interpessoais.

Sendo um líder natural, a promoção para uma função de liderança é questão de tempo

No final das contas, quando você se tornar um líder natural, a promoção para uma função de liderança não vai demorar a chegar. Isso porque, com todas essas habilidades, você se destaca dentre os demais e demonstra aos seus superiores que você é capaz de, verdadeiramente, liderar uma equipe.

Mas ao chegar lá, não se esqueça do que ser um líder genuinamente significa. Você pode ser um líder de função, mas não pode perder as características de um líder natural!

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.