4 passos para evitar vazamento de dados

vazamento-de-dados

Nos últimos tempos, tem aumentado cada vez mais o número de grandes empresas que sofreram vazamento de dados. Facebook, Quora, T-Mobile, Dell, British Airways e muitas outras gigantes tiveram informações internas e de clientes vazadas. O que acarretou em milhões de pessoas lesadas e bilhões de dólares perdidos, além de um prejuízo de imagem incalculável.

Esses acontecimentos levantaram sinal de alerta em organizações do mundo inteiro, que passaram a buscar mais proteção e segurança para suas informações. E essa é uma atitude que não é necessária apenas para os grandes players.

Normalmente, temos a ideia de que apenas empresas como essas estão suscetíveis a esta situação. Afinal, o que um pequeno ou médio negócio tem a oferecer de valor para cibercriminosos? 

Contudo, a verdade é que todas as empresas, de médio, pequeno ou grande porte, precisam se preocupar com a segurança das suas informações e trabalhar para evitar o vazamento de dados.

Abaixo, você confere 4 passos simples de como isso pode ser feito e entende melhor os fatores que podem levar a essa situação. Acompanhe e descubra!

As principais causas de vazamento de dados em empresas

Um vazamento de dados acontece quando informações sigilosas de uma empresa são roubadas e disponibilizadas na web, seja de forma gratuita ou não. Para que isso ocorra, geralmente, a rede interna e/ou os sistemas da organização apresentam falhas e erros de segurança que permitem que os cibercriminosos invadam e roubem as informações; sendo essa a principal causa do vazamento de dados.

Porém, ela não é a única e existem outros fatores que podem levar a essa situação. Um dos maiores deles é a falta de proteção para os dispositivos usados pelos colaboradores no desempenho de suas funções.

É normal, por exemplo, que em muitas empresas os funcionários usem os seus dispositivos pessoais dentro do ambiente de trabalho. Assim, um simples smartphone ou notebook pode se transformar em uma porta aberta para criminosos, principalmente se tiver acesso à rede interna da organização.

O fator humano também é uma causa preocupante do vazamento de dados. Seja pela falta de treinamento ou por má fé, em muitos casos o incidente acontece por conta dos próprios funcionários da empresa. 




Sendo assim, já podemos perceber que não existe apenas uma forma de se prevenir o vazamento de dados. O que existe é um conjunto de ações que abordam todas essas principais causas e que você confere a seguir em 4 passos. 

Então, como evitar o vazamento de dados?

Para evitar o vazamento de dados, uma empresa deve trabalhar todas as suas principais causas. Não adianta, por exemplo, aumentar a segurança da rede interna se ela pode ser acessada por dispositivos desprotegidos.

Da mesma forma, de nada vai servir adotar boas soluções de segurança se a equipe não é bem treinada para usá-las ou se há alguém disposto a agir de má fé. Por isso, todos os fatores devem ser bem pensados para atingir o objetivo.

Abaixo, você confere 4 passos que vão te ajudar nessa tarefa. Confira!

1. Controle de acessos

Um bom controle de acessos é crucial quando o objetivo é evitar o vazamento de dados. Isso porque, muitos dos ataques e invasões se dão justamente pelo acesso dos colaboradores às informações sigilosas.

É comum, por exemplo, que os direitos de acesso de funcionários sejam sequestrados por cibercriminosos, que passam a assumir a identidade da vítima para realizar o roubo. É possível também que o próprio colaborador use os seus privilégios de acesso para extrair os dados para terceiros.

Dessa forma, é essencial que cada pessoa só tenha acesso ao que lhe é pertinente e quando for necessário. E a empresa pode garantir isso através de um controle mais rígido da rede, banco de dados, aplicativos e sistemas. Além de um olhar mais atento a colaboradores que possam representar algum risco.

2. Educação

O fator humano, como vimos, é uma causa preocupante do vazamento de dados. Sendo assim, um dos caminhos para a prevenção é trabalhar na educação dos colaboradores para reduzi-lo.

Num cenário em que um simples descuido de um funcionário pode representar prejuízos gigantescos, ações educativas são extremamente úteis e produzem bons resultados. Se o colaborador sabe exatamente como agir para prevenir invasões, por exemplo, fica mais difícil para que os ataques aconteçam.

Além disso, com funcionários bem treinados e que seguem fielmente as normas de segurança, as chances de que um ataque se concretize e os dados sejam roubados caem drasticamente. Afinal, em caso de qualquer suspeita de invasão todos saberão exatamente o que e como devem fazer.




Dessa forma, é muito importante que a empresa invista pesado na educação dos seus colaboradores. E isso pode ser feito através de treinamentos, palestras, workshops e diversas outras ações que sequer custam muito ao negócio.

3. Ferramentas eficientes

O uso de ferramentas eficientes também é primordial para evitar o vazamento de dados. A empresa deve se munir das melhores soluções de segurança, que ofereçam proteção à rede, sistemas, aplicativos e bancos de dados.

Os processos de manipulação das informações também devem ser protegidos. Do controle de acessos, passando pelo armazenamento e envio dos dados, até o compartilhamento interno, todo o caminho deve ter segurança garantida.

Para isso, a empresa pode adotar algumas das muitas soluções disponíveis no mercado, visando sempre atender todas as suas demandas e necessidades específicas. Além disso, é preciso investir em treinamento para que os funcionários tirem o maior proveito possível delas.

4. Plano de resposta a vazamento de dados

Por fim, por mais que você tome todas as medidas para prevenir um vazamento de dados, a verdade é que ainda há chances, mesmo que pequenas, de que ele ocorra. Nesse momento, o que importa é que o gestor e todos os colaboradores saibam exatamente o que fazer para impedir o ataque ou reduzir os seus danos.

Para isso, é necessário que a empresa elabore um bom plano de resposta, que aborde todas as possibilidades e ofereça uma trilha de ação direta e eficiente no combate à invasões. Assim, mesmo se todas as outras medidas falharem, ainda será possível impedir o vazamento de dados ou, pelo menos, diminuir seus impactos.

Quer saber mais sobre segurança de dados? Navegue um pouco pelo nosso blog. Temos inúmeras matérias abordando o tema. E não deixe de nos contar a sua opinião sobre o assunto nos comentários.

Content Protection by DMCA.com
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *