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22 de agosto de 2016

Como prospectar clientes, três técnicas importantes

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Como prospectar clientes - Piggybank
Tempo de leitura: 8 minutos

Como prospectar clientes, você está fazendo da maneira correta?

Bom, que a prospecção de clientes é importante, todos sabemos. Mas você sabe quais são boas práticas para alcançar o seu cliente?

Para que você tenha um melhor desempenho e aproximar seu público do seu produto, vamos apresentar três técnicas de como prospectar clientes.

Como prospectar clientes - PiggybankMeu cliente nem sabe que eu existo!

Você está começando? Ótimo, é mais fácil adaptar à uma estratégia no início do que no meio do caminho.

Ambos são difíceis (começar ou se adaptar), porém o resultado vem para ambos.

Quando não temos proximidade ou somos desconhecidos para o nosso público, devemos nos apresentar.

Estruture seu site, faça-o ser fácil de encontrar o que você quer que seja encontrado. Seu objetivo é expor seus produtos? Apresentar um plano de ação? Ferramentas? Deixe tudo sempre ao alcance do seu cliente, afinal é o que queremos, que eles usem nossas ferramentas.

Quer algumas dicas para fazer isto na plataforma WordPress? Veja algumas dicas.

Outro ponto importante é, esteja pronto para ouvir seu público. Tenha os canais ao fácil acesso para o público, sejam as redes sociais, o e-mail para contato ou até mesmo um telefone.

Então, vamos começar em como prospectar clientes? Antes uma última coisa.

Lembre-se que cada produto, empresa ou serviço tem uma finalidade diferente e que cada técnica possivelmente terá uma adaptação para o seu negócio.

Como prospectar clientes - MitosPrimeiramente, desmitificando alguns conceitos

Existem muitos mitos sobre como prospectar clientes de uma maneira saudável. Cold Calls e listas de e-mail são técnicas que dizem ser negativas ou que caíram em desuso ou conceito, porém vamos repensa-las.

Cold Calls

Uma expressão adotada das ações de Marketing Norte Americano, consiste no contato direto com o cliente. Para citar de exemplo, basta lembrar de operadoras de serviço, não digo apenas as telefônicas.




Aquele atendente de banco que liga, oferecendo um Título de Capitalização ou seguro de vida. O operador de telefonia ou TV a cabo oferecendo um pacote combo de Internet, TV e telefonia, dentre outros.

Convenhamos que, por muitas vezes, estas práticas podem ser consideradas como inoportunas e inconvenientes. Mas lembre-se que, o seu negócio pode depender disso, afinal durante muitos anos, este método foi utilizado para alcançar o cliente, e ainda funciona em alguns casos.

Listas de E-mail

Listas de E-mail, ou e-mail marketing, como mais conhecido atualmente, é, ao contrário do que muitos julguem, a forma talvez mais eficiente de ter o contato com seu cliente. Por que?

O e-mail hoje é quase como um documento, como RG e CPF, necessário para diversas coisas. Atualmente, até por questões do próprio marketing e comunicação, o e-mail substituiu como ferramenta de Login em websites e ferramentas, o comum e utilizado nome de usuário.

Um documento que te dá acesso ao contato direto, liberdade para conversar com o leitor, gerando um excelente engajamento, afinal, vamos lembrar.

  • O que você precisa para entrar no Facebook? Telefone ou E-mail.
  • Como você se cadastra no Twitter? Usuário ou E-mail para confirmar dados.
  • Vou utilizar um site de compras? Cadastre seu E-mail e confirme seus dados.
  • Vou me cadastrar em quase qualquer coisa? E-mail, por favor.

E a melhor parte é, você PEDIU pelo e-mail, ele foi dado de boa vontade pelo cliente (a menos que você compre uma lista, o que iremos falar em breve). Porém, apesar de ser uma das melhores maneiras de se ter o contato com o cliente, esta ferramenta deve ser usada com sabedoria, pois ele poderá se descadastrar da sua lista.

Como prospectar clientes afinal?

Vamos dar início aos posicionamentos que podem nos garantir uma melhor prospecção, lembre-se de adaptar ao seu negócio.

Faça uma boa campanha de apresentação

Como já dito anteriormente, arrumar a casa antes de receber alguém é imprescindível, mas vamos mais além.

Não adianta ter tudo em ordem e não receber ninguém. Atualmente, as redes sociais são uma das melhores maneiras de se ganhar reconhecimento de marca.

De acordo com o qual for seu público, faça posts conforme o interesse e gosto destes, desta forma, terá uma possibilidade de maior abertura com estes. Dúvidas no que postar? Confira nosso post de Como gerar conteúdo relevante, válido para blogs e redes sociais. Vale também conferir nosso post sobre utilização e qualidade de imagens para redes sociais.

Uma boa opção também, porém talvez arriscada se não for bem planejada, é investir em Ads (Google, Facebook, Linkedin, Twitter) das redes sociais, patrocinando os posts conforme o conteúdo.

Se Maomé não vai até a Montanha…

como prospectar clientes - a montanhaApesar da contradição para o significado e do caráter histórico da citação, nós como “Maomés”, devemos ir sim até a Montanha(cliente).

Mas neste caso, não me refiro ao já citado Cold Call mas sim de maneira mais organizada. A preparação de uma cartilha ou portfólio, algo que represente e apresente bem a empresa, é necessário para esta ideia.

As vezes muito adotada por agências do ramo de publicidade (mas não apenas), podemos fazer uma coletânea de serviços realizados para outras empresas, ou os famosos “Casos de Sucesso’ e enviar para novas empresas as quais desejamos alcançar.




Você já tem um cliente próximo e de confiança? Peça recomendação!

Estamos já na segunda metade de 2016 e você ainda tem vergonha de pedir recomendação? Vamos lá repensar esse conceito.

Sim, isso é algo muito importante a ser pensado, afinal me diga você, utilizador de celular( Androird, Windows ou iOS). Você prefere confiar na review de um site ou na opinião de um amigo experiente?

Sim, eu sei que esse ponto é relativo, pois muitas vezes, a review de um especialista tem seu peso e conceito, mas já dizia um conceito antigo.

O marketing boca a boca é o melhor marketing.

E eu ouso dizer que está frase não está e possivelmente nunca estará errada.

Ninguém melhor que o seu cliente para falar bem de você! Então por que não, pedir ele para que fale de você?

Essa situação é válida para quase todos os segmentos de mercado e pode ser feita através de:

  • Programas de Indicação
  • Depoimentos em Páginas
  • Exposição de Cases de Sucesso

Talvez até mesmo de outras maneiras inovadoras, conforme o seu segmento de atuação. Porém não devemos ter vergonha profissional de pedir essa ajuda, afinal nossa arma mais forte é a comunicação (obviamente respaldada pela qualidade do nosso produto ou serviço).

Bom, acho que ficamos por aqui..

 

 

BONUS ROUND: Lista de más práticas

  • Não seja persistente em excesso ao receber muitos nãos, você pode perder o seu cliente ou prospect.
  • Não compre listas de Marketing, isso pode afetar sua reputação.
  • Não seja desagradável nos atendimentos realizados
  • Não compre listas de Marketing!
  • Não ignore feedbacks negativos ou sites como ReclameAqui
  • Só pra lembrar mesmo, Não compre listas de Marketing!
 
  

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