Getting your Trinity Audio player ready... |
O ZFS (Zettabyte File System) é um sistema de arquivos com gerenciador de volumes lógicos, que serve para evitar a perda de dados. Este sistema de armazenamento além de ser robusto e apresentar facilidade no uso ele também possui alta escalabilidade.
Ele foi desenvolvido pela Sun Microsystems INC e pode ser utilizado em muitos sistemas operacionais, como o Solaris, macOS, Linux e outros. Uma das principais vantagens deste sistema é a grande proteção contra corrupção de dados.
Como funciona?
O sistema ZFS foi criado para ser executado em apenas um servidor, mas com até milhares de unidades de armazenamento. O que o ZFS faz é agrupar o armazenamento disponível e gerenciar os discos como um só, sempre fazendo no mínimo duas cópias de metadados.
Nestes metadados contém informações sobre os discos em que o armazenamento foi feito. E se o usuário tiver a necessidade de aumentar a capacidade dos discos, o ZFS permite que ele adicione mais armazenamento as suas unidades, e também fazer outros tipos de configurações.
Quando se adiciona mais memória ao sistema, todos os processos executados utilizam automaticamente o espaço adicionado. O ZFS junta as unidades de armazenamento fazendo a divisão do espaço disponível em sistemas de arquivos, o que consequentemente evita grande parte dos erros ocorridos na alocação de armazenamento. Citaremos a seguir alguns dos recursos do sistema ZFS. Confira:
RAID e ZFS
O sistema ZFS é capaz de funcionar juntamente com o RAID de forma simples, sem necessidade de algum programa adicional. Entretanto ele possui seu próprio RAID, o RAID-Z, superior aos demais. E por isso, não se deve utilizar solução de RAID no equipamento, pois o próprio sistema já possui.
Com o RAID-Z é possível obter uma melhoria na conservação dos dados que permite a recuperação dos dados perdidos caso haja falhas como a degradação dos dados. Ou seja, utilizar o recurso de RAID oferece uma maior proteção de dados. Além disso, as configurações são personalizadas sendo possível escolher as políticas de proteção de dados.
Instantâneos (Snapshots)
A capacidade de cópia instantânea de volume do ZFS, é um de seus principais recursos, que é usado para localizar todas alterações feitas no sistema de arquivos. Ele fornece uma cópia de leitura de volume dos arquivos. O melhor é que não há necessidade de espaço adicional a menos que os conjuntos de dados ativos se modifiquem.
Além disso, sempre que um novo dado é gravado são adicionados novos blocos para armazenar os dados novos. É criado um clone para toda alteração e dados adicionais feitos. Além disso, ele possui sistema para compactação de dados.
Capacidade de Armazenamento
O sistema possui armazenamento em pool, ou seja é composto por um ou mais dispositivos que contém os dados armazenados. Com isso, ele é capaz de fazer um sistema de arquivos que se expande para mais de uma unidade. O ZFS possui a capacidade de 128 bits e o seu limite é grande para que nunca seja alcançado.
Segurança dos dados
Como dito anteriormente, o ZFS foi projetado para proteger a integridade dos dados, evitando a corrupção dos dados. Isso previne que ocorra gravações fantasmas, falhas de escrita e leitura, degradações consequentes por surto de energias, etc.
O sistema ZFS também possui facilidade de gerenciamento dado ao seu layout. Apesar de possuir recurso de autorreparação (ou seja, ele localiza os erros nos arquivos e assim já executa a correção) o sistema não possui recuperação de dados já que foi criado para corrigi-los automaticamente. Além dos recursos citados acima, o ZFS também possui:
- Replicação
- Repetição
- Deduplicação
- Compactação de dados eficiente
- Gerenciamento de volume
- Modelo transacional de cópia em gravação
- Striping dinâmico
E você, já conhecia este sistema? O que achou? Deixe seu comentário! Se gostou do nosso artigo assine nossa newsletter para receber informações novas toda semana. Saiba mais sobre o RAID: Quais são as diferenças entre RAID 0, 1, 5 e 10.