Como gerar conteúdo relevante?
Observe, Absorva, Abasteça
Primeiramente gostaria que você tirasse um momento para refletir. O que é um conteúdo relevante? Como gerar conteúdo relevante se não sabemos o que queremos? Ou melhor dizendo, o que o público quer ler.
É aí que inicia nossa estrada, quem quer ler o quê?
Vamos para algumas definições básicas para reafirmar nossas ideias futuras.
Conteúdo relevante é
Algo que seja de necessidade ou interesse do seu leitor. Uma solução em momento de necessidade, uma notícia sobre um assunto de seu interesse. Ele irá agregar valor para o seu leitor, contanto que ele supra uma necessidade deste. Seja curiosidade, urgência, informação adicional relacionada.
Então se o gosto é sobre futebol, algo relevante será o placar do meu time, informações sobre a escalação. Informática? Notícias sobre novas tecnologias, reviews, curiosidades sobre hardware ou gadgets. Jogos? Tendências, comunidades, lançamentos, vídeos, tutoriais. Negócios? Notícias sobre o mercado, dicas de gestão, análise de empresas, ações.
Estes são apenas exemplos de uma ou outra área, porém gerar conteúdo relevante vai depender de uma coisa muito específica. Quem você quer que leia seu conteúdo?
Conhecer seu público é primordial
Afinal, como se escreve para agradar alguém, se não sabemos o que é? Daremos tiros no escuro, um atrás do outro até acertar? Pode até funcionar, mas não é sempre o melhor jeito.
Procure saber quem é o seu público, interaja com eles, seja por rede social ou seu próprio Blog. Crie pesquisas, chame-os para comentar e instigue-os a interagir. A partir do momento que você começar a perceber os gostos do público, você saberá o que eles precisam.
Beleza, sei o que é relevante e para quem escrevo. E ai?
Agora que você sabe qual é a necessidade do seu público, vá atrás das dúvidas deles, resolva-as, incite-as, mas não deixe de produzir! Como você poderá produzir isso, fica a cargo de sue tempo e decisão. Através de Posts em sua página, criação de E-books, dicas rápidas em redes sociais, vídeo aulas, enfim. Existe uma infinidade de maneiras que podemos gerar o conteúdo para o público, basta saber como.
Agora vá ao teste! Lembre-se sempre que a melhor maneira de andar em algum lugar, é olhando ao redor. Se você quer andar entre o seu público, conheça-o.
Então vamos à prática!