Quando investir em projetos cloud?

Quando investir em projetos cloud?

O investimento em tecnologia tem aumentado a cada ano. Mediante tais investimentos, as empresas têm buscado melhores resultados com a ajuda das ferramentas de tecnologia da informação. De fato, os empreendimentos buscam inovações, dando preferência às tendências que possuem um bom retorno, como os projetos cloud.

Mas quando eu sei que está na hora de investir em projetos cloud? Confira abaixo os sinais de que é hora de investir na nuvem!

Garantir a segurança da informação em projetos cloud

Nem sempre manter a segurança dos dados é algo tão simples. Afinal, são necessárias atualizações constantes de softwares, profissionais especializados e um bom gestor de TI para coordenar tudo isso.

Assim, os fornecedores de computação na nuvem investem constantemente na segurança desses dados com certificados de segurança, criptografia e profissionais altamente capacitados para oferecer o melhor serviço. Ou seja, esses provedores fornecem tudo que é necessário para garantir a segurança dos seus dados, como firewalls, antivírus e monitoramento de invasões.

A computação nuvem também é uma ferramenta na prevenção de imprevistos como incêndios, enchentes ou roubos, já que os fornecedores de computação na nuvem estão altamente preparados, com data centers protegidos contra desastres da natureza.

A empresa já sofreu ataques

Quando a equipe de TI já indicou que houve ataques, esse é outro aspecto que não deve ser ignorado. Ataques externos são um sinal que indicam que está na hora de tomar uma atitude. Por mais que o ataque tenha sido contido, isso indica que existem vulnerabilidades que precisam de correção imediata.

A empresa já perdeu dados importantes

Tendo em vista que computadores dão problemas, muitas vezes arquivos importantes são perdidos. Para evitar que isso ocorra, a computação na nuvem oferece maior segurança por meio do armazenamento desses arquivos. Não importa o que aconteça com a sua máquina, os arquivos estarão centralizados em um único lugar e poderão ser acessados de outros dispositivos.

Como os fornecedores de computação na nuvem possuem rotinas de backup bem definidas e automatizadas, basta você sinalizar aquilo que é importante e precisa ser guardado. Dessa maneira, caso algum dado seja perdido, basta solicitar o backup e tudo estará de volta de forma segura e rápida.




Sem dúvidas, a perda de informações é um pesadelo para qualquer empresa. Seja por erro humano, seja por vulnerabilidades na rede, sempre traz prejuízo. Por isso, tenha isso ocorrido ou não na sua empresa, é fundamental investir na nuvem. Além da segurança das informações, sua empresa tem ganhos em backup e facilidade de restauração, em caso de problemas.

Sua equipe está sobrecarregada

Quando a sua equipe de TI está trabalhando mais para manter a segurança de seus dados e eliminando vulnerabilidades, está na hora de pensar em terceirização. Isso permite manter a sua equipe focada apenas no negócio, deixando que o fornecedor de computação na nuvem tome conta da segurança dos seus dados e de toda infraestrutura de servidores.

Garantir a redução de custos

Os moldes tradicionais de investimento em TI são a modernização dos data centers dentro da empresa. Em outras palavras, máquinas extremamente caras, que necessitam de manutenção e upgrades constantes.

Por outro lado, ao investir na nuvem, a organização tem um custo fixo e controlável. Você paga apenas pelo o que usa. Dessa forma, os gastos com compra de servidores caros, sistema de refrigeração para manter os equipamentos com bom funcionamento e a manutenção de tudo isso se torna totalmente previsível. Adicionalmente, você ainda usufrui da utilização de equipamentos de ponta, que estão em constantes atualizações.

Melhorar a mobilidade

Investimentos em projetos cloud também trazem benefícios da mobilidade para a empresa. Todas as informações ficam concentradas em um único lugar e podem ser acessadas de qualquer parte do mundo por meio de qualquer dispositivo e a qualquer momento. Ademais, não é necessária a troca constante de documentos via e-mail: todos compartilham arquivos.

Recorrendo à nuvem, portanto, a barreira geográfica deixa de existir, já que não é mais necessário ter um espaço físico único. Consequentemente, a produtividade de cada funcionário não diminuirá, mesmo em viagem ou de dentro de casa. Dessa forma, é possível atender às solicitações de forma mais ágil.

Maior flexibilidade

Em caso de mudança de espaço físico da empresa, com o investimento na nuvem, não é mais necessária a preocupação em alterar toda a infraestrutura. Para empresas que possuem negócios sazonais, é uma grande vantagem não precisar se preocupar com essa mudança.

Além da flexibilização de toda infraestrutura, a computação na nuvem também permite a flexibilidade de horários, pois como já destacado, todo trabalho pode ser realizado de qualquer lugar. O controle de produtividade, por sua vez, pode ser realizado por meio de ferramentas, que também estão na nuvem.

Colaborar com a sustentabilidade

É importante colaborar com a sustentabilidade de nosso planeta. Assim, ao aderir à computação na nuvem, os serviços virtualizados reduzem o gasto de energia elétrica, espaço físico e refrigeração, além da diminuição da emissão de gases e consequente redução do efeito estufa.

Com a facilidade do compartilhamento de documentos, também são reduzidos os custos de impressão, já que os arquivos podem ser acessados remotamente.




Garantir escalabilidade

A computação na nuvem não tem limites. E uma vez que garantir a escalabilidade é fundamental dentro da empresa, à medida que o seu negócio cresce, é possível contratar mais recursos. Ou seja, não é necessário realizar a troca de servidores.

Caso haja diminuição do uso de recursos, basta solicitar a diminuição do plano. Em suma, a computação na nuvem é elástica e permite a alteração conforme a necessidade.

Recuperação de desastres de forma ágil

Desastres acontecem e algo nessa proporção dentro de uma empresa tende a causar prejuízos. No caso de uma queima de servidor, por exemplo, é necessário investir tempo, dinheiro e uma equipe para conseguir recuperar tudo de forma ágil.

Isso porque soluções na nuvem garantem soluções ágeis para recuperação de um desastre, pois dispõem de equipes especializadas e estão totalmente equipadas para lidar com uma queima de servidor. Nesse caso, basta ligar outro. Assim, serviços de infraestrutura na nuvem possuem planos de continuidade que funcionam.

Como você viu até aqui, investir em projetos cloud é um fator estratégico. A aquisição dessa tecnologia pode ter vários objetivos, de forma a garantir a otimização dos serviços e a garantia da continuidade. E o melhor: serve para qualquer tamanho de empresa. Além disso, os provedores contam com uma equipe de suporte especializada, disponível para atendimento ao cliente para tirar quaisquer dúvidas.

Você já reconheceu algum desses sinais em sua empresa? Já está considerando uma solução na nuvem? Compartilhe com a gente!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *