Pesquisar
Close this search box.

31 de dezembro de 2020

Quando investir em Cloud Computing

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
quando-investir-em-cloud-computing
Tempo de leitura: 8 minutos

O investimento em tecnologia tem aumentado a cada ano, e cloud computing tem estado em ascensão dentro das empresas. Sendo que cada vez mais têm se buscado melhores resultados com a ajuda das ferramentas de tecnologia da informação.

De fato, os empreendimentos buscam inovações, dando preferência às tendências que possuem um bom retorno, como os projetos cloud computing.

Mas quando eu sei que está na hora de investir em projetos cloud? Confira abaixo os sinais de que é hora de investir na nuvem!

Garantir a segurança da informação em projetos de cloud computing

Nem sempre manter a segurança dos dados é algo tão simples. Afinal, são necessárias atualizações constantes de softwares, profissionais especializados. E um bom gestor de TI para coordenar tudo isso.

Assim, os fornecedores de computação na nuvem investem constantemente na segurança desses dados. Com certificados de segurança, criptografia e profissionais altamente capacitados para oferecer o melhor serviço.

Ou seja, esses provedores fornecem tudo que é necessário para garantir a segurança dos seus dados. Como firewalls, antivírus e monitoramento de invasões.

A computação nuvem também é uma ferramenta na prevenção de imprevistos como incêndios, enchentes ou roubos. Já que os fornecedores de computação na nuvem estão altamente preparados, com data centers protegidos contra desastres da natureza.

Acabe com os hackers com o cloud computing

Quando a equipe de TI já indicou que houve ataques, esse é outro aspecto que não deve ser ignorado. Ataques externos são um sinal de que está na hora de tomar uma atitude.

Por mais que o ataque tenha sido contido, isso indica que existem vulnerabilidades. As quais precisam de correção imediata para que não aconteçam novas tentativas.

A empresa já perdeu dados importantes

Tendo em vista que computadores dão problemas, muitas vezes arquivos importantes são perdidos. Para evitar que isso ocorra, os projetos de cloud computing oferecem maior segurança por meio do armazenamento desses arquivos.

Não importa o que aconteça com a sua máquina, os arquivos estarão centralizados em um único lugar. E poderão ser acessados de outros dispositivos.




Os fornecedores de computação na nuvem possuem rotinas de backup bem definidas e automatizadas. Assim, basta você sinalizar aquilo que é importante e precisa ser guardado.

Dessa maneira, caso algum dado seja perdido, é só solicitar o backup e tudo estará de volta de forma segura e rápida.

Sem dúvidas, a perda de informações é um pesadelo para qualquer empresa. Seja por erro humano ou por vulnerabilidades na rede, sempre traz prejuízo. Por isso, ocorrido ou não na sua empresa, é fundamental investir na nuvem.

Além da segurança das informações, sua empresa tem ganhos em backup e facilidade de restauração.

Sua equipe está sobrecarregada, o cloud computing pode ajudar

Se a sua equipe de TI está trabalhando mais para manter a segurança de seus dados, então está na hora de pensar em terceirização. Isso permite manter a sua equipe focada apenas no negócio.

Deixando que o fornecedor de projetos de cloud computing tome conta da segurança dos seus dados. Bem como, de toda infraestrutura de servidores.

Garantir a redução de custos

Os moldes tradicionais de investimento em TI são a modernização dos data centers dentro da empresa. Em outras palavras, máquinas extremamente caras, que necessitam de manutenções constantes.

Por outro lado, ao investir na nuvem, a organização tem um custo fixo e controlável. Você paga apenas pelo o que usa. Dessa forma, os gastos com compra de servidores caros e sistema de refrigeração para manter os equipamentos com bom funcionamento. Além da manutenção, se torna previsível.

Adicionalmente, você ainda usufrui da utilização de equipamentos de ponta, que estão em constantes atualizações.

Melhorar a mobilidade

Investimentos em projetos de cloud computing também trazem benefícios da mobilidade para a empresa. Todas as informações ficam concentradas em um único lugar e podem ser acessadas de qualquer parte do mundo. Logo, não é necessária a troca constante de documentos via e-mail, pois todos compartilham arquivos.

Recorrendo à nuvem, portanto, a barreira geográfica deixa de existir, já que não é mais necessário ter um espaço físico único. Dessa forma, é possível atender às solicitações de forma mais ágil.

Maior flexibilidade com o cloud computing

Com o investimento na nuvem não tem preocupação! Em caso de mudança de espaço físico da empresa não é necessário alterar toda a infraestrutura. O que para empresas que possuem negócios sazonais, é uma grande vantagem.




Além da flexibilização de toda infraestrutura, a computação na nuvem também permite a flexibilidade de horários. Pois como já destacado, todo trabalho pode ser realizado de qualquer lugar. O controle de produtividade, por sua vez, pode ser realizado por meio de ferramentas, que também estão na nuvem.

Colaborar com a sustentabilidade

É importante colaborar com a sustentabilidade de nosso planeta. Assim, ao aderir à computação na nuvem, os serviços virtualizados reduzem o gasto de energia elétrica. Assim como espaço físico e refrigeração, diminuição de emissão de gases e redução do efeito estufa.

Garantir escalabilidade

A computação na nuvem não tem limites. E à medida que o seu negócio cresce, é possível contratar mais recursos. Ou seja, não é necessário realizar a troca de servidores. E mesmo assim, você ainda garante a escalabilidade dentro da empresa.

Caso haja diminuição do uso de recursos, basta solicitar a diminuição do plano. Em suma, a computação na nuvem é elástica e permite a alteração conforme a necessidade.

Recuperação com o cloud computing

Desastres acontecem e algo nessa proporção dentro de uma empresa tende a causar prejuízos. No caso de uma queima de servidor, por exemplo, é necessário investir tempo, dinheiro e uma equipe. Isso tudo afim de conseguir recuperar os dados de forma ágil e rápida.

Soluções na nuvem garantem soluções ágeis para recuperação de um desastre. Com equipes especializadas, totalmente equipadas para lidar com uma queima de servidor. Nesse caso, basta ligar outro. Assim, serviços de infraestrutura na nuvem possuem planos de continuidade que funcionam.

Como você viu até aqui, investir em projetos de cloud computing é um fator estratégico. A aquisição dessa tecnologia pode ter vários objetivos, de forma a garantir a otimização dos serviços e a garantia da continuidade.

E o melhor: serve para qualquer tamanho de empresa. Além disso, os provedores contam com uma equipe de suporte especializada! Sempre disponível para atendimento ao cliente para tirar quaisquer dúvidas.

Vale apena investir no Cloud Computing?

Concluindo, os projetos de cloud computing vem ser uma solução. De forma que você não precise mais se preocupar com perca ou roubos de dados. Além de te dar acesso aos seus dados em qualquer lugar que você for. Seja na central ou fora dela, seus dados estarão seguros.

Você já reconheceu algum desses sinais em sua empresa? Já está considerando uma solução na nuvem? O que achou dos projetos cloud computing? Compartilhe com a gente!

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.