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A produtividade dos profissionais que atuam no setor de TI deve sempre ser mantida no nível mais elevado possível. Afinal, são estes profissionais que dão suporte a praticamente todas as atividades da empresa e são eles os responsáveis por criar soluções inovadoras para o negócio.
Alinhando objetivos e adotando novas formas de trabalho, o gestor responsável pela área elimina problemas diversos e, assim, consegue atender a um número maior de demandas diariamente, aumentando a produtividade das equipes.
Como resultado, todos os processos da empresa ganham mais agilidade, mais problemas são resolvidos em menos tempo e mais oportunidades de negócio são criadas.
Mas como maximizar a produtividade em TI sem aumentar o número de erros da equipe? Saiba no nosso post de hoje!
1. Tenha uma boa distribuição de tarefas
A precisão da distribuição de tarefas possui um impacto direto na produtividade em TI. Para garantir que ela seja feita da melhor forma possível, o gestor deve estar atento ao perfil do negócio e aos fatores que mais influenciam o dia a dia de cada profissional.
Busque priorizar tarefas de maior impacto ou que sejam fundamentais para o funcionamento eficaz da infraestrutura de TI. Além disso, distribua tarefas de acordo com as especialidades de cada profissional, reduzindo o número de gargalos operacionais no dia a dia do setor.
Assim, cada colaborador fica responsável pelas tarefas nas quais ele é experiente e está mais preparado para desempenhar. O que tende a aumentar a produtividade geral do setor e diminuir o número de falhas.
2. Saiba definir métricas de desempenho
As métricas de desempenho são uma abordagem precisa para avaliar a produtividade em TI. Por meio delas, o gestor consegue identificar problemas em rotinas de trabalho, avaliar a performance individual de times e como cada equipe se comporta durante determinadas rotinas.
Busque implementar um conjunto de métricas de acordo com o tipo de atividade executada no setor. Elas devem levar em consideração a capacidade do time e estar atreladas a uma estratégia de otimização constante do trabalho da equipe. Assim, o trabalho de cada técnico sempre passará por melhorias.
3. Adote uma comunicação eficaz
Uma comunicação ineficiente entre os colaboradores tende a reduzir muito o nível de produtividade em TI. Isso porque, quanto pior for a comunicação, menos colaboração existirá entre os times, o que prejudica a resolução de problemas e o desenvolvimento de projetos.
Por outro lado, uma comunicação eficaz integra a equipe de TI e garante que todos atuarão lado a lado para solucionar problemas diversos, resultando em um nível de colaboração maior.
Sempre que um problema ocorrer, todo o time se unirá para encontrar a solução mais eficaz em um prazo reduzido. Como consequência, a eficiência de todo o setor será ampliada continuamente, uma vez que boas práticas serão divulgadas com facilidade.
Para garantir uma comunicação eficaz entre os profissionais de TI, o gestor pode investir em ferramentas e softwares de colaboração.
4. Automatize processos
A automatização de processos é uma estratégia utilizada por vários empreendimentos para melhorar a performance de suas equipes e, assim, atingir novos índices de produtividade em TI. Implementando uma politica integrada, várias rotinas podem ser automatizadas, algo que afetará profundamente os fluxos de trabalho do setor.
A distribuição de tarefas, por exemplo, será feita com precisão. O gestor não perderá tempo solucionando erros humanos e conseguirá ter uma dedicação maior a atividades e processos críticos. Consequentemente, os processos de trabalho podem ser direcionados de acordo com as demandas de cada usuário.
Além disso, com a automatização de processos os colaboradores também ficam livres de tarefas manuais e repetitivas, ganhando mais tempo para focar naquilo que realmente importa para o setor, como o desenvolvimento de novas soluções.
5. Integre times
A integração de times é uma das melhores abordagens para se aumentar a produtividade em TI. Por meio dela, a empresa consegue ter um time de TI colaborativo e com uma capacidade maior de atender a diversas demandas.
Esse é um objetivo que pode ser atingido de várias formas. Além de algumas técnicas já citadas, como o uso de ferramentas de comunicação integrada, o gestor tem a possibilidade de investir em novas metodologias de trabalho, como a DevOps.
Essa metodologia de desenvolvimento de software visa integrar os desenvolvedores(dev) e os profissionais de infraestrutura de TI(ops), simplificando processos, integrando áreas, melhorando a qualidade das entregas e reduzindo o tempo de resposta ao cliente.
Assim, times atuarão de forma inovadora para solucionar problemas diários e maximizar a produtividade em TI.
6. Ofereça treinamentos contínuos
A tecnologia muda em altíssima velocidade e, ao mesmo passo em que ela evolui, o setor de TI e seus profissionais também precisam se atualizar. Afinal, novas tecnologias estão surgindo o tempo inteiro e hoje o que é apenas tendência, amanhã já pode ser o padrão no mercado.
Logo, é preciso adotar estratégias para manter os profissionais com seus conhecimentos devidamente atualizados conforme as novas demandas surgem. E, para isso, o gestor pode ofertar cursos e treinamentos focados em trazer mais conhecimento e expertise para os seus times.
Assim, o setor como um todo consegue se manter a par das novas tendências e pronto para atender as novas demandas, sejam elas internas ou externas. Consequentemente, a produtividade dos profissionais também tende a crescer bastante.
7. Recolha feedbacks regularmente
Quem melhor entende do setor de TI e suas nuances são os profissionais que o compõem. Por isso, é importante que o gestor converse regularmente com seus colaboradores e recolha feedbacks constantes sobre as rotinas de trabalho, os processos e atividades desempenhados e a infraestrutura.
Dessa forma, é possível identificar falhas, problemas e gargalos produtivos com precisão. O que dá ao gestor uma visão mais ampla de todo o setor e do que pode ser feito para elevar o nível de produtividade dos profissionais envolvidos.
Por fim, é importante que o gestor também forneça um feedback às equipes sobre o trabalho que elas estão desempenhando. Pois assim, todos conseguem identificar suas falhas e investir em melhorias que aumentarão o nível de produtividade do setor.
Qual a sua estratégia para aumentar a produtividade do setor de TI? Conta pra gente!