Os 5 segredos para melhorar a produtividade em TI

Os 5 segredos para melhorar a produtividade em TI

A produtividade dos profissionais que atuam no setor de TI deve sempre ser mantida no nível mais elevado possível. Alinhando objetivos e adotando novas formas de trabalho, o gestor responsável pela área elimina problemas diversos e, assim, consegue atender a um número maior de demandas diariamente.

Mas como maximizar a produtividade em TI sem aumentar o número de erros da equipe? Saiba no nosso post de hoje!

1. Tenha uma boa distribuição de tarefas

A precisão da distribuição de tarefas possui um impacto direto na produtividade da equipe de TI. Para garantir que ela seja feita da melhor forma possível, o gestor deve estar atento ao perfil do negócio e aos fatores que mais influenciam o dia a dia de cada profissional.

Busque priorizar tarefas de maior impacto ou que sejam fundamentais para o funcionamento eficaz da infraestrutura de TI. Além disso, distribua tarefas de acordo com as especialidades de cada profissional, reduzindo o número de gargalos operacionais no dia a dia do setor.

2. Saiba definir métricas de desempenho

As métricas de desempenho são uma abordagem precisa para avaliar a produtividade em TI. Por meio delas, o gestor consegue identificar problemas em rotinas de trabalho, avaliar a performance individual de times e como cada equipe se comporta durante determinadas rotinas.




Busque implementar um conjunto de métricas de acordo com o tipo de atividade executada no setor. Elas devem levar em consideração a capacidade do time e estar atreladas a uma estratégia de otimização constante do trabalho da equipe. Assim, o trabalho de cada técnico sempre passará por melhorias.

3. Adote uma comunicação eficaz

Uma comunicação eficaz integra a equipe de TI e garante que todos atuarão lado a lado para solucionar problemas diversos, resultando em um nível de colaboração maior.

Sempre que um problema ocorrer, todo o time se unirá para encontrar a solução mais eficaz em um prazo reduzido. Como consequência, a eficiência de todo o setor será ampliada continuamente, uma vez que boas práticas serão divulgadas com facilidade.

4. Automatize processos

A automatização de processos em TI é uma estratégia utilizada por vários empreendimentos para melhorar a performance de suas equipes e, assim, atingir novos índices de produtividade. Implementando uma politica integrada, várias rotinas podem ser automatizadas, algo que afetará profundamente os fluxos de trabalho do setor.




A distribuição de tarefas, por exemplo, será feita com precisão. O gestor não perderá tempo solucionando erros humanos e conseguirá ter uma dedicação maior a atividades e processos críticos. Consequentemente, os processos de trabalho podem ser direcionados de acordo com as demandas cada usuário.

5. Integre times

A integração de times é uma das melhores abordagens para integração de times. Por meio dela, a empresa consegue ter um time de TI colaborativo e com uma capacidade maior de atender a diversas demandas.

Esse é um objetivo que pode ser atingido de várias formas. Além de algumas técnicas já citadas, como o uso de ferramentas de comunicação integrada, o gestor tem a possibilidade de investir em novas metodologias de trabalho, como a DevOps. Assim, times atuarão de forma inovadora para solucionar problemas diários e maximizar a produtividade em TI.

Qual a sua estratégia para aumentar a produtividade do setor de TI? Conta pra gente!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *