Descubra o que é HSM e quais são seus benefícios

0
1009
o-que-e-hsm
Tempo de leitura: 7 minutos

Serviços de criptografia, descriptografia, autenticação e assinatura digital demandam soluções de segurança extremamente sofisticadas, que consigam garantir proteção aos dados sensíveis mesmo em situações críticas, como ataques físicos. O HSM, Hardware Security Module, é uma solução que atende a todos esses requisitos.

No artigo a seguir, você conhece em detalhes o que é esse equipamento, como ele funciona e todos os benefícios que ele pode proporcionar ao seu negócio. Acompanhe e descubra!

O que é HSM (Hardware Security Module)?

O que é HSM? O Hardware Security Module (HSM, na sigla em inglês), em português Módulo de Segurança Criptográfica (MSC), é um dispositivo de criptografia baseado em  hardware que fornece funções criptográficas para geração e armazenamento de chaves criptográficas simétricas e assimétricas em infraestruturas de chaves públicas(ICP).

Trata-se de um dispositivo físico que pode ser independente ou apenas uma placa auxiliar. No último caso, ele atende apenas o servidor no qual está instalado; enquanto no primeiro, pode ser usado para atender a diversos servidores, a depender do modelo e configurações.

Em ambos os casos, o HSM é fisicamente seguro e resistente à violação. Além disso, também mantém conformidade com os principais parâmetros internacionais de fabricação de hardware. Por exemplo, o Manual de Condutas Técnicas, da ICP-Brasil; o FIPS PUB 140-2, publicado pelo governo norte-americano; e o ITSEC Common Criteria , baseado no padrão europeu ITSEC.

Esses padrões estabelecem regras e normas para a construção de hardware e classificam os dispositivos com base em seu projeto, ambiente operacional e diversas outras características. 

É importante destacar que a conformidade com padrões como estes fazem parte do que é HSM e deve ser levada em consideração no momento de escolha do dispositivo.

O funcionamento do HSM

Agora que você já sabe o que é HSM, vamos entender como ele funciona para fornecer segurança criptográfica. 

Primeiramente, para prover chaves criptográficas para diferentes usuários, o HSM faz uma compartimentação em partições lógicas, segregando, assim, o acesso a cada uma delas. Esse processo se assemelha bastante a um conjunto de cartões ou tokens, sendo que cada um dos cartões ou tokens suportam uma partição autônoma controlada por um usuário que possui um PIN de acesso para comprovar sua identidade e liberar acesso à chave individual. 




Porém, o HSM possui controles de segurança muito mais restritivos contra tentativas de acesso indevido. Entre as soluções de proteção, estão, por exemplo, sensores de variação de tensão e luminosidade. Em caso de qualquer sinal de tentativa de violação do dispositivo, esses e outros sensores destroem os dados sensíveis armazenados.

Com essa arquitetura, o HSM é usado para a geração, armazenamento e gestão de chaves criptográficas, fornecendo alto de nível de segurança em todos esses três pontos, independente da implementação.

Os benefícios proporcionados pelo HSM

Bem, você já sabe o que é HSM e como ele funciona. Mas, e na prática, o que ele tem a oferecer? Quais são as vantagens e benefícios em adotar um HSM na sua empresa? 

Por ser um dispositivo projetado e construído para fornecer alta segurança criptográfica, uma das suas principais vantagens é, obviamente, ser extremamente seguro. Porém, porque adotar um HSM e não outras soluções também muito seguras disponíveis no mercado?

A resposta para esta pergunta está na sua resistência à violação, alta disponibilidade e geração e gerenciamento seguro de chaves. Abaixo, você confere cada um desse pontos em detalhes. Continue acompanhando!

Resistência à violação

Um dos principais benefícios do HSM é a sua alta resistência a ataques externos. Isso pois ele possui diversos dispositivos de segurança, como sensores e travas, que são capazes de detectar qualquer sinal de tentativa de violação e destruir os dados armazenados. Assim, evitando até mesmo o mais invasivo e sofisticado dos ataques.

Além disso, o HSM também fornece registros de anormalidades e possui funções de alerta, como alarmes e notificações. 

Todos esses dispositivos de proteção fazem parte do que é HSM e representam uma grande vantagem para as organizações. Pois as ameaças estão em todos os lugares e podem se apresentar das mais diversas formas.

Geração e gerenciamento seguro de chaves

Uma boa chave de segurança deve ser sempre o mais aleatória possível. Pois, de outra forma, qualquer pessoa pode facilmente supô-la e obter acesso indevido aos dados sensíveis.

Em soluções de segurança tradicionais, o potencial de geração de chaves são limitados. Visto que os computadores são, em última análise, máquinas que apenas processam comandos e situações condicionais. Com isso, se alguém conhece os dados de entrada de um comando, consegue facilmente prever os dados de saída.




O HSM, por outro lado, consegue gerar chaves realmente aleatórias porque utiliza como dados de entrada processos físicos randômicos. Por exemplo, decaimento atômico e o ruído atmosférico ao redor do dispositivo. O que gera valores imprevisíveis que podem ser usados como base para a geração de chaves.

Alta disponibilidade

O HSM também é um dispositivo que proporciona alta disponibilidade e permite a continuidade do sistema mesmo em situações críticas. Isso pois, ele atende aos mais altos requisitos de disponibilidade e balanceamento de carga, podendo fazer parte de infraestruturas de missão crítica.

Por tudo isso, o HSM é uma solução muito mais vantajosa para empresas que necessitam de altos padrões de segurança do que softwares e outras soluções.

Conclusão

Por fim, vimos que o HSM é uma ótima solução  para empresas que necessitam de altos padrões de segurança. Contudo, alguns gestores ainda podem se perguntar o porquê não optar por softwares especializados, também muito seguros e mais acessíveis.

A resposta, como vimos está nos muitos benefícios proporcionados pelo HSM. Sua alta resistência a ataques, alta disponibilidade e segurança na geração e armazenamento de senhas são diferenciais que têm um impacto gigantesco na performance e nível de proteção oferecidos.

Por isso, o HSM é uma solução muito mais eficiente e segura do que softwares. E no fim, se comparados, o custo benefício também é maior no caso Hardware Security Module.

E você, o que achou do HSM? Conta pra gente nos comentários! E não saia sem assinar a nossa Newsletter. Através dela você pode receber esse e outros conteúdos da Host One diretamente no seu e-mail!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui