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21 de fevereiro de 2020

Marketing de incentivo na melhora do desempenho dos profissionais de TI  

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Tempo de leitura: 7 minutos

Dentro do mercado atual de tecnologia da informação, conseguir colaboradores qualificados e competentes é um desafio constante para as empresas. A quantidade de profissionais capacitados é escassa, a competitividade para conquistá-los é alta e as suas exigências vão além do aspecto financeiro, o que torna o Marketing de Incentivo algo tão importante atualmente.

Através dessa estratégia, é possível atrair e reter bons profissionais dentro da empresa, oferecendo incentivos que vão além de um bom salário e que premiam a busca por metas e objetivos e a geração de valor para a organização.

Mais do que isso, o Marketing de Incentivo também é uma ótima forma de melhorar o desempenho dos profissionais de TI e trazer mais produtividade, colaboração e resultados para a empresa como um todo.

Mas, o que é o Marketing de Incentivo? Como ele pode proporcionar mais desempenho para os profissionais de TI da sua empresa? É o que você descobre acompanhando o artigo a seguir. Vamos lá? 

O que é o Marketing de Incentivo?

Quando falamos em Marketing, é comum pensarmos em estratégias voltadas para a atração e fidelização de consumidores ou o posicionamento de uma marca no mercado. Ou seja, ações orientadas ao público externo.

O Marketing de Incentivo, porém, é uma estratégia de marketing voltada ao público interno: seus colaboradores. Afinal, assim como os clientes e consumidores em potencial, eles também precisam ser engajados, incentivados e estimulados a gerar valor para o negócio. 

Através de incentivos que premiam bons resultados e trazem reconhecimento profissional, com essa estratégia é possível elaborar campanhas que instiguem os profissionais de TI a buscarem as metas e objetivos da empresa e a melhorarem ainda mais o seu rendimento no trabalho.

Contudo, não estamos falando aqui apenas de gratificações e bonificações. Pois o Marketing de Incentivo, assim como qualquer campanha de marketing, é um conjunto de ações amplas que precisam ser bem planejadas, executadas e divulgadas para ter resultado.

Assim, na prática, o Marketing de Incentivo é uma forma de reconhecer e valorizar os colaboradores que mais se destacaram em determinado período através de recompensas que vão muito além de um bom salário e bonificações. 




Por que o Marketing de Incentivo é importante para a sua empresa?

Mas, por que o Marketing de Incentivo é tão importante para as empresas atualmente? 

Sobretudo no setor de TI, os desafios para atrair e reter talentos, e garantir bom desempenho são muitos. O que torna essa estratégia crucial para qualquer negócio que deseja crescer e avançar em direção aos seus objetivos.

Por exemplo, os salários, hoje, já não são suficientes para atrair bons profissionais para a empresa e mantê-los é ainda mais difícil. Assim, ações para atração e retenção de talentos são extremamente importantes e o Marketing de Incentivo é a solução perfeita para isso.

Afinal, quem não vai querer trabalhar em uma empresa que, além de reconhecer, premia o esforço dos seus colaboradores?

Falando em produtividade, outro grande desafio para as organizações hoje em dia, o Marketing de Incentivo também ajuda muito na melhora do desempenho profissional, pois fomenta a busca por resultados e alcance das metas estabelecidas, como veremos mais a fundo no próximo tópico.

Assim, toda a empresa sai ganhando e colhe muitos outros benefícios e vantagens, como aumento na lucratividade, construção de uma imagem positiva e melhora na qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos.

Como o Marketing de Incentivo melhora o desempenho dos profissionais de TI

Garantir produtividade é crucial para o sucesso dos projetos desenvolvidos no setor de TI e o Marketing de Incentivo pode ser o seu mais importante aliado nessa difícil tarefa. Como?

Melhorando o clima organizacional

O clima organizacional, especialmente no setor de TI, tem um impacto gigantesco no desempenho profissional dos colaboradores. Geralmente, quanto pior for o clima, mais baixo é o nível de produtividade do setor e mais difícil fica desenvolver os projetos e alcançar os objetivos estabelecidos.

Dessa forma, é importante que o clima organizacional seja positivo e o Marketing de Incentivo é a melhor forma de se conseguir isso. Pois, com ações de reconhecimento e valorização, a tendência é que os colaboradores se engajem e cooperem melhor, mirando os mesmos propósitos.

Promovendo a colaboração

O Marketing de Incentivo também ajuda, naturalmente, a melhorar a colaboração entre os profissionais de TI, pois ajuda a promover o espírito de equipe, aumentando a cooperação e a troca de ideias. 




O gestor também pode desenvolver campanhas específicas para a melhora da colaboração no setor. Através de premiações, por exemplo, é possível estimular a competição saudável entre as equipes e estimulá-las a buscar os melhores resultados possíveis nos projetos desenvolvidos.

Como resultado, o setor como um todo sai ganhando em produtividade e o desempenho profissional individual também cresce. O que só traz benefícios e vantagens para a empresa.

Premiando o esforço e a criatividade

Funcionários motivados trabalham melhor e geram mais resultado para a empresa: isso é fato. E com o Marketing de Incentivo, é possível trazer mais motivação para a sua equipe de TI e colher mais desempenho profissional.

Por meio de campanhas de incentivo, os gestores podem premiar o esforço dos colaboradores. O que tende a elevar a produtividade geral do setor e tornar o ambiente mais propício ao surgimento de ideias criativas.

Se a ideia for elevar o nível de criatividade, é possível também criar campanhas específicas que estimulem os profissionais a pensarem fora da caixa e trazerem soluções inovadoras para os problemas enfrentados dentro do setor.

Promovendo a melhoria contínua 

Por fim, o Marketing de Incentivo também ajuda na melhoria contínua do desempenho profissional e do setor de TI como um todo.

Isso pois os resultados de uma campanha podem ser analisado e utilizados como base para campanhas futuras. Além disso, os gestores podem ser criativos e pensarem em ações que abordem os problemas do setor de forma específica.

Assim, é possível ir lidando com os obstáculos produtivos conforme eles surgem e trabalhando para criar campanhas cada vez melhores e mais funcionais. Para isso, claro, é necessário um acompanhamento contínuo dos resultados, métricas e feedbacks de cada campanha, mas os resultados fazem valer a pena.

 
  

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