Pesquisar
Close this search box.

20 de julho de 2016

Os KPIs importantes para seu negócio

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
KPIs Importantes, título
Tempo de leitura: 5 minutos

Sabe definir os KPIs importantes para seu negócio?

Meio perdido no assunto? Já olhou nosso post sobre SEO e Como gerar conteúdo relevante?

Caso já tenha visto, vamos ao que interessa hoje! Mas…

KPIs importantes - Observando painelAfinal, o que é KPI?

Do inglês, Key Performance Indicator ou Indicador Chave de Desempenho.

São variáveis utilizadas para indicar o desempenho de algo. Muito comum de se encontrar no ambiente de negócios, principalmente ligados ao Marketing.

Então métricas também são KPIs né?

Não! Sim.. Depende. Vamos explicar.

Métricas não são KPIs, mas podem se tornar. O KPI deve ser algo relevante e possível de ser mensurado. Caso a sua métrica se encaixe nesses quesitos, ela poderá se tornar um KPI. É importante que ela possua frequência, seja mensurável e relevante.

Então, como eu defino e uso ele?

Bom, o KPI é apenas um índice. Como você vai saber usá-lo, vai depender essencialmente de quais KPIs importantes para o seu negócio estarão em jogo. Mas os KPIs essenciais para a gestão são usados para comparar, avaliar e apresentar resultados. Exemplos de KPI?

  • Indicadores Estratégicos:  São os indicadores primários, normalmente acompanhado pelos Diretores, os “dedos duros” que dizem se estamos alcançando ou não os objetivos. Exemplo? Faturamento Bruto.
  • Indicadores Táticos: São Indicadores Secundários, normalmente observados pelos Gerentes. Por exemplo o faturamento de uma linha, ou produto, do quiosque, loja, enfim.
  • Indicadores Operacionais: São indicadores acompanhados por analistas, normalmente aquele setor de Qualidade. Por exemplo, o tempo de uma venda, a taxa de conversão ou a quantidade de funcionários em determinada operação.

Como definir um bom KPI?

Isso na verdade depende. Qual é o seu objetivo? Em qual ramo de negócios você está inserido? Você tem suas metas bem definidas?




Pois é, para definir os KPIs importantes para o seu negócios, primeiro você deve estar ciente do que você precisa analisar.

Vamos pegar por exemplo, um E-commerce como avaliação. Quais seriam os KPIs importantes?

  • Taxa de Conversão
  • Páginas por Sessão
  • Tempo de permanência
  • Número de novas visitas

Estas por sua vez, são métricas que podemos utilizar do Google Analytics. Porém sua importância é fundamental para se extrair resultados de um E-commerce.

Aviso importante: Foque nos KPIs importantes. Podemos avaliar tudo, possivelmente existirá um KPI para isso. Porém lembre-se de analisar o que é importante. Foque no essencial para o seu negócio.

Onde meu produto entra nisso?  Como Avaliar?

Neste caso, para que seja mais específico e claro, irei voltar ao E-commerce.

Você quer analisar o Faturamento de um produto da sua loja online. (Loja de Sapatos)

Você usa de parâmetro, 3 meses como janela de observação. (Período de Observação dos KPIs)




Ao observar, no primeiro mês o índice de conversão foi de 5%.

No segundo mês, o índice se manteve e o número de páginas(produtos) por sessão aumentou, pois, além da bota específica, os clientes queriam levar uma meia junto. Aumentando o faturamento total/Ticket Médio.

No terceiro mês, houve uma queda do índice de conversão, pois o modelo de determinada cor do calçado, estava em falta. Diminuindo a taxa de conversão, sessões por visita e Faturamento Total, Ticket Médio.

A partir desta situação básica, através da mais simples análise, podemos indicar a causa da queda do Faturamento. Também a partir das informações providenciadas, podemos tomar as medidas necessárias para corrigir a situação.

Dá pra usar além de E-commerce?

Obviamente que sim, porém para isso, você precisa ter conhecimento do que já dissemos anteriormente. Saber quais são seus objetivos, quais os canais e a maneira como a sua empresa pretende agir.

Então os KPI importantes para seu negócio, somente você pode dizer, porém lembre-se de que devem ser relevantes, analisados com frequência e utilizados para tomar a melhor decisão.

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.