Pesquisar
Close this search box.

21 de outubro de 2019

Como a nova era da informação influencia os profissionais 5.0 

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
nova-era-da-informação
Tempo de leitura: 7 minutos

Você conseguiria se imaginar, hoje, vivendo sem acesso à internet? Ou ainda, sem smartphones, computadores e todas essas ferramentas tecnológicas que facilitam a nossa vida, você conseguiria se manter? É óbvio que não, pois estamos vivendo a nova era da informação e os seus impactos vão muito além da vida rotineira, afetando, principalmente, a esfera profissional.

Basta olharmos para como as organizações e o mercado de trabalho estão estabelecidos atualmente para percebermos isso. Por exemplo, praticamente todas as funções e cargos já têm algum tipo de tecnologia envolvida. Em alguns setores, as ferramentas tecnológicas já dominam todos os processos e fazem parte de todos os setores das empresas e há companhias e modelos de negócios que sequer existiriam sem a internet.

Como consequência, o perfil profissional, principalmente dentro da área de TI, vem se alterando substancialmente devido a influência que essa nova era da informação tem no mercado e nos consumidores.

No artigo a seguir, exploraremos em detalhes essa relação e todos os impactos que a nova era tem nos profissionais de TI de hoje e do futuro, ou, 5.0. Por isso, acompanhe!

A nova era da informação

Vivemos hoje um momento de transição. Isso porque estamos deixando de viver em uma cultura de massa, na qual todos usam os mesmos produtos; para experienciamos uma cultura de personalização, na qual o consumidor tem o poder de individualizar os produtos e serviços que adquire.

O impacto que isso tem nos mercados e setores, além de na forma de consumo das pessoas é imensurável. E este é apenas um dos exemplos de como a informação está transformando tudo ao nosso redor.

Atualmente, quase qualquer coisa pode ser transformada em uma sequência de bits, por exemplo. Com isso, todas as áreas da vida humana são afetadas tanto positiva quanto negativamente: relações sociais, saúde, entretenimento, vida profissional, etc.

Existe um esforço mundial que visa convergir todos esses avanços da nova era da informação em bem estar para os seres humanos, através da chamada sociedade 5.0. Nessa Smart City, como também é conhecido o conceito, as pessoas usariam produtos, serviços e energia para aumentar o desenvolvimento econômico e melhorar a qualidade de vida.




Mas onde ficam os profissionais e o mercado de trabalho nisso tudo? Quem serão – ou melhor, quem são – os gestores e líderes desse futuro 5.0? Isso é o que você descobre no próximo tópico. Continue acompanhando!

Quem são os profissionais 5.0?

O impacto da nova era da informação já é enorme no mercado de trabalho e nas rotinas corporativas e será muito maior em uma sociedade 5.0. Se olharmos para a indústria, por exemplo, vemos como a automação tem transformado tudo. Com ela, milhares de funções foram extintas e com um ótimo ganho de eficiência.

As máquinas já fazem quase de tudo e com a inteligência artificial esse “quase” não mais existirá. Com isso, o conhecimento técnico ainda tão exigido pelo mercado de trabalho dará lugar a habilidades comunicacionais, inteligência emocional e capacidade de liderança e de gestão. E essa é apenas uma face do perfil profissional 5.0, que já está em constante formação. 

Além dela, temos também como exemplo desse novo perfil profissional a necessidade constante de buscar novos conhecimentos e se atualizar para poder se manter firme no mercado de trabalho. Quem garante que a sua função de hoje ainda existirá no futuro?

Assim, o profissional 5.0 não ficará em uma função fixa, se tornando responsável por várias funções dentro da empresa; de líder a técnico e negociador. E isso exigirá uma ampla gama de habilidades e conhecimentos.

Como essa nova era da informação influencia o trabalho e o mercado

Esse perfil profissional 5.0 já está em constante formação e já está sendo buscado no mercado de trabalho. Estamos vivendo na nova era da informação, no momento de transição, no qual os profissionais estão sendo obrigados a deixar para trás a antiga forma de trabalhar e a encarar a realidade que está se formando.

As influências disso já pode ser percebida em qualquer um, inclusive em você, profissional 5.0. Quais são elas? Confira nos tópicos abaixo!

Menos tecnicidades, mais humanização

Com as máquinas tomando o lugar dos profissionais em muitas funções técnicas, está surgindo dentro das empresas a necessidade de humanização das relações de trabalho.




Um bom exemplo disso são as figuras do antigo chefe e do novo líder. O primeiro é aquele clássico patrão, que só sabe dar ordens, punir e executar. Já o segundo, cada vez mais buscado no mercado de trabalho, cultiva habilidades comunicacionais, é empático e sabe resolver situações de conflito.

Porém, atualmente, essas características não são necessárias apenas nos líderes e gestores. Todos, do mais baixo ao mais alto de nível hierárquico de uma organização, precisam dessas habilidades humanas. E a cobrança será ainda maior em uma sociedade 5.0.

Trabalho descentralizado e necessidade de habilidades amplas

Com a nova era da informação, as posições fixas estão morrendo dentro das empresas. Com isso, os profissionais mais buscados estão passando a ser aqueles que possuem habilidades amplas e, por isso, conseguem desenvolver diversas atividades e executar as mais variadas tarefas.

Os setores de uma organização estão, pouco a pouco, deixando de existir para o profissional 5.0, principalmente na área de TI. Isso porque, com o avanço da tecnologia da informação, o profissional precisa ter conhecimentos também sobre diversas outras áreas.

A busca por conhecimento como um caminho sem fim

Com as transformações rápidas da nova era da informação, o profissional se vê obrigado a trilhar um caminho sem fim: o da busca pelo conhecimento. Novas ferramentas, técnicas de trabalho, condições de mercado, exigências e competências aparecerão a todo momento. Isso sem falar nos diversos postos de trabalho que nascerão – e nos muitos que deixarão de existir.

Para acompanhar tudo isso no ritmo frenético da nossa sociedade, o profissional precisará se dedicar ao máximo aos estudos, não importa o quão experiente ele seja. Afinal, o mundo não para de caminhar pra frente e quem ficar parado vai ser atropelado uma hora ou outra.

E você, está preparado ou, pelo menos, está se preparando para esse futuro 5.0 em que estamos chegando? Fala pra gente nos comentários!

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.