6 de novembro de 2020

10 atitudes que vão sabotar sua carreira de TI

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Getting your Trinity Audio player ready...
Tempo de leitura: 8 minutos

A carreira de TI, assim como qualquer outra existente, precisa que o profissional tenha o perfil certo para a função. Em geral, é comum que todos os profissionais formados tenham o mesmo nível de hardskill, mas e as softskills, como ficam?

As softskills são responsáveis pela inteligência emocional, compreensão, criatividade e assim por diante. Como você deve imaginar, todas essas habilidades são vitais a qualquer carreira, mas nem sempre nos atentamos a elas.

Vamos explorar 10 atitudes que vão sabotar sua carreira de TI. A número 6 é especialmente importante para quem quer se destacar na função.

Boa leitura!

1 — A carreira de TI requer ser cooperativo

Não tem como seguir carreira de TI sem ser cooperativo. De fato, o profissional do ramo precisa trabalhar com várias pessoas ao mesmo tempo em um único projeto. Isso significa conversar com designers, desenvolvedores, técnicos e etc.

Dessa forma, ele precisa saber como cooperar e evitar conflitos com toda essa gente. É comum, por exemplo, existirem vários pontos de vista acerca de um mesmo tema. Porém, o andamento do projeto só ocorrerá quando todos estiverem alinhados.

Um projeto profissional não funciona no famoso “cada um faz sua parte”. É preciso comunicação, troca de experiência e integração de processos.

2 — Não ter disciplina

A carreira de TI exige que o profissional seja disciplinado. Um ótimo exemplo disso são os códigos. Você já comparou códigos de pessoas disciplinadas com as desleixadas? Há diferenças gritantes.

Se você não for muito disciplinado no momento, saiba que existe uma forma simples de praticar essa habilidade: arrume seu quarto, deixe todos os itens no lugar certo e se esforce para que seu trabalho fique bem organizado.




3 — Ser competitivo demais

A competitividade é algo importante em qualquer carreira, mas ela tem limites. Bonificações por bater metas e coisas do gênero podem acarretar em competitividade saudável entre os profissionais da empresa, desde que os indivíduos saibam lidar com isso.

Ter um integrante da equipe extremamente competitivo é uma baita dor de cabeça para os gestores. Aliás, isso pode se estender para o projeto, onde até mesmo sabotagens podem acontecer.

Procure ter limite em sua competitividade. Olhe os prêmios e vantagens como uma gratificação ao trabalho correto.

4 — Precisa ser ético para seguir carreira de TI

Um dos erros mais graves que um profissional de TI pode praticar diz respeito a ética. Ser ético significa muitas coisas, e uma delas é guardar segredos. A carreira de TI pode te colocar em posições privilegiados, onde informações sigilosas são vistas o tempo todo. Dessa forma, não espalhar tais informações é uma característica importante.

Um dos problemas disso são as punições que você pode receber. Aliás, a demissão por justa causa vem por SEDEX nessas ocasiões.

5 — Se acomodar em sua posição

Sabe aquela pessoa que alcançou o que queria, e agora não quer mais nada com nada? Não seja ela. Bem, na verdade você pode ser sim, desde que não escolha a carreira de TI para sua vida.

Lembra da competitividade que comentamos acima? Você não deve ter ausência de competitividade, mas sim mantê-la canalizada corretamente. Nenhum gestor gosta de pessoas que fazem o mínimo.

6 — Parar de se desenvolver como profissional

Parar de se desenvolver como profissional é considerado como morte na carreira de TI. Em um ambiente de dinamismo e inovação constante, como você pode deixar de ficar antenado nas novidades?

Além disso, podemos nos profissionalizar com bastante facilidade. A internet contribuiu muito para isso, tanto que vários cursos on-line servem ao propósito.

Mantenha o foco em ser um profissional melhor a cada dia. Lembre-se que não existem apenas as hardskill — suas habilidades técnicas. Pratique e melhore suas softskills também.

7 — Não estabelecer uma boa rede de contatos

Essa atitude é o calcanhar de Aquiles de todos os profissionais de TI. É sabido que o pessoal da computação não gosta muito de se enturmar, não é verdade? Mas isso é um erro fatal na carreira de TI.

Ter uma boa rede de contatos significa um bom relacionamento interpessoal. Além disso, você poderá contar com mais opções em momentos de emergência, ou simplesmente manter contato com pessoas importantes para a empresa.




Um profissional que conheça outros profissionais, os quais podem ajudar em uma emergência, é de grande valor para a organização.

8 — Ter problemas com os valores da empresa

Cada empresa tem seus valores, metas e objetivos. No entanto, o mais importante são os valores — os quais ditam o dia a dia da organização. São eles que vão dizer se determinada atitude é correta ou não.

Se você não concorda com determinado valor da empresa, seja por causa pessoal ou por dedução lógica, converse com o gestor. Diga o que pensa e exponha o que acha correto. Tome cuidado com sua linguagem: problemas com valores da empresa podem causar demissão com facilidade, desde que não expressados com sabedoria.

9 — Ser muito rebelde atrapalha a carreira de TI

Ser rebelde é uma característica legal quando estamos entre os amigos. Aliás, a galera da faculdade curte bastante esse tipo de coisa. Porém, como tudo na vida, tem hora e lugar para ser rebelde — e com certeza não é na hora do trabalho e nem dentro da empresa.

Seguir regras e acatar ordens fez com que os seres humanos sobrevivessem tantos anos no planeta Terra. Além disso, essa habilidade determina se um projeto vai para frente ou não. Ser rebelde é uma das características opostas a ser disciplinado.

10 — Causar intrigas dentro da organização

Por fim, uma atitude que certamente vai acabar com sua carreira de TI — ou qualquer outra carreira — é fomentar intrigas dentro da empresa. Isso deixa os gestores babando de raiva, pois causa um problema generalizado.

Uma intriga no TI pode se espalhar para outras áreas da empresa. À longo prazo, a organização estará completamente sem rumo, o que acarreta em baixo desempenho. Lucros caindo, projetos estagnados e alto nível de estresse vão dominar a organização. Fazer intrigas é uma ótima forma de ficar desempregado.

Essas foram 10 atitudes que vão sabotar sua carreira de TI. Se você tiver alguns desses comportamentos, foque em transformá-los em algo positivo. Sempre podemos ser nossa melhor versão.

Aproveite para ler mais conteúdos como este em nosso blog!

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.