Alguns empresários acreditam que ter uma franquia de sucesso é o caminho mais rápido para se estabelecer no mercado e conquistar a sonhada independência financeira. Afinal, o franqueador oferece todo o know-how necessário para levar o negócio adiante com mais facilidade.
O que esses empreendedores quase sempre ignoram é que existe muito campo para a inovação e a melhoria de processos, mesmo em uma franquia. É claro que contar com a estrutura que já existe nesse tipo de negócio é uma ótima ajuda, mas nada impede que você busque maneiras de tornar sua sede ainda mais produtiva, eficiente e competitiva.
Assim, além de passar uma imagem mais forte, você não terá dificuldades em obter os resultados que tanto deseja. Pensando nisso, selecionamos algumas ideias de tecnologias que podem ser implantadas em qualquer tipo de empresa e que vão profissionalizar a sua franquia. Confira!
1. E-mail corporativo
Você certamente já deve ter percebido que todos os seus franqueadores possuem um e-mail que leva o nome da empresa. Isso gera mais confiança, reconhecimento e identificação imediata do remetente. Porém, não são todas as marcas que oferecem esse serviço para o franqueado — quando oferecem, o número de e-mails não contempla toda a equipe.
Nesse caso, você pode investir no seu próprio e-mail corporativo. Caso não seja possível registrar o endereço somente com a marca, você pode utilizar o nome da cidade no domínio, por exemplo: atendimento@marcaecidade.com.br. Esse é um pequeno passo para aumentar a credibilidade da sua empresa, mas vai fazer toda a diferença.
A possibilidade de identificar o remetente já é um grande benefício, mas ter e-mails corporativos também evita que suas mensagens sejam encaminhadas para o spam — além de aumentar a taxa de visualização, uma vez que seus clientes não enviarão o texto para a lixeira diretamente.
Além disso, quando seu funcionário utiliza um e-mail pessoal para trabalhar ele pode se distrair com mensagens que não são relativas ao serviço. No e-mail corporativo não há esse risco. Por fim, você tem todo o direito de controlar as mensagens que são enviadas e mantém mais segurança sobre seus dados — pontos impossíveis com e-mails pessoais.
2. Data Center Virtual
Algumas empresas preferem manter seus dados armazenados em servidores físicos, mas a tendência de virtualização veio para ficar. Os ganhos da adoção desse modelo vão muito além da questão do local de armazenagem do servidor e também podem trazer uma economia significativa para a empresa.
Entre os benefícios técnicos podemos citar a redução do tempo de parada para as manutenções programadas, já que o Data Center Virtual elimina a necessidade de parar os sistemas para atualizá-los durante o horário comercial, por exemplo.
Outra vantagem é a recuperação de desastres, já que a proteção dos servidores virtuais é pensada para reduzir esses riscos e recuperar o sistema rapidamente.
Quando a empresa está em crescimento, esse serviço tem várias utilidades interessantes, como possibilidade de um ambiente de testes para modificação dos sistemas, provisionamento rápido de servidores e aplicativos adicionais, e isolamento do servidor para cada aplicação — evitando que elas entrem em conflito com o passar do tempo.
Do ponto de vista financeiro, se a ausência de necessidade de um espaço físico para abrigar o servidor não for suficiente para convencer o empreendedor, a redução na manutenção desse local, com certeza, é. Com menor aquecimento, os gastos com resfriamento e energia elétrica também caem.
Além disso, a necessidade de depender do fornecedor para manutenções e de manter o sistema ligado também se tornam preocupações do passado.
3. Certificado de segurança
Em qualquer tipo de negócio, garantir a segurança de suas informações confidenciais e dos dados de clientes é essencial. Nas franquias, esse cuidado deve ser redobrado, pois uma marca ainda mais forte e reconhecida está em jogo. Nesse cenário, contar com o SSL é essencial.
O Secure Socket Layer (SSL) é um certificado de segurança digital que permite que você transfira dados pela internet sem se preocupar. Especialmente nos casos em que a franquia também opera com lojas online, ter essa segurança é muito mais do que uma precaução.
Entre as vantagens de utilização do certificado estão a maior aderência dos usuários, que reconhecem um site protegido e sentem-se mais confortáveis para efetuar suas compras e divulgar dados pessoais nesses ambientes. Em um cenário que 80% dos clientes utilizam seus cartões de crédito para fazer compras digitais, é imprescindível garantir a segurança.
Outro ponto positivo é que o Google também reconhece e incentiva o uso do SSL, oferecendo melhores classificações nas buscas para sites protegidos. Assim, você expande a sua franquia para o ambiente digital e melhora os resultados da marca em longo prazo.
4. VPN amplia a segurança em sua Franquia de Sucesso
Na mesma linha da segurança, outra opção pode trazer mais confiança para a transmissão de dados dentro da empresa: o Virtual Private Network (VPN). Ele age como um firewall que protege suas informações com criptografia. Assim, mesmo que criminosos consigam interceptar seus dados, dificilmente eles conseguirão interpretá-los.
Um dos maiores benefícios dessa tecnologia é que ela protege as informações mesmo quando o usuário não está na sede da empresa e até quando participa de uma rede pública. Por isso, se os funcionários da sua franquia atuam em locais externos à sua sede, não há o que temer.
A conexão é feita pela internet com o servidor VPN em qualquer lugar, por meio de um software específico. Na sede da empresa, basta conectar-se ao servidor para manter seus dados sigilosos protegidos.
As principais franquias já vêm com toda a infraestrutura de softwares necessária para o seu funcionamento, mas ainda cabe ao proprietário escolher a melhor forma de proteger e gerir esses sistemas.
Por isso, conhecer as tecnologias disponíveis para sanar as suas necessidades é tão importante. Com as tecnologias apresentadas neste texto, suas informações sigilosas estarão protegidas de ladrões e pessoas mal-intencionadas.
Além disso, a manutenção e o upgrade de seus sistemas também se tornam muito mais fáceis, aumentando a produtividade da sua empresa. Essas características vão facilitar o processo de implantação das tecnologias que fazem toda a diferença em uma franquia de sucesso!
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