Pesquisar
Close this search box.

8 de fevereiro de 2017

4 segredos para reduzir os custos de TI

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Tempo de leitura: 4 minutos

O setor de TI costuma ter um custo operacional elevado seja em função do tipo de ativo que mantém ou pelos altos salários dos profissionais da área. E em um cenário de crise, gestores devem investir em técnicas que proporcionem a redução dos gastos internos e melhorem o direcionamento de recursos. Assim, a companhia contará com verbas para investir em novas ferramentas e inovar mais.

Quer saber como isso pode ser feito? Então veja a abaixo quatro dias para reduzir os custos de TI no ambiente corporativo.

1. Profissionalize o departamento

A eficiência operacional é obtida a partir do momento em que profissionais atuam lado a lado para atingir objetivos por meio de processos padronizados e de alinhados com as metas do negócio. Para que isso seja possível, o setor deve treinar técnicos e analistas regularmente.

Essa estratégia ampliará a capacidade de atuação para times, que terão um nível de profissionalismo elevado. Todos adotarão uma rotina de trabalho baseada nos padrões de qualidade reconhecidos pelo mercado, facilitando o atendimento a demandas dos usuários. E com um fluxo operacional mais eficaz, menos erros ocorrem, resultado na redução de custos esperada.




2. Automatize processos internos

Automatizar processos é uma estratégia que não melhora o grau de produtividade do negócio, mas também reduz os seus custos operacionais e o número de erros. No ambiente de TI, a companhia pode utilizar a automatização nas rotinas cotidianas do setor, como as de backup e monitoramento.

Essa abordagem terá um grande impacto nos resultados do empreendimento. Com atividades repetitivas serão executadas automaticamente, técnicos e analistas poderão se dedicar melhor a atividades internas e projetos paralelos que possam agregar valor ao empreendimento.

3. Adote a computação na nuvem onde for possível

A computação na nuvem é vista pelo mercado como um dos melhores investimentos para que busca reduzir custos de TI. Por meio de ambientes de cloud, o negócio consegue maximizar a mobilidade de profissionais internos e, assim, atender com mais agilidade a demandas de usuários. Além disso, o armazenamento em nuvem dá mobilidade para profissionais e permite o compartilhamento seguro de dados.

A escalabilidade é outro fator que entrará em jogo. Por ser capaz de manejar os recursos contratados conforme for necessário, o gestor pagará apenas por aquilo que é usado. Como consequência, o setor pode preparar-se com eficiência para os desafios do dia a dia e, assim, evitar gastos desnecessários.

4. Invista no outsourcing

Investir na terceirização é algo que pode reduzir gastos em qualquer área da empresa. No ambiente de TI, isso pode ser feito de duas formas: a contração indireta de profissionais ou a locação de infraestrutura.




No primeiro caso, a companhia passa a ter mais flexibilidade para definir estratégias. Projetos internos passam a ser executados com agilidade, uma vez que o tamanho da equipe poderá ser modificado rapidamente. Assim, além de reduzir custos, a qualidade geral do trabalho prestado pelo setor é otimizada.

Já o outsourcing voltado para a aquisição de equipamentos reduz os gastos com a atualização da infraestrutura e número de falhas operacionais. A companhia contará sempre com os melhores dispositivos do mercado. Com isso, o trabalho prestado por todos os profissionais terá qualidade e inovação

Quais são as estratégias utilizadas pela sua empresa para reduzir os custos de TI? Compartilha com a gente!

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.