Pesquisar
Close this search box.

6 de março de 2019

O que é Project Management Professional (PMP)?

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
PMP
Tempo de leitura: 8 minutos

Nunca houve um momento melhor para ser um gestor de projetos. Estes profissionais estão em demanda globalmente e as oportunidades e o potencial de ganhos são promissores. Além disso, a expectativa é que, no futuro, empresas de todos os tamanhos e de todas as áreas demandarão mais de 88 milhões de pessoas trabalhando em postos de gerência de projetos.

Porém, isso também significa que cada vez mais pessoas estão, e irão, buscar a profissão, tornando a especialização e a certificação essenciais para a carreira desses profissionais. E, atualmente, a certificação mais buscada e exigida pelas empresas é a Project Management Professional(PMP), tema deste artigo.

No texto a seguir, você conhece melhor a PMP e tudo aquilo que você precisa saber sobre ela.

Mas, antes, o que é e o que faz um gestor de projetos?

O gestor de projetos é o profissional responsável por direcionar, planejar, executar e controlar os projetos em uma empresa. É ele quem conduz os projetos, gerenciando o cronograma e o budget; identifica potenciais problemas, buscando por soluções que respeitem o tempo e orçamento disponíveis; e é quem faz a mediação entre a equipe executiva e as equipes operacionais dos projetos.

Além disso, o gestor de projetos é o responsável por monitorar e gerir as equipes envolvidas em cada iniciativa. Atuando como um gestor de recursos humanos, é ele quem motiva, gere expectativas e trabalha com as habilidades de cada colaborador em uma equipe, buscando sempre manter alta produtividade e evitar conflitos.

O gestor de projetos também lida constantemente com os financiadores dos projetos em execução. Por isso, ele precisa sempre marcar reuniões, definir métricas e mostrar o que já foi alcançado no tempo trabalhado.

Por essa abrangência, um gestor de projetos precisa ter uma ampla gama de conhecimentos e habilidades. Mas mais abrangente ainda são as áreas de atuação desse profissional, pois praticamente toda empresa, de médio a grande porte, em todos os setores, precisa de um gestor de projetos, principalmente no setor de TI.

Por conta disso, a procura por esses profissionais é cada vez maior e não é pequeno o número de pessoas que caíram de paraquedas nessa profissão por conta de suas habilidades de liderança e comunicação.




E para estas pessoas e outras que desejam ascender ao posto de gestor de projetos é que existe o PMP.

O PMP

Acrônimo para Project Management Professional, em português, profissional de gerenciamento de projetos, o PMP é um título de certificação para gestores de projetos concedido desde 1984 pelo Project Management Institute(PMI), uma das maiores associações de profissionais da área de gerência de projetos do mundo.

Essa certificação é reconhecida pela indústria como a mais importante da área e atesta que o profissional possui o que é necessário para atuar como gestor de projetos. Ou seja, o PMP garante que o profissional tem experiência acadêmica e profissional para atuar com competência, gerindo os projetos e as equipes que com eles trabalham.

Para obter a certificação, o gestor de projetos interessado deve passar por um exame e, se aprovado, aderir ao Código de Conduta da profissão. O exame é dividido entre as áreas de Iniciação, que conta com 13% das questões; Planejamento, com 24% das questões; Execução, com 30%; Monitoramento e Controle, com 25%; e Encerramento, com 8% das questões. Ao todo, são 200 perguntas de múltipla escolha que devem ser respondidas em 4 horas.

Após aprovado no exame, o profissional recebe uma credencial que atesta sua competência e pode usá-la no mercado de trabalho. Porém, essa credencial precisa ser mantida para continuar sendo válida. Isso acontece porque a área de gerência de projetos está em constante evolução, com novas técnicas e práticas surgindo e desaparecendo a todo momento.

Assim, o profissional deve se manter atualizado, registrando, pelo menos, 60 Professional Development Units(PDU) a cada 3 anos. Essas PDUs são atividades que visam atualizar os gestores de projetos em várias áreas da profissão.

Os requisitos da certificação PMP

Como já vimos, o PMP não é uma espécie de curso que forma gestores de projetos. Se trata apenas de uma certificação que atesta a competência dos profissionais da área. Sendo assim, apenas gestores de projetos que já possuem conhecimento e experiência podem se certificar.

Segundo o Portal do PMI, o gestor de projetos que deseja obter a certificação PMP precisa ter:




  • Formação de quatro anos(de Bacharel ou equivalente);
  • Experiência mínima de três anos em gerenciamento de projetos;
  • Pelo menos 4.500 horas de liderança e direção de projetos;
  • Pelo menos 35 horas de formação em gerenciamento de projetos.

Ou:

  • Diploma de ensino médio ou equivalente;
  • Experiência mínima de 3 anos em gerenciamento de projetos;
  • Pelo menos 7.500 horas de liderança e direção de projetos;
  • Pelo menos 35 horas de formação em gerenciamento de projetos.

Para quem não atende a estes requisitos, o PMI oferece também a certificação de Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos(CAPM). Ela é perfeita para quem está iniciando na profissão de gestor de projetos e quer começar a construir sua carreira, com requisitos bem menos exigentes.

Além destes, o PMI ainda oferece diversas outras certificações para quem deseja construir uma carreira como gestor de projetos. Entre eles estão o PMI-SP, para profissionais que querem se concentrar no cronograma de projetos; PMI-RMP, para profissionais que querem trabalhar com a gestão de risco em projetos; e o PgMP, para profissionais que trabalham com múltiplos projetos complexos.

Quais as vantagens em tirar a certificação PMP?

Mas quais as vantagens e benefícios que um gestor de projetos obtém ao tirar a certificação PMP? Como vimos anteriormente, a certificação PMP é reconhecida como a mais importante para a indústria ao redor do mundo.

Sendo assim, os gestores de projetos certificados têm uma vantagem extremamente superior no mercado de trabalho. Como indica a Décima Edição da Pesquisa Salarial do PMI, os profissionais com a certificação PMP ganham, em média, 37% mais do que aqueles que não são certificados em todos os 37 países pesquisados – entre eles o Brasil.

Além disso, os profissionais com certificação PMP ganham vantagem na disputa por vagas de trabalho. Algumas empresas, inclusive, já consideram o PMP como um requisito mínimo para qualquer um que queira preencher a vaga de gestor de projetos.

Dessa forma, o PMP é extremamente benéfico e vantajoso para a carreira dos profissionais da área em todos os aspectos e deve ser considerado como um objetivo por todos os gestores de projetos.

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.