O que uma Content Delivery Network (CDN) pode fazer por você?

O que uma Content Delivery Network (CDN) pode fazer por você?

A tecnologia já transformou o modelo de negócios de muitas empresas e continua evoluindo constantemente. Um grande problema da velocidade em que a TI avança é acompanhar todas as mudanças ocorridas. Diversas novas tecnologias surgem todos os dias e são capazes de se transformarem em diferenciais para a sobrevivência de um negócio no atual mercado altamente competitivo. Uma dessas tecnologias é a CDN.

Você ainda não conhece a CDN? Não se preocupe, pois você está no lugar certo! Neste post, nós reunimos algumas informações para que você possa entender o que é e como funciona uma CDN, além das principais vantagens do uso dessa tecnologia. Continue conosco e confira!

O que é CDN?

Você pode não saber, mas já deve ter acessado algum site que utilize Content Delivery Network, traduzido livremente como Rede de Distribuição de Conteúdo, já que grande parte das grandes empresas usa essa tecnologia para disponibilizar suas páginas.

A CDN é uma rede composta por diversos servidores, espalhados por vários locais, responsáveis por entregar partes de um site, como arquivos de Javascript, imagens, CSS, entre outros, para os usuários que fizeram a requisição.

Essa abordagem garante que as páginas sejam carregadas de forma mais rápida, pois o sistema verifica qual servidor se encontra mais próximo do usuário que requisitou a informação para garantir a velocidade da entrega, além de otimizar o uso do sistema de memória cache para evitar a requisição de informações que já foram carregadas, minimizando os pedidos ao servidor.

Para uma utilização em solo brasileiro, o CDN deve ser composto por uma série de servidores espalhados por todo o país, e se, por exemplo, um usuário em Curitiba faz uma requisição e existem servidores em São Paulo e no Rio Grande do Sul, o host paulista vai ter prioridade de resposta, aumentando a velocidade de carregamento da página.

Em redes, latência é como chamamos o atraso na entrega de uma informação, e o objetivo principal da CDN é diminuir esse atraso por meio da divisão do conteúdo, melhorando a experiência do usuário.

Por que utilizar a CDN?

Você pode ficar um pouco confuso a princípio, sem ter a certeza de que essa abordagem é realmente interessante para o seu negócio, então, para ajudá-lo, vamos mostrar alguns motivos de utilizar a tecnologia de distribuição de conteúdo na sua empresa.




Popularização do uso

As maiores empresas estão sempre de olho na busca por aumentar ainda mais a sua eficiência e distanciar-se das demais. Com equipes gigantes de TI especializadas nas mais diversas tecnologias, as grandes companhias já estão utilizando as Redes de Distribuição de Conteúdo em seus sites.

Segundo dados do site Build With, cerca de 51% dos 10.000 maiores sites do mundo utilizam CDN em suas operações para melhorar o carregamento de suas páginas para os seus usuários.

O peso de seu site

Com o aumento do uso de tecnologias e a evolução das técnicas de design e construção de sites e lojas virtuais, temos, como consequência, o crescimento do número de arquivos, imagens, itens de design e demais documentos necessários de serem carregados em um acesso comum.

Essa é uma tendência natural e, como a velocidade da internet demanda grandes investimentos para se desenvolver, é de responsabilidade das empresas lidar com esse problema, provendo soluções para que a lentidão não afete o usuário final. As conexões mobile, geralmente lentas no Brasil, também são outra questão que pode pesar na hora de adotar uma CDN.

Quais as vantagens da CDN?

Existem diversas vantagens de se adotar o uso da abordagem de rede de distribuição em vez de manter apenas um servidor comum. Vamos listar algumas delas. Confira!

Melhor desempenho

Como dito, esse é o objetivo principal da rede de distribuição de conteúdo — obter um melhor desempenho na entrega de sua página aos seus usuários, onde quer que eles estejam e independentemente do dispositivo utilizado no acesso.

A combinação da utilização de uma rede de distribuição de conteúdo, juntamente com técnicas de programação visando ao uso da memória cache do navegador de seu usuário, pode conferir uma melhora espantosa no desempenho de sua página.

Redução de custos operacionais

Um dos grandes problemas de se manter um site no ar todos os dias do ano, por horas e horas, é que falhas acontecem e, quando isso ocorre, seus custos operacionais disparam.

É preciso acionar especialistas, pagar horas extras, contratar serviços adicionais para tentar pôr a página novamente no ar — um pesadelo que pode ser evitado com o uso de uma CDN. As chances de paradas totais diminuem e, quando ocorrer um problema em qualquer dos pontos, outro servidor poderá assumir as responsabilidades, dando tempo para a equipe buscar soluções e minimizar os gastos.

Continuidade do negócio

Centrar todas as suas operações em um único servidor é um grande risco para empresas que não podem deixar de estar on-line por alguns minutos.




Uma CDN diminui o número de acesso ao servidor principal, desafogando o tráfego e garantindo que, mesmo em picos de acesso, o serviço poderá continuar normalmente, sem quedas ou prejuízos devido à interrupção.

Robustez

Um sistema distribuído é muito mais robusto para enfrentar qualquer tipo de catástrofe do que uma abordagem que utilize apenas um servidor isolado. O trabalho de redundância entre os pontos, que passa as requisições para o próximo servidor, caso o seguinte esteja sobrecarregado, garante a robustez do sistema.

O sistema de cache também contribui para a diminuição de requisições que possam sobrecarregar os servidores da CDN, assim como o servidor de origem, ponto central do sistema.

Boa velocidade de carregamento

Em Search Engine Optmization (SEO), a velocidade de carregamento é uma das métricas mais importantes para que seu site possa ser considerado de excelência e ocupe uma das primeiras colocações nas buscas na Internet — o desejo de todos que, hoje, têm um site.

O Google utiliza a velocidade de carregamento como um de seus indicadores desde 2010. Quanto mais rápido é o tempo de resposta de um site, mais próximo do topo ele fica. Os outros buscadores também analisam a velocidade da mesma forma.

Para as ferramentas de busca, o mais importante é quanto tempo a página leva para ser carregada na tela destino, independentemente do local em que ela esteja sendo hospedada. Por isso, uma estratégia de CDN, que entrega uma melhora significativa no desempenho, é tão benéfica na hora de planejar o SEO de seu site.

Esperamos que, com as informações descritas aqui, você possa ter uma ideia do que o investimento em uma CDN pode fazer por você e pela sua empresa. Se ainda quiser saber mais, continue conosco e leia este artigo exclusivo sobre os benefícios da CDN!

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